terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

AEAGRO e CREA-PR entregam registros profissionais na colação de grau de Agronomia da UNICENTRO



Pelo sexto ano, formandos receberam a carteirinha provisória na solenidade de entrega do diploma, facilitando o exercício da profissão

Trinta e oito formandos em Agronomia colaram grau na última sexta-feira, 7, em Guarapuava, pela UNICENTRO (Universidade Estadual do Centro-Oeste). Pelo sexto ano seguido, a AEAGRO (Associação dos Engenheiros Agrônomos de Guarapuava) e o CREA-PR (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná) participaram desse momento marcante na vida dos recém-formados. Além do tão esperado diploma, eles saem da solenidade com a carteira provisória de registro profissional.

O registro é exigido pela lei 5.194, de 24 de dezembro de 1.966. De acordo com ela, os profissionais habilitados em Engenharia ou Agronomia só poderão exercer a profissão após o registro no Conselho Regional na jurisdição do local da atividade. “Com a entrega das carteiras provisórias, o graduando sai com condições plenas de exercer a profissão com o conhecimento técnico adquirido na formação”, comentou o presidente da AEAGRO, engenheiro agrônomo José Roberto Papi.

Para o vice-coordenador do curso de Agronomia da UNICENTRO e ex-conselheiro do CREA-PR, Jackson Kawakami, além de facilitar o exercício, o ato é, sobretudo, valorização profissional. “A entrega das carteirinhas valoriza o sistema CONFEA/CREA [Conselho Federal de Engenharia e Agronomia/Conselhos Regionais de Engenharia e Agronomia] num momento no qual temos a sensação de dever cumprido não só no papel de educador, mas também de transmitir valores”, salientou.

Durante a cerimônia, o reitor da UNICENTRO, Aldo Nelson Bona, ressaltou a parceria da instituição de ensino com a AEAGRO e CREA-PR. “São raras as instituições de ensino que entregam o diploma no ato da colação de grau. Mais que isso, através da parceria, entregamos também os registros profissionais. Todos saem com a habilitação plena para o exercício da profissão”, comentou.

O formando Ferdinand Stoetzer, 23 anos, aprovou a iniciativa. “Acho importante a entrega da carteirinha provisória, porque, através dela, é possível comprovar que estamos aptos a trabalhar”, avaliou. Ele também foi um dos quatro acadêmicos que receberam placas da AEAGRO em reconhecimento por defender um dos melhores TCCs (trabalhos de conclusão de curso) no curso, ao final do ano passado. “Senti-me lisonjeado com a homenagem. Cria-se uma competição saudável, porque estimula os acadêmicos a fazer um trabalho de conclusão de curso cada vez melhor”, disse.

Para premiar os melhores TCCs, cinco profissionais representaram a AEAGRO na avaliação dos trabalhos. Foram cerca de 240 horas de defesa assistidas pela entidade durante os seis anos. Papi lembrou também a realização de palestras ao longo do ano letivo para os acadêmicos. “Houve grande entrosamento com os estudantes, transmitindo-lhes conhecimento e valores a respeito do associativismo”, destacou.

Também colaram grau durante a cerimônia os formandos em Geografia (licenciatura e bacharelado), Ciências Biológicas e Medicina Veterinária, todos ligados ao Setor de Ciências Agrárias e Ambientais da UNICENTRO.

João Quaquio - Assessoria de imprensa do CREA-PR/Regional Guarapuava

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação, seu comentário será publicado após análise do conteúdo que o mesmo contém