Goioxim Notícias

Goioxim Notícias
CRESOL NO INSTAGRAM - CLICK E VEJA COMPLETO

quinta-feira, 25 de junho de 2026

Governo do Paraná reforça campanha de vacinação contra gripe nas escolas estaduais

 

Fonte: AEN - Foto: Alessandro Vieira/SESA

O Governo do Estado, por meio das secretarias da Saúde (Sesa) e da Educação (Seed), reforça a vacinação contra a gripe mantendo ação constante de imunização nas escolas da rede estadual do Paraná. A ação é constante durante todo o ano. A estratégia busca facilitar o acesso ao imunizante para crianças, adolescentes, professores e funcionários, fortalecendo a prevenção.

A parceria para a vacinação está consolidada e foi destaque entre as melhores experiências do país durante evento do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), em Brasília. Anualmente, equipes das duas pastas realizam reuniões intersetoriais para planejar as ações de imunização que serão desenvolvidas ao longo do ano letivo. Em 2025 foram promovidas mais de 4,7 mil ações em escolas e também Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), contribuindo para a ampliação da cobertura vacinal.

"Continuamos com uma estratégia muito firme de levar as vacinas para o ambiente da escola. Firmamos essa parceria entre as secretarias para que mais pessoas possam se beneficiar da vacina da gripe, principalmente nesse momento em que as temperaturas começam a cair. Precisamos, mais do que nunca, que a população e a nossa comunidade escolar estejam protegidas e imunizadas", reforçou o secretário da Saúde, César Neves.

A vacinação é feita por meio de notificação da escola aos pais, que também podem acompanhar o processo de imunização na escola. Funcionários e professores também são vacinados.

"As doenças respiratórias são comuns na população e na escola, onde há muita convivência e aumenta o risco da circulação do vírus. A escola envia o bilhete com a data e o horário da vacinação para os pais ficarem atentos. Vacinar é proteger a vida deles e garantir um desenvolvimento saudável", destacou o secretário da Educação, Roni Miranda.


A vacinação contra gripe para os grupos prioritários está em 47,76%, conforme dados do Ministério da Saúde. O total de doses aplicadas, até agora, é de 2.294.834. Entre as crianças com mais de seis meses e menores de seis anos, idosos acima de 60 anos e gestantes, foram aplicadas 1.413.923 doses da vacina. A população alvo deste publico é estimada em 2.960.260.

AMPLIAÇÃO - Junto com a vacinação de grupos prioritários, o Paraná inicia nesta segunda-feira (29), a ampliação da vacinação contra a gripe para o público em geral. Qualquer pessoa, acima de seis meses de idade, pode ir aos pontos de vacinação espalhados por todos os municípios do Estado para receber a dose.

Segundo o último Informe Epidemiológico de Vírus Respiratórios divulgado pela Sesa no dia 10 de junho, o Paraná soma 10.119 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). Desses, 1.535 casos foram causados por influenza.

Mulher é encaminhada à Delegacia após denúncia de injúria racial em Palmital

 

Mulher é encaminhada à Delegacia após denúncia de injúria racial em Palmital

Uma ocorrência de injúria racial mobilizou a Polícia Militar na noite de quarta-feira (24), na região central de Palmital.

De acordo com informações repassadas pela Polícia Militar, uma mulher de 39 anos procurou a equipe policial relatando que havia sido vítima de ofensas raciais em seu local de trabalho. Segundo a denúncia, uma mulher de 47 anos teria utilizado expressões ofensivas relacionadas à cor da pele da vítima.

Os policiais se deslocaram até o local e constataram a situação relatada. Diante dos fatos, as duas envolvidas foram encaminhadas à Delegacia de Polícia para os procedimentos cabíveis e apuração do caso pelas autoridades competentes.

A injúria racial é considerada crime pela legislação brasileira e prevê punições para condutas que atentem contra a dignidade ou o decoro de uma pessoa em razão de raça, cor, etnia ou origem.

Homem com mandado de prisão é detido pela Rotam em Laranjeiras do Sul

 

Homem com mandado de prisão é detido pela Rotam em Laranjeiras do Sul

Um homem de 31 anos foi preso na noite de quarta-feira (24) durante uma ação da equipe Rotam, no bairro Água Verde, em Laranjeiras do Sul.

De acordo com a Polícia Militar, por volta das 19h, os policiais realizaram a abordagem do suspeito e constataram que havia um mandado de prisão em aberto contra ele.

Após a confirmação da ordem judicial, foi dada voz de prisão ao homem, que foi encaminhado ao Departamento de Polícia Penal (DEPEN), onde ficou à disposição da Justiça para os procedimentos legais cabíveis.

A ação faz parte do trabalho contínuo das forças de segurança no cumprimento de determinações judiciais e no combate à criminalidade no município.

Polícia Militar registra infração de trânsito e cumpre mandado de prisão em Pinhão

 

Polícia Militar registra infração de trânsito e cumpre mandado de prisão em Pinhão

A Polícia Militar de Pinhão atendeu duas ocorrências distintas na quarta-feira (24), envolvendo infração de trânsito e cumprimento de mandado de prisão.

Jovem sem habilitação é abordado com veículo irregular

Por volta das 16h30, durante patrulhamento na região central da cidade, policiais militares constataram que um veículo VW/Gol trafegava com o som em volume excessivamente alto.

Durante a abordagem, foi identificado o condutor, um jovem de 19 anos, que não possuía Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Além disso, o veículo, que está registrado em nome de outra pessoa, apresentava o licenciamento em atraso.

Diante das irregularidades, foram lavradas as notificações cabíveis e o automóvel foi recolhido ao pátio da 2ª Companhia da Polícia Militar. O condutor recebeu orientações sobre os procedimentos administrativos decorrentes da ocorrência.

Homem com mandado de prisão é detido pela Rotam

Já às 21h15, no bairro São José, uma equipe da Rotam cumpriu um mandado de prisão preventiva expedido pela 2ª Vara Criminal de Guarapuava contra um homem de 45 anos.

Após levantamento de informações sobre o paradeiro do suspeito, os policiais se deslocaram até o local indicado, onde localizaram o indivíduo. Após a abordagem e confirmação da ordem judicial, ele foi preso e encaminhado aos procedimentos legais cabíveis.

A Polícia Militar reforça a importância do cumprimento das normas de trânsito e destaca o trabalho contínuo das equipes no combate à criminalidade e na execução de determinações judiciais.

Conta de luz terá aumento médio de 20,51% para clientes da Copel no Paraná


Foto: Átila Alberti

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou um reajuste tarifário que elevará em média 20,51% o valor da energia elétrica para os clientes da Copel em todo o Paraná. O aumento já passa a valer para os consumidores atendidos pela concessionária e impactará diferentes categorias de usuários, com índices que variam conforme o grupo de consumo.

Para os consumidores residenciais, o reajuste médio será de 20%. Já para os consumidores de baixa tensão, categoria que inclui pequenos comércios, iluminação pública e pequenas propriedades rurais o aumento será de 19,85%.

No caso dos consumidores de alta tensão, como indústrias, hospitais, shopping centers e grandes empresas, o reajuste será ainda maior, chegando a 21,87%.

Segundo a Aneel, o efeito médio do reajuste para os consumidores foi calculado em 20,51%, podendo variar de acordo com o perfil e o volume de consumo de cada unidade consumidora.

Entre os principais fatores que contribuíram para o aumento estão os custos relacionados à transmissão e à compra de energia elétrica, além dos encargos setoriais e componentes financeiros apurados durante o processo tarifário anterior.

Em nota, a Copel destacou que o reajuste é definido pela Aneel e informou que o consumidor residencial paranaense passará a pagar, em média, cerca de R$ 0,76 por quilowatt-hora consumido.

A companhia também apontou que um dos fatores de maior impacto no reajuste está ligado aos subsídios destinados à geração distribuída de energia por meio de sistemas fotovoltaicos. De acordo com a empresa, parte desses custos é compartilhada entre todos os consumidores, inclusive aqueles que não possuem painéis solares instalados.

O aumento ocorre dentro do processo de Revisão Tarifária Periódica, realizado pela Aneel a cada cinco anos. Durante essa revisão são reavaliados custos operacionais, investimentos e outros parâmetros das concessionárias para definir os novos valores das tarifas de energia.

Atualmente, a Copel atende cerca de 5,3 milhões de unidades consumidoras em todo o Paraná, sendo a maior parte delas residenciais.

Goioxim: Publicação oficial do município do dia 25 de junho 2026

 



MUNICIPIO DE GOIOXIM
AVISO DE CONTRATAÇÃO DIRETA DISPENSA ELETRÔNICA Nº 024/2026
Leia mais...


Matéria publicada no Diário Oficial dos Municípios do Paraná no dia 25/06/2026. Edição 3559

quarta-feira, 24 de junho de 2026

Dia de São João: Tradição, Fé e Alegria Marcam uma das Festas Mais Queridas do Brasil

 


Dia de São João: Tradição, Fé e Alegria Marcam uma das Festas Mais Queridas do Brasil

24 de junho – Dia de São João

Hoje, 24 de junho, fiéis de todo o Brasil celebram o Dia de São João Batista, uma das datas mais importantes do calendário religioso e cultural brasileiro. A comemoração homenageia o santo conhecido por anunciar a chegada de Jesus Cristo e por realizar batismos, tornando-se símbolo de fé, renovação e esperança.

Além de seu significado religioso, São João é o grande protagonista das tradicionais festas juninas, manifestações populares que unem gerações por meio da música, da dança, da gastronomia típica e das expressões culturais que fazem parte da identidade brasileira.

As celebrações de São João têm raízes profundas na tradição cristã e chegaram ao Brasil durante o período colonial, trazidas pelos portugueses. Com o passar dos séculos, os festejos incorporaram elementos das culturas indígena e africana, dando origem às coloridas festas que hoje movimentam cidades e comunidades de norte a sul do país.

As fogueiras, um dos símbolos mais marcantes da data, remetem à tradição que anuncia o nascimento de São João Batista. As quadrilhas, as bandeirinhas coloridas e os pratos típicos à base de milho reforçam o espírito de confraternização e alegria que caracteriza este período.

Em muitas comunidades, a data também é marcada por missas, novenas e momentos de oração, fortalecendo valores como a solidariedade, a união familiar e a gratidão. É uma ocasião em que a fé e a cultura caminham juntas, preservando costumes transmitidos de geração em geração.

Neste Dia de São João, a homenagem se estende a todos aqueles que mantêm viva essa tradição, celebrando não apenas um santo de grande importância para o cristianismo, mas também um patrimônio cultural que representa a alegria, a hospitalidade e a riqueza das raízes brasileiras.

Que a mensagem de fé, esperança e fraternidade de São João Batista inspire os lares e as comunidades, fortalecendo os laços de amizade e renovando os sentimentos de paz e união.

Gerp: Flávio e Lula aparecem tecnicamente empatados no 2º turno


Por Jovem Pan - Flávio Bolsonaro e Lula Divulgação / PR e Agência Senado


Pesquisa do Instituto Gerp divulgada nesta quarta-feira (24) afirma que o senador e pré-candidato à Presidência Flávio Bolsonaro (PL-RJ) empata tecnicamente com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em um eventual segundo turno das eleições presidenciais. 

O filho do ex-presidente aparece com 42% das intenções de votos contra 40% do petista. Dos entrevistados, 15% disseram não votar em nenhum dos dois e 3% não souberam responder.

Já em uma disputa de 2º turno entre Lula e o ex-governador de Minas Gerais Romeu Zema (Novo), o atual presidente aparece à frente com 39% dos votos enquanto Zema tem 36%. Em comparação com o pré-candidato Ronaldo Caiado (PSD), Lula empataria a disputa com 39% enquanto o ex-governador de Goiás aparece com 38% dos votos. Todos os três cenários contam com a participação hipotética dos 4 candidatos envolvidos.

Segundo pesquisa do Instituto divulgada no início do mês, Flávio diminuiu em aproximadamente dois pontos percentuais e Lula cresceu em um. Na época, Flávio Bolsonaro venceria o atual presidente em um eventual segundo turno das eleições presidenciais com 44,7% dos votos contra 39,1% do petista. Dos entrevistados, 13,1% disseram não votar em nenhum dos dois e 3,2% não souberam responder.

1º Turno

Já no primeiro turno, em pesquisa estimulada, Lula e Flávio Bolsonaro empatam tecnicamente. O senador tem 34% dos votos enquanto o presidente tem 37%.

Caiado vem em seguida com 4% dos votos. O pré-candidato Renan Santos (Missão) e Zema aparecem com 3% cada um. Joaquim Barbosa (DC), Augusto Cury (Avante) e Cabo Daciolo têm 1% cada das intenções de voto. Outros 11% ainda não sabem e 6% não escolheram nenhum dos candidatos.

A pesquisa do Instituto Gerp ouviu 2.000 eleitores com 16 anos ou mais entre os dias 15 e 20 de junho de 2026. A margem de erro estimada é de 2,19 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra e nível de confiança de 95%. O estudo está registrado no Tribunal Superior Eleitoral sob o protocolo Nº BR-09657/2026.

Homem sofre queimaduras após ter água quente jogada contra o corpo em Entre Rios

 

Homem sofre queimaduras após ter água quente jogada contra o corpo em Entre Rios

Um homem de 25 anos ficou ferido após ser atingido por água quente na tarde de terça-feira (23), na região da Colônia Vitória, distrito de Entre Rios, em Guarapuava.

De acordo com informações repassadas à Polícia Militar pela responsável pela unidade de saúde de Entre Rios, uma mulher de 33 anos teria jogado água quente contra a vítima, atingindo a região do tórax e do pescoço, no lado direito do corpo.

A agressão provocou vermelhidão nas áreas atingidas, sendo necessário atendimento médico. Antes da chegada da equipe policial, o homem já havia sido encaminhado para uma unidade de saúde em Guarapuava, onde recebeu atendimento especializado.

A ocorrência foi registrada como lesão corporal e deverá ser apurada pelas autoridades competentes para esclarecer as circunstâncias do fato.

Idoso é atropelado por motocicleta no Centro de Pitanga e sofre convulsão

 

Idoso é atropelado por motocicleta no Centro de Pitanga e sofre convulsão

Um homem de 66 anos ficou ferido após ser atropelado por uma motocicleta na manhã de terça-feira (23), no Centro de Pitanga. A ocorrência foi registrada por volta das 10h e mobilizou equipes do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar.

De acordo com informações repassadas pelas equipes de atendimento, a vítima recebeu os primeiros socorros ainda no local. Durante o atendimento, o idoso apresentou sintomas de convulsão, sendo posteriormente encaminhado ao Hospital São Vicente de Paulo para avaliação médica especializada.

Segundo relato do motociclista, de 25 anos, habilitado na categoria AB, ele trafegava pela Rua Caetano Munhoz da Rocha em baixa velocidade quando avistou o pedestre realizando a travessia sobre a faixa destinada aos pedestres.

O condutor informou que tentou frear para evitar o atropelamento, porém a motocicleta derrapou devido às condições do asfalto, que estava molhado, resultando na colisão com o pedestre.

Após o acidente, o próprio motociclista acionou o Corpo de Bombeiros para prestar socorro à vítima.

A Polícia Militar esteve no local, realizou os levantamentos necessários e confeccionou o Boletim de Ocorrência e o Boletim de Acidente de Trânsito Eletrônico Unificado (BATEU), que servirão para os procedimentos legais cabíveis e apuração das circunstâncias do acidente.