segunda-feira, 16 de setembro de 2013

O mau uso dos carros oficiais e o bom exemplo do Paraná





A reportagem em que o programa Fantástico de ontem (15) denunciou as irregularidades cometidas por veículos com placas oficiais deixou o deputado Valdir Rossoni (PSDB), presidente da Assembleia Legislativa, perplexo com o que considerou “um descaso com o dinheiro público”.
Vários carros oficiais foram flagrados pelos repórteres sendo utilizados para fins particulares, estacionados em locais proibidos e realizando ultrapassagens em rodovia com faixa contínua. Os jornalistas acompanharam durante três meses vários veículos oficiais dos estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília.

O que mais indignou Rossoni, além das infrações de trânsito, foi saber que os poderes Legislativo, Executivo e Judiciário, além de administrações municipais, possuem veículos com placa de bronze mantidos pelos contribuintes. “Comparei a Assembleia do Paraná com as Assembleias de São Paulo e Rio de Janeiro. Lá até presidente de comissão tem carro com placa de bronze. Aqui nem o presidente da Assembleia ou o governador têm carro oficial. Vivemos em um estado diferente.”

Os deputados da Assembleia Legislativa do Paraná não têm direito a veículos oficiais. A frota de automóveis do Legislativo paranaense começou a ser eliminada em 2004, quando houve um primeiro leilão dos carros utilizados pelos parlamentares. Em setembro de 2012, já com Valdir Rossoni na presidência da Assembleia, os últimos veículos que compunham a frota foram vendidos.

Cerca de R$ 102 mil retornaram aos cofres da Assembleia, além da economia feita com a redução de despesas com manutenção e desvalorização de mercado, conforme explicou na época o deputado. “Frota própria implica em custos, porque exige revisão, reparos e cuidados. Além do mais, a aquisição de carros novos, todo mundo sabe, gera perda de valor automaticamente. Com a medida que tomamos, mais uma vez colocamos a Assembleia Legislativa do Paraná como referência no país.”



Sonia Maschke
Jaime Santorsula Martins
Assessoria de Comunicação da Presidência

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação, seu comentário será publicado após análise do conteúdo que o mesmo contém