quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Evento de chuva extrema de até 300 mm pode desencadear em enchentes severas no Sul





A situação sinótica particularmente perigosa que se desenha para este final de semana pode desencadear em um aumento abrupto do nível de diversos rios, além de facilitar a movimentação de terra (deslizamento) em municípios do centro-norte do Rio Grande do Sul, boa parte de Santa Catarina e a metade sul do Paraná.
Praticamente todas as simulações numéricas projetam entre 100 e 200 milímetros de chuva sobre estas regiões, com valores extremados, acima de 300 milímetros para o nordeste gaúcho e o sudoeste paranaense.

Como estas regiões concentram importantes bacias hidrográficas, com muitos rios e relevo bastante acidentado, o risco de enchentes súbitas e deslizamentos de terra não pode ser desconsiderado.
Os modelos GFS e ECMWF insistem em muita chuva entre o oeste, meio-oeste e planalto sul de Santa Catarina, o sul e o sudoeste do Paraná e o norte, noroeste e nordeste do Rio Grande do Sul, principalmente entre sexta-feira (20) e domingo (22).

Já o modelo MBAR rodado pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) mantém o prognóstico de muita chuva sobre estas regiões, inclusive com acumulado preocupante podendo superar 300 milímetros sobre as regiões de São José dos Ausentes, Bom Jesus e Vacaria, no Rio Grande do Sul e Santo Antônio do Sudoeste, Capanema, Pato Branco, Barracão e Francisco Beltrão, no Paraná.

 
Ressalta-se que o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Cptec/Inpe) desde o inicio da semana vem divulgando boletins de avisos meteorológicos para esta previsão preocupante de muita chuva em parte do Sul do Brasil no fim de semana.
As Defesas Civis de Santa Catarina e do Paraná, além do Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden), com base nestes avisos, também já se anteciparam em comunicar a população e as autoridades municipais para a possibilidade de ação em caso de dano maior.

(Imagem: Inmet)
(Fonte: De Olho No Tempo – Meteorologia)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação, seu comentário será publicado após análise do conteúdo que o mesmo contém