terça-feira, 10 de setembro de 2013

AEAGRO e Secretaria Municipal de Educação promovem II Simpósio sobre Sustentabilidade





Qual é a minha responsabilidade para garantir o desenvolvimento sustentável? Essa é uma das indagações lançadas no II Simpósio sobre Sustentabilidade, que está sendo realizado hoje pela Associação dos Engenheiros Agrônomos de Guarapuava e Secretaria Municipal de Educação, com o apoio do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná e Faculdade Campo Real. O evento, realizado na instituição de ensino superior, é voltado para professores do ensino fundamental da rede municipal de ensino.
Composto por palestras e oficinas durante a manhã e a tarde, o simpósio pretende fazer com que os professores sejam multiplicadores de conhecimento na busca por uma sociedade baseada no conceito de sustentabilidade. A segunda edição do evento é resultado de uma parceria existente há oito anos com a Secretaria Municipal de Educação de Guarapuava. A iniciativa da AEAGRO foi reconhecida em 2011 com o terceiro lugar na categoria Prêmio de Inovações e Boas Práticas do V PCQ (Prêmio CREA de Qualidade). Além do simpósio, a Associação promove palestras nas escolas e tem atingido anualmente, em média, 400 alunos com temáticas ligadas ao meio ambiente.

“A intenção é provocar o cidadão para puxar a si a responsabilidade pelas ações que impactam no meio ambiente, não simplesmente jogá-la para o poder público. Cada um deve fazer a sua parte por um mundo sustentável”, diz o presidente da AEAGRO, engenheiro agrônomo José Roberto Papi.

A palestra “Eu e a Sustentabilidade” abriu o simpósio. Ministrada pela administradora e especialista em Gestão Social e Desenvolvimento Sustentável, Schirlei Mari Freder, que também é mestranda em Gestão Urbana pela PUC-PR (Pontifícia Universidade Católica do Paraná), integrante da Comissão de Sustentabilidade pelo CRA-PR (Conselho Regional de Administração do Paraná) e fundadora da Rede de Economia Criativa do Paraná. Ela abordou o papel do protagonismo individual para o desenvolvimento sustentável. “Podemos ser parte da solução quando consumimos com consciência e quando temos a sustentabilidade como um critério fundamental para nossas escolhas de consumo e nosso estilo de vida”, expôs.

A segunda palestra, apresentada pela articuladora regional do Programa Sesi Sustentabilidade, Graziela Pilati de Lima, tratou dos “8 Jeitos de Mudar o Mundo”, também conhecidos como ODMs (objetivos do milênios), que devem ser atingidos por todos os países até 2015. O CREA-PR é signatário do Pacto Global da ONU, através do qual procura fornecer diretrizes para a promoção do crescimento sustentável e da cidadania.

“O CREA-PR vem desenvolvendo ações com o intuito de contribuir para a sustentabilidade. Essa é uma das prioridades da gestão do presidente do Conselho, engenheiro civil Joel Krüger”, ressalta o gerente regional do CREA-PR, engenheiro eletricista Thyago Giroldo Nalim.

Durante a tarde, o simpósio promove oficinas abordando temas diversos, como reaproveitamento de resíduos sólidos urbanos, compostagem, hidroponia e ikebana – produção de arranjos florais a partir do reaproveitamento de materiais pet.

O secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Florestal e técnico em agropecuária, Celso Alves de Araújo, participou da abertura do evento. “O simpósio é uma grande oportunidade aos professores, através de seu poder de multiplicadores, levarem o conhecimento para a sala de aula a respeito do tema. A sustentabilidade é a base do desenvolvimento social, ambiental e econômico”, avalia.

Participaram também do evento a coordenadora de programas socioeducacionais do Núcleo Regional de Educação, Isabel Grimbor e, representando a secretária municipal de Educação, Sandra Zanette, a assessora pedagógica Jaqueline Ferreira Zolinger.

João Quaquio - Assessoria de imprensa do CREA-PR/Regional Guarapuava

(42) 9932-9155 – joaoluiscq@hotmail.com

Jornalista responsável: Daniela Licht – daniela@basicacomunicacoes.com.br

Contatos: (41) 3019-9092 / 9228-9577 - www.basicacomunicacoes.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação, seu comentário será publicado após análise do conteúdo que o mesmo contém