sexta-feira, 20 de setembro de 2013

CREA-PR inspeciona eficiência energética e uso de energias alternativas em indústria do Centro-Sul






O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná realizou ontem,19, mais uma ação na Operação de Fiscalização Especializada de Eficiência Energética e Energias Alternativas no Paraná. Fiscais, inspetor e representantes de entidades de classe acompanharam a visita à Leão Bebidas e Alimentos, em Fernandes Pinheiro. Posteriormente, um relatório será divulgado relatando as práticas no Estado.
Primeiramente, a equipe do CREA-PR aplicou um questionário junto a um representante da empresa. Depois, os agentes de fiscalização engenheiro mecânico Eduardo Horugel e engenheiro de telecomunicações Jefferson Oliveira da Cruz, o inspetor e engenheiro eletricista Altamir Antonio Maestri, visitaram as linhas de produção para conhecer na prática a aplicação das informações apresentadas.

Acompanharam os fiscais e o inspetor o gerente regional do CREA-PR, engenheiro eletricista Thyago Giroldo Nalim; o presidente da AEARI (Associação dos Engenheiros Agrônomos da Região de Irati), engenheiro agrônomo Roberto Chueire Vieira; e a integrante do Conselho de Ética da Associação, engenheira agrônoma Adriana Baumel; a presidente da ARECI (Associação Regional dos Engenheiros Civis de Irati), engenheira civil Diana Serbai.

Com a divulgação do relatório final, o CREA-PR pretende mostrar os benefícios dos projetos executados no setor, de medidas como a redução nos custos de produção, utilização de créditos do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) e a implementação de políticas ambientais a partir do uso de fontes alternativas de energia.

“O objetivo dessa fiscalização especializada é divulgar junto à sociedade o que as indústrias têm adotado em medidas que garantam a eficiência energética e as energias alternativas”, disse Oliveira. “Quando levamos a conhecimento os frutos que as empresas colhem com as boas práticas, estamos incentivando as demais a também o fazerem”, comentou Horugel.

Para Maestri, as ações da fiscalização especializada propiciam a interação entre os profissionais, a troca de informações e conhecimento. “A gente acaba conhecendo mais o funcionamento das novas indústrias. E também proporcionam a troca de conhecimento com os agentes de fiscalização”, ressaltou.

A Operação de Fiscalização Especializada de Eficiência Energética e Energias Alternativas baseia-se num histórico nacional de apagões de energia elétrica. Em 2001 e 2002, a falta de chuvas em território nacional baixou o nível de água de diversas represas, impossibilitando, assim a geração de energia elétrica. Em 2009, 18 Estados brasileiros ficaram sem energia elétrica, após um desligamento total da Usina Hidrelétrica de Itaipu.

“Algumas destas situações são decorrentes da falta de planejamento e investimentos nos setores de geração e distribuição de energia. A proposta do CREA-PR é evidenciar a importância de investir em planejamento qualificado com a participação de profissionais do Sistema CONFEA/CREA e apresentar os resultados positivos advindos das iniciativas já implementadas nessa área”, afirmou a gerente do DEFIS (Departamento de Fiscalização) do CREA-PR, Vanessa Moura.

João Quaquio - Assessoria de imprensa do CREA-PR/Regional Guarapuava (42) 9932-9155 – joaoluiscq@hotmail.com
 Jornalista responsável: Daniela Licht – daniela@basicacomunicacoes.com.br
Contatos: (41) 3019-9092 / 9228-9577 - www.basicacomunicacoes.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação, seu comentário será publicado após análise do conteúdo que o mesmo contém