sexta-feira, 13 de setembro de 2013

CREA-PR alerta para a necessidade de acompanhamento profissional de instalação e manutenção de aparelho de ar condicionado







O crescimento da climatização de ambientes torna cada vez mais comum o uso de aparelhos ou sistemas de ar condicionado em residências ou espaços comerciais. O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (CREA-PR) alerta, no entanto, sobre a importância do acompanhamento profissional especializado no projeto, instalação e manutenção periódica destes sistemas.
Por definição, o processo de tratamento do ar é destinado a manter os níveis adequados de qualidade do ar interior para controle da temperatura, umidade, velocidade, material particulado e partículas biológicas. Em síntese, muito mais do que manter uma temperatura agradável, os sistemas de ar condicionado precisam manter a qualidade do ar de um ambiente. 

Assim, a falta de limpeza nos filtros e dutos de ar refrigerado pode acarretar não somente o desgaste prematuro do equipamento como também o desenvolvimento de micro-organismos – fungos, bactérias e leveduras – que podem levar os ocupantes de ambientes climatizados a contraírem doenças respiratórias, infecciosas ou alérgicas, explica o engenheiro mecânico Rodrigo Fernando Munhoz, Assessor Técnico da Câmara Especializada de Engenharia Mecânica do CREA-PR. 

O Ministério da Saúde, através da portaria n° 3.523/98, determinou a elaboração de um Plano de Manutenção, Operação e Controle (PMOC) para ambientes refrigerados. O plano contém medidas básicas para procedimentos de limpeza, remoção de sujeiras e manutenção da integridade e eficiência dos componentes dos sistemas de climatização para garantir a qualidade do ar e prevenção de riscos à saúde.
“Por isso, para evitar problemas, é fundamental contar com o acompanhamento de profissionais legalmente habilitados junto ao CREA-PR para todo o processo, que envolve o projeto, a instalação e manutenção periódica a cada seis meses de sistemas de ar condicionado”, recomenda o assessor. 

O CREA-PR intensificará a fiscalização dos empreendimentos que possuem centrais de ar condicionado e sistema de refrigeração com objetivo de proteção da sociedade coibindo o exercício ilegal da profissão, afirma a gerente do Departamento de Fiscalização (DEFIS), Vanessa Moura. “A instalação e manutenção destes equipamentos é uma atividade técnica do Sistema CONFEA-CREA. As empresas e profissionais que atuam neste segmento devem estar registrados no CREA-PR, bem como recolher a Anotação de Responsabilidade Técnica (ART), conforme Lei Federal 6496/77, para os serviços prestados”, esclarece a gerente.
A instalação adequada e a manutenção periódica asseguram a qualidade do ar, contribuindo para a saúde dos usuários dos ambientes climatizados. Mais informações no site www.crea-pr.org.br

Básica Assessoria de Imprensa - Assessoria de imprensa do CREA-PR
Jornalista responsável: Daniela Licht – MTB 3791/15/15v
Fone: (41) 3019-9092 / 9228-9577 - e-mail: daniela@basicacomunicacoes.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação, seu comentário será publicado após análise do conteúdo que o mesmo contém