quarta-feira, 4 de setembro de 2013

CREA-PR organiza etapa do Fórum Paranaense de Acessibilidade em Guarapuava


O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná trabalha nos preparativos finais da etapa regional do Fórum Paranaense de Acessibilidade, em Guarapuava. A programação já está definida para o evento, que acontece dia 18, no auditório da Faculdade Guairacá, e levará especialistas em inovações tecnológicas para acessibilidade e palestrantes sobre políticas públicas ao setor.
A etapa regional do fórum é realizada pelo CREA-PR, em parceria com a Associação de Engenheiro e Arquitetos de Guarapuava (AEAG), Associação dos Engenheiros Agrônomos de Guarapuava (AEAGRO) e Associação Profissional de Geógrafos no Estado do Paraná (APROGEO). O objetivo do fórum paranaense é disseminar a cultura da acessibilidade, trabalhando em conjunto com instituições que se preocupam com o tema para realizar uma grande discussão no Estado.
Diversos municípios já tiveram suas edições locais, como Curitiba, Maringá, Londrina Apucarana, Toledo, Marechal Cândido Rondon, Cascavel, Pato Branco e Antonina. No início de agosto, o Conselho realizou também o 2º Seminário Internacional de Acessibilidade, em Foz do Iguaçu.
Em Guarapuava, o fórum abordará temas como legislação, normas, calçadas, arborização, novas tecnologias, inclusão no ambiente de trabalho, dentre outros. O coordenador do fórum estadual, engenheiro civil Antônio Borges dos Reis, abre o evento, explanando sobre os objetivos do fórum. Em seguida, coordenador do Comitê de Acessibilidade do CREA-PR, engenheiro mecânico Sergio Yamawaki, falará sobre “Inovações Tecnológicas para Acessibilidade”.
Um facilitador da Central de Informações do CREA-PR apresentará o sistema de atendimento do Conselho às pessoas com deficiência auditiva. O engenheiro do banco Caixa Econômica Federal, Carlos André Corrêa Cardoso, falará sobre os programas federais sobre acessibilidade. Encerra as exposições temáticas o secretário municipal de Habitação e Urbanismo de Guarapuava, engenheiro cartógrafo Flavio Alexandre, com o tema “Acessibilidade em Guarapuava, Desafios e Metas”. Logo após, será aberto o debate sobre acessibilidade com os presentes.
O fórum é aberto à participação de profissionais do sistema CONFEA/CREA, integrantes do poder público, entidades de defesa dos direitos das pessoas com deficiência, comunidade universitária e toda a sociedade. As inscrições podem ser feitas através do site http://www.crea-pr.org.br/procrea no menu AGENDA e no link EVENTOS ou no link específico do evento: http://www.crea-pr.org.br/procrea/index.php?option=com_wrapper&view=wrapper&Itemid=35 até dia 18. Outras informações através do e-mail guarapuava@crea-pr.org.br ou pelo telefone (42) 3623-5639.

Confira a programação:
18h30   RECEPÇÃO / CREDENCIAMENTO
19h       ABERTURA- Composição de Mesa de Autoridades
19h30   OBJETIVOS DO FÓRUM PARANAENSE DE ACESSIBILIDADE
Engenheiro civil Antônio Borges dos Reis, Coordenador do Fórum
20h       INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS PARA ACESSIBILIDADE
Sergio Yamawaki, Coordenador do Comitê de Acessibilidade do CREA-PR
20h30   ATENDIMENTO DO CREA-PR ÀS PcD AUDITIVAS
Central de Informações do CREA
20h45   PROGRAMAS FEDERAIS SOBRE ACESSIBILIDADE – CEF
Eng. Carlos André Corrêa Cardoso
21h       ACESSIBILIDADE EM GUARAPUAVA, DESAFIO E METAS
Flavio Alexandre – Secretário Municipal de Habitação e Urbanismo de Guarapuava
21h30   DEBATE
22h       ENCERRAMENTO e COFFEE BREAK

João Quaquio - Assessoria de imprensa do CREA-PR/Regional Guarapuava

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação, seu comentário será publicado após análise do conteúdo que o mesmo contém