quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Estudantes de Agronomia da UFFS - Campus Laranjeiras do Sul visitam propriedade na Argentina





Alunos da sétima fase do curso de Agronomia da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Laranjeiras do Sul viajaram ao município de Guadalupe Norte, na Argentina, para conhecer a Granja Agroecológica Naturaleza Viva. A viagem aconteceu no período de 29 de agosto a 2 de setembro e foi coordenada pelo professor Geraldo Deffune de Oliveira.

A propriedade tem 210 hectares e conta com agricultura integrada em produção biodinâmica. No local, são produzidos queijos, iogurte, doce de leite, óleo de girassol, farinhas, pães, biscoitos, geleias, sucos, vinhos, entre outros produtos. O principal objetivo da granja é realizar formas de trabalho tecnologicamente harmônicas com a natureza.

Convertida para biodinâmica em 1987, a fazenda é de propriedade do casal Remo Vénica e Irmina Kleiner. Além deles, trabalham no local seus três filho e mais quinze funcionários. “A propriedade é um total êxito do ponto de vista técnico e produtivo, com alta produtividade, sanidade e qualidade de produtos. Por isso, eles têm um valor agregado e conseguem comercializar vantajosamente”, destaca Oliveira.

Conforme o docente, a visita foi importante para os acadêmicos conhecerem uma forma exemplar de produção agrícola familiar. “Foi muito relevante os estudantes observarem um empreendimento familiar com grande êxito, partindo de pessoas perseguidas pela ditadura, que foram pioneiros no treinamento das ligas campesinas. Os discentes tiveram ainda a oportunidade de participar de diversas atividades práticas na fazenda”.

A visita foi avaliada como positiva pelo alunos, de acordo com Oliveira. “Alguns estudantes são filhos de agricultores e querem implantar o modelo aqui, principalmente a questão do valor agregado nos produtos”, completa o professor.



Assessoria de Comunicacao - Laranjeiras do Sul

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação, seu comentário será publicado após análise do conteúdo que o mesmo contém