sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Pato Branco: Nova vara do trabalho vai agilizar processos na região




A estrutura de atendimento da Justiça do Trabalho a uma população de mais de 150 mil pessoas, de nove municípios do sudoeste paranaense, será reforçada a partir desta segunda-feira (30/09), às 17h, quando a presidente do Tribunal Regional do Trabalho do Paraná, desembargadora Rosemarie Diedrichs Pimpão, o prefeito de Pato Branco, Augustinho Zucchi, servidores e autoridades convidadas inauguram a 2ª Vara do Trabalho de Pato Branco.

Inicialmente, a nova vara terá um juiz titular e cinco servidores; a previsão é de que no início de 2014 esteja funcionando com capacidade plena, ou seja, nove servidores, além do magistrado. Na prática, significa a possibilidade de duplicar a capacidade atual de processamento de ações trabalhistas, hoje concentradas na 1ª Vara do Trabalho de Pato Branco. A 1ª Vara recebeu 2.982 processos em 2012 e neste ano, até julho, foram recebidos 1.458 processos (fase de conhecimento, que é o início do processo). Atende à população de Pato Branco e dos municípios vizinhos de Bom Sucesso do Sul, Chopinzinho, Coronel Vivida, Itapejara d’Oeste, Mariópolis, Saudade do Iguaçu, Sulina e Vitorino.

Na avaliação do juiz titular da 1ª Vara do Trabalho de Pato Branco, José Eduardo Ferreira Ramos, com a divisão das ações trabalhistas que dão entrada no município, “naturalmente, será possível trabalhar de forma mais tranquila e ainda mais célere”. O imóvel onde está a 1ª Vara do Trabalho, e que agora receberá a segunda unidade, foi inaugurado há dois anos e possui 951 metros quadrados.

O TRT-PR vem investindo na interiorização dos serviços; somente em 2012, instalou a 2ª Vara do Trabalho de Apucarana, a 2ª Vara do Trabalho de Colombo, a 2ª Vara do Trabalho de Cornélio Procópio, a 4ª Vara do Trabalho de Cascavel e a 4ª Vara do Trabalho de São José dos Pinhais. Em 2013, o TRT já instalou a 5ª Vara do Trabalho de São José dos Pinhais, a 8ª Vara do Trabalho de Londrina e, agora, instalará 2ª Vara do Trabalho de Pato Branco.

Na cerimônia de inauguração da 2ª Vara estarão presentes diversas autoridade do município de Pato Branco: o prefeito Augustinho Zucchi, o presidente da Câmara de Vereadores, Valmir Tasca, o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (Subseção), Luiz Corona, a Procuradora do Trabalho, Sofia Vilela de Moraes Silva, além de representantes sindicais e patronais. A Procuradora Federal do INSS, Karen Barbosa, e o procurador do Ministério Público Federal, Marcelo Godoy, também participarão da solenidade.

A primeira unidade trabalhista do município de Pato Branco foi instalada em 6 de março de 1990. O município tem uma população estimada de 77 mil habitantes (IBGE) e índice de desenvolvimento humano (IDH) de 0,849%, sendo a 34ª melhor cidade em qualidade de vida do Brasil. O município se destaca como polo de serviços de saúde e educação. Sua produção agropecuária se destaca, e em 2012 alcançou valor bruto de mais de R$ 94 milhões. Desde 1996, a cidade investe na diversificação de sua economia, por meio de incentivos fiscais, principalmente na área de informática e eletroeletrônicos.

Serviço:

Solenidade de Instalação da 2ª Vara do Trabalho de Pato Branco no Fórum Trabalhista de Pato Branco, a ser realizada às 17 horas do dia 30 de setembro de 2013. Fórum Trabalhista de Pato Branco. Avenida Paraná, 1547 Pato Branco – Paraná.

Contato: (41) 3310-7116 Assessoria de Comunicação Social

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação, seu comentário será publicado após análise do conteúdo que o mesmo contém