quinta-feira, 25 de julho de 2013

CREA-PR realiza primeira reunião com novos inspetores em Guarapuava




Os 19 novos inspetores do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná, eleitos na Regional Guarapuava, participaram ontem da primeira reunião de governança cooperativa. Através do colégio de inspetores, esses profissionais levarão as demandas das profissões para o Defis (Departamento de Fiscalização do CREA-PR).
Na reunião do colégio, que integra a governança, cada inspetor se apresentou aos demais colegas. Em seguida, receberam informações sobre o funcionamento das reuniões descentralizadas realizadas periodicamente pelo CREA-PR. Na ocasião, o superintendente do Conselho, engenheiro agrônomo Celso Ritter, falou do papel do inspetor no processo fiscalizatório das atividades afetas ao sistema Confea/Crea (Conselho Federal de Engenharia e Agronomia/Conselhos Regionais de Engenharia e Agronomia).
“O inspetor traz para o processo de planejamento e controle de fiscalização as necessidades e objetivos da sua modalidade profissional, a eficácia que ele espera. Ele alimenta as câmaras especializadas com a visão das necessidades locais e possibilita que as decisões dos conselheiros sejam implantadas em suas inspetorias”, explica.



Cada inspetor é responsável por levar as demandas dos segmentos profissionais vinculados às engenharias, agronomia ou geociências ao Defis. Os 19 inspetores possuem atuação geográfica dentro da Regional – são seis para Guarapuava, cinco para União da Vitória, quatro para Irati e outros quatro para Laranjeiras do Sul. O mandato para o qual é eleito tem duração de 18 meses, podendo ser reeleito uma vez ao final do período.
“A principal função do inspetor é auxiliar, trazer as demandas para a fiscalização em sua atividade profissional, colaborando para a melhoria contínua das ações do Defis”, aponta o gerente regional do CREA-PR em Guarapuava, engenheiro eletricista Thyago Giroldo Nalim.
Além do conhecimento sobre as atribuições e do sistema de governança, os inspetores tiveram acesso aos resultados da fiscalização na região, apresentados pelo facilitador do Núcleo Especializado de Fiscalização Sudoeste, engenheiro agrônomo Victor Ramos.
1ª Webconferência
Paralela à reunião do colégio de inspetores, o CREA-PR promoveu ontem a primeira webconferência com um CDER (colégio de entidades de classe), promovida com a Regional Guarapuava. Conduzida de Curitiba pelo gerente do Departamento de Relações Institucionais, Claudemir Prattes, a reunião com os representantes das entidades abordou diversos assuntos, como serviços de acesso restrito aos profissionais registrados no Conselho, treinamento de entidades e prestação de contas sobre assessoramento.
Prattes contou que o CREA-PR adquiriu recentemente o software que faz o link da Capital com o interior do Estado. “É o primeiro teste prático de uma ferramenta que pode e vai ser muito utilizada pelo Conselho”, disse. Ele admitiu que são necessárias algumas melhorias técnicas de conexão e tráfego de informações. Mas ressaltou seu potencial. “Estamos vislumbrando vários projetos, como reproduzir uma palestra importante para várias regionais no Estado,


 João Quaquio - Assessoria de imprensa do CREA-PR/Regional Guarapuava





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação, seu comentário será publicado após análise do conteúdo que o mesmo contém