terça-feira, 16 de julho de 2013

CREA-PR leva Câmara Especializada de Agronomia à Cooperativa Agrária de Guarapuava





Conselheiros do CREA-PR (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná) participaram hoje, na Cooperativa Agrária Agroindustrial, em Guarapuava, de uma reunião da Câmara Especializada em Agronomia. Após o evento, eles tiveram a oportunidade de conhecer a Agromalte, o Museu Histórico de Entre Rios e a Fapa (Fundação Agrária de Pesquisa Agropecuária).

Durante a reunião geral da câmara, os conselheiros do CREA-PR puderam ouvir as demandas do corpo técnico da cooperativa, constituído em sua grande maioria por engenheiros agrônomos. Estes, por sua vez, atualizaram seus conhecimentos sobre o funcionamento do conselho e da sua metodologia de trabalho.

“A Agrária é um exemplo de cooperativa bem-sucedida. O cooperado entrega toda a produção à cooperativa, que a transforma em seu próprio parque industrial. Possui um corpo técnico altamente qualificado e transformou essa região em área de grande avanço tecnológico”, disse o vice-presidente do CREA-PR, engenheiro agrônomo Osvaldo Danhoni, na visita à cooperativa, localizada no distrito de Entre Rios, em Guarapuava.

O conselheiro do CREA-PR e integrante da Câmara Especializada em Agronomia, engenheiro agrônomo Rodrigo Luz Martins, considerou produtiva a reunião. Entre os principais assuntos discutidos estiveram angústias quanto à fiscalização por parte de órgãos do Estado, a incompatibilidade do período de vazio sanitário da soja com as condições climáticas vivenciadas na região, e a utilização de produtos agroquímicos.

“É importante essa aproximação, levando os conselheiros para conhecer as demandas de cada canto do Estado”, analisou Martins. Esta é a segunda reunião itinerante promovida pela câmara. A primeira ocorreu em fevereiro deste ano, durante o Show Rural Coopavel, em Cascavel.

No período da tarde, os conselheiros do CREA-PR visitaram a Agromalte – fábrica de malte da Agrária que é considerada a maior indústria de seu segmento no país. Em seguida, conheceram o Museu Histórico de Entre Rios, que preserva a cultura e história dos suábios – alemães que migraram para a região dos Bálcãs na Europa do século 18 e que buscaram a sobrevivência no distrito de Guarapuava, em meados do século 20.

E, por último, os conselheiros foram recebidos nas instalações da Fapa, fundação de pesquisas da cooperativa que busca a alta produtividade e qualidade da agricultura aos seus cooperados. Através do trabalho de seus pesquisadores, investiga a melhor forma de empregar fatores como solo, híbridos, regime de chuvas, época de plantio e colheita, a mecanização e o controle de pragas e doenças de lavouras.

Câmaras Especializadas

As Câmaras Especializadas do CREA-PR reúnem-se periodicamente e regulamentam atividades prioritárias através de deliberações normativas, como por exemplo, edificações, saneamento, estradas, urbanismo, obras de arte e obras corrente, equipamentos e instalações elétricos, eletrônicos e de telecomunicações, instalação e manutenção de elevadores e escadas rolantes, ar condicionado, caldeiras, produção agroflorestal, engenharia rural, indústrias de produtos químicos, de alimentos, têxteis e tratamento de rejeitos. Além de Agronomia, há câmaras de Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica e Metalúrgia, Engenharia Química, de Geologia e Engenharia de Minas, e de Engenharia de Segurança do Trabalho.

João Quaquio - Assessoria de imprensa do CREA-PR/Regional Guarapuava

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação, seu comentário será publicado após análise do conteúdo que o mesmo contém