sábado, 22 de março de 2014

Presidente do CREA-PR fala sobre futuro da engenharia a estudantes da UNIGUAÇU


O presidente do CREA-PR (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná), engenheiro civil Joel Krüger, ministrou na noite de ontem uma aula inaugural aos acadêmicos dos cursos de Engenharia Civil, Engenharia Mecânica, Engenharia de Produção e Agronomia da UNIGUAÇU (Faculdades Integradas do Vale do Iguaçu), em União da Vitória. A palestra traçou um panorama histórico da relação entre a engenharia e o desenvolvimento econômico nacional e as perspectivas futuras para quem ingressará no mercado de trabalho.

O evento contou com um público de aproximadamente 250 pessoas, entre universitários, professores dos cursos e demais profissionais. Krüger abordou a relação dos modelos econômicos ao longo da história – do Império, chegada da Família Real Portuguesa, aos dias de hoje, passando pelos governos de Getúlio Vargas e Juscelino Kubitschek. “Há uma relação direta entre economia e engenharia, elas não podem estar dissociadas. A partir disso, traçamos as perspectivas para os próximos dez anos e as décadas seguintes, para mostrar as condições que os futuros profissionais enfrentarão quando saírem da faculdade”, comentou o presidente do CREA-PR.

A mensagem deixada ao público foi otimista, mostrando que os profissionais continuarão a ter papel fundamental para o crescimento do país. “O Brasil vai recuperar um padrão de crescimento mais adequado, com o PIB [Produto Interno Bruto] voltando ao patamar de 4 a 5% ao ano. Retomando esse nível de desenvolvimento, os alunos terão condições de montar as suas empresas, contribuindo em diversos segmentos importantes para o país, como na resolução dos gargalos de infraestrutura, nos problemas de saneamento, de mobilidade urbana”, citou Krüger.

A presença do presidente do CREA-PR em diversas regiões do Estado tem se tornado constante nos últimos anos. O contato com os profissionais, entidades de classe e instituições de ensino é uma das prioridades da atual Presidência do Conselho.



“Em primeiro lugar, é importante levar uma opinião, a leitura e percepção do Conselho Profissional, que acompanha as questões da engenharia, agronomia e tecnologia para o dia a dia dos alunos e profissionais. Segundo, para proporcionar uma mensagem de otimismo, mostrando a perspectiva de melhora nos próximos anos. E, terceiro, é papel do Conselho esta proximidade, e o presidente se vê na obrigação de percorrer o Paraná, de estar perto tanto dos futuros profissionais quanto daqueles que já estão atuando no mercado de trabalho, sempre fazendo parcerias entre o CREA-PR, entidades de classe e instituições de ensino”, comentou Krüger.

João Quaquio - Assessoria de imprensa do CREA-PR/Regional Guarapuava

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação, seu comentário será publicado após análise do conteúdo que o mesmo contém