sexta-feira, 28 de março de 2014

Ladeira abaixo: Para deputados, queda na popularidade de Dilma é resposta dos brasileiros a tantos desmandos



63% dos entrevistados consideram o governo Dilma regular ou ruim/péssimo; gestão petista não é aprovada pela maioria em nenhuma das 9 áreas avaliadas.



Elaborada antes da crise que atinge a Petrobras, a pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI) em parceria com o Ibope detectou a crescente insatisfação da maioria dos brasileiros com o governo Dilma. Segundo o levantamento, o índice de aprovação da gestão petista caiu sete pontos percentuais desde novembro do ano passado, passando de 43% para 36%. Hoje o percentual de regular e péssimo/ruim atinge 63%. Para tucanos, a reprovação reflete a incapacidade de promover melhorias concretas em áreas cruciais para a vida da população, como saúde e segurança, e à percepção dos brasileiros de que o país caminha no rumo errado.


Como destaca o líder do PSDB na Câmara, Antonio Imbassahy (BA), o resultado é “de tirar o sono da presidente Dilma”. Em entrevista à Agência Estado, o tucano disse que os resultados são mais um claro indicativo do descontentamento da população com os rumos do governo Dilma. “A saúde é um drama, na segurança pública nada se faz e a inflação está de volta de maneira acelerada”, afirmou.

Conforme destacou, o desempenho de agora só não foi pior do que o de julho do ano passado, quando, sob o efeito das manifestações, ficou em 31%. Como destaca o tucano, das nove áreas pesquisadas pelo Ibope, a desaprovação aumentou em todas – Saúde e Impostos (77%); Segurança (76%); Educação (65%); taxa de juros (73%); combate à inflação (71%); combate ao desemprego (57%); meio ambiente (54%) e combate à fome e à pobreza (48%). “Detalhe: a pesquisa foi às ruas antes da crise da Petrobras, quando a população tomou conhecimento de que a compra de Pasadena, que provocou um prejuízo de R$ 2,3 bilhões ao país, teve a autorização pessoal da presidente Dilma”, analisou. Para ele, o próximo levantamento deve trazer um quadro ainda pior para o Palácio do Planalto.

Líder da bancada tucana em 2013, Carlos Sampaio (SP) disse que o Brasil está tomando pé das coisas que acontecem neste “vergonhoso” governo Dilma. Para Cesar Colnago (ES), Dilma já começa a receber o “troco” por fazer tanta maldade com o povo brasileiro. “Praticamente 2/3 da população não aprovam este governo que finge que governa, sucateia o Brasil, esta lotado de gente que gosta de ‘malfeitos’ e ainda mente na maior cara dura”, apontou.

Reprovação generalizada

A queda de popularidade da presidente se reflete na queda da aprovação nas nove áreas de atuação do governo avaliadas. Como consequência o percentual dos que aprovam não supera o percentual dos que desaprovam em nenhuma das áreas avaliadas, como destacou o líder tucano. O descontentamento aumentou mais notadamente com relação às políticas econômicas, refletindo a maior preocupação com relação à inflação e ao desemprego. Confira os índices de reprovação:

Educação: 65%
Saúde: 77%
Segurança pública: 76%
Combate à fome e pobreza: 49% (não sabem ou não responderam: 3%)
Combate ao desemprego: 57%
Meio ambiente: 54%
Impostos: 77%
Combate à inflação: 71%
Taxa de juros: 73%

Foram entrevistadas 2.002 pessoas em 141 municípios, entre os dias 14 e 17 de março.
(texto atualizado às 15h18) (Da redação com Agência PSDB/Imagem: facsimile da pesquisa CNI/Ibope)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação, seu comentário será publicado após análise do conteúdo que o mesmo contém