quarta-feira, 19 de março de 2014

Bispos e padres do PR publicam texto sobre consumo de bebidas alcoólicas em festas de igreja


Os arcebispos e bispos do Paraná, reunidos em assembleia de 16 a 18 de março, juntamente da Comissão Regional dos Presbíteros, assinaram, unanimemente, um documento referente ao consumo de bebidas alcoólicas em festa de Igreja.

O texto que é endereçada às 18 dioceses, mais a Eparquia Ucraniana São João Batista, que juntas englobam 830 paróquias e mais de 9.700 comunidades católicas no Estado, pede que se “inicie uma caminhada de conscientização das comunidades, a fim de que sejam evitadas as bebidas alcoólicas nas festas abertas, almoços, jantares e em eventos promovidos pela Igreja”.
“Cuidado com a embriaguez!” (Lc 21,34). Essa citação do evangelho de Lucas, na esteira do documento de Aparecida que convida a abandonar com coragem as estruturas e práticas não evangelizadoras, e ainda impulsionados pelos gestos proféticos do Papa Francisco, serviram de base para o diálogo que levou à redação do texto.

Não se trata de um decreto, nem mesmo de uma proibição, mas os arcebispos, bispos e padres fazem votos de que as festas de igreja sejam voltadas para a sadia convivência das famílias e, cada vez mais, o dízimo seja implantado e desenvolvido nas comunidades.

Diocese de Guarapuava
Na Diocese de Guarapuava todas as paróquias já foram orientadas a não comercializarem bebidas alcoólicas, de acordo com o que foi deliberado na 18ª Assembleia Diocesana de Pastoral, que aconteceu em Guarapuava nos dias 08 à 10 de novembro de 2013.

 A "festa sem álcool" foi um dos temas debatidos pelos Grupos de Trabalho por ocasião da  Assembleia e a maioria das pessoas, 96%, posicionaram-se contra as bebidas alcoólicas nas festas. Das 328 pessoas que votaram, 315  são favoráveis ao banimento "do álcool".

LEIA A CARTA NA ÍNTEGRA (clique no anexo abaixo)
Visualizar Anexo

Fonte: www.centralcultura.com.br



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação, seu comentário será publicado após análise do conteúdo que o mesmo contém