terça-feira, 18 de março de 2014

Produção agroecológica chega a duas comunidades do Paraná


Tecnologia social Pais vai envolver 35 famílias da área rural de Itaperuçu e Cerro Azul
 
Duas comunidades rurais do estado do Paraná começam a implantar a tecnologia social Produção Agroecológica Integrada e Sustentável – Pais, com o apoio da Fundação Banco do Brasil e parceiros. Na comunidade de Três Irmãos, na cidade de Itaperuçu, a 31 quilômetros de Curitiba, 17 famílias vão iniciar a produção agroecológica, com plantação de hortaliças e frutas e a criação de animais, sem o uso de técnicas nocivas ao meio ambiente (agrotóxicos, queimadas e desmatamentos). Na comunidade rural de Bomba, em Cerro Azul, a 81 quilômetros de Curitiba, são 18 famílias envolvidas no projeto. 
 
Os agricultores participaram de eventos para celebrar a inauguração do Pais. Nesta segunda (17/3), a cerimônia ocorreu na comunidade Três Irmãos, com a participação dos parceiros locais como a Secretaria de Agropecuária e Meio Ambiente de Itaperuçu, cooperativas de comercialização e de crédito e o sindicato de trabalhadores rurais.
 
Nesta terça-feira (18/3) foi a vez dos participantes de Cerro Azul comemorarem o início do projeto, na comunidade de Bomba. Estiveram presentes representantes de parceiros como a Secretaria Municipal do Meio Ambiente, o sindicato dos trabalhadores rurais, cooperativas de comercialização e de crédito e a associação local de produtores orgânicos.
 
Para iniciar a produção, os participantes das duas comunidades vão passar por várias capacitações relacionadas ao plantio e manejo das técnicas da produção agroecológica, noções sobre cooperativismo e associativismo, para atuar em conjunto com outros produtores, e formas de comercialização.
 
Na primeira fase , o projeto visa garantir a segurança alimentar das famílias. Em um segundo momento, os produtores são orientados a comercializar os excedentes de produção em feiras de hortifrutigranjeiros a fim de obterem renda, o que gera inclusão socioprodutiva.
 
As unidades Pais serão estruturadas no mesmo terreno onde vivem as famílias. Os  primeiros canteiros serão construídos em regime de mutirão, para que os produtores aprendam a metodologia e possam depois aplicar a tecnologia social no terreno de casa.
 
Outros estados
A implantação do Pais nas comunidades do Paraná faz parte de uma parceria realizada entre a Fundação Banco do Brasil, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), a Fundação de Desenvolvimento, Assistência Técnica e Extensão Rural de Goiás (Fundater) e a União Nacional de Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes). Com investimento social total de R$ 1,9 milhão, a parceria prevê também a implantação de PAIS em outras quatro cidades: São José de Ubá e Campos dos Goytacazes, no estado do Rio de Janeiro, Guapó e Heitoraí, em Goiás. Nas duas primeiras os trabalhos começaram em fevereiro. Nas comunidades de Goiás o evento inaugural está previsto para os dias 24 e 25 de março. O projeto vai atender 105 famílias.
 
Sobre o Pais
A tecnologia social Produção Agroecológica Integrada e Sustentável (Pais) é uma técnica de agricultura ecológica com irrigação por gotejamento e adubação orgânica com dejetos de galinhas e tem foco na segurança alimentar das comunidades. Os agricultores são estimulados a comercializarem os alimentos produzidos, frutas e hortaliças, além de plantar árvores nativas de suas regiões.
 
Mais Informações:
Lídia Mara   (61) 3104-4658
Paula Crepaldi  (61) 3104-4658
imprensa@fbb.org.br

 
 
Paula Crepaldi
Coordenadora de Comunicação - Ideorama
Fundação Banco do Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação, seu comentário será publicado após análise do conteúdo que o mesmo contém