terça-feira, 11 de março de 2014

Palmas terá três usinas movidas a vento


O deputado Valdir Rossoni, presidente da Assembleia Legislativa, acompanhou nesta terça-feira (11) um grupo de empresários da área energética em reunião com o governador Beto Richa, no Palácio Iguaçu. Eles apresentaram o projeto de instalação de três usinas eólicas no município de Palmas. Juntas, elas terão capacidade de gerar energia suficiente para abastecer 300 mil habitantes.

Rossoni tem acompanhado de perto este projeto e tem feito esforços para viabilizá-lo. “É um investimento que vai colocar Palmas em destaque no cenário econômico do estado. A visão estratégica do governador Beto Richa vai compensar a inércia do governo anterior”, disse.

O deputado ressaltou a importância desse tipo de usina para o desenvolvimento do país. “Em tempos de apagão energético devido à má gestão do governo federal, um investimento deste porte aqui no Paraná vai aumentar a produção de energia e afastar o temor de novos apagões.”

O início da construção das usinas está previsto para 2015. Serão investidos R$ 800 milhões. A energia eólica utiliza o vento como fonte geradora, por isso tem baixo impacto ambiental.

Participaram da reunião os representantes dos consórcios Complexo Eólico Rota das Araucárias, Complexo Eólico Serra da Esperança e Complexo Eólico Água Santa.; o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Palmas (ACIPA), Rudimar Dedomenico; e o vice-presidente para assuntos regionais da ACIPA, Antonio Plates de Oliveira.

Eficiência

O governador Beto Richa revelou que nos últimos três anos a Companhia Paranaense de Energia (Copel) retomou os investimentos nos serviços de geração e fornecimento de energia elétrica, aplicando cerca de R$ 5,5 bilhões.

Richa afirmou que o governo estadual é parceiro das empresas do setor porque a energia produzida promove o desenvolvimento do campo e da cidade, principalmente do setor industrial. “Uma energia eficiente e de qualidade alavanca o desenvolvimento econômico, e isso resulta em geração de empregos e renda”, afirmou.


Sonia Maschke
Jaime Santorsula Martins
Ass. de Comunicação da Presidência



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação, seu comentário será publicado após análise do conteúdo que o mesmo contém