sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Em reunião, Bernardo Carli destaca prazos e pede união de forças para implantação do curso de Medicina em Guarapuava






O deputado estadual Bernardo Ribas Cari articulou uma reunião na noite desta quinta-feira, 08 de agosto, com representantes de hospitais e faculdades de Guarapuava e com autoridades. No encontro, o parlamentar destacou a importância de o município estar preparado para receber a graduação, ressaltou que existem prazos para a apresentação de projetos e pediu a união de todos.

"O curso de Medicina, assim como o Hospital Regional, é um grande sonho nosso. Eu defendo esta causa desde a minha campanha eleitoral e, juntamente com todos, comemorei o anúncio do governo federal de que Guarapuava foi selecionada para receber a graduação”, disse.

Apesar de o edital ainda não ter sido divulgado, há portarias normativas que dispõem sobre o curso e com base nas quais já é possível se preparar. Sabe-se, por exemplo, que os hospitais devem protocolar o projeto de residência médica, até 31 de agosto. "São pontos que podemos estudar e com isso nos antecipar, mostrando o nosso interesse e procurando garantir que o curso venha para a nossa cidade", afirmou.

Participaram da reunião o reitor da Unicentro, professor Aldo Nelson Bona, a procuradora institucional da Faculdades Campo Real, Lourdes de Figueiredo Leal, o diretor da Faculdade Guairacá, professor Juarez Soares, o provedor do Hospital São Vicente, Rui Primak, o diretor do Hospital Santa Tereza, Eduardo Potulski e os sócios Frederico Virmond Filho e Alcebiades Virmond, o chefe da 5ª Regional de Saúde, Vinicius Traiano, e os vereadores Maria José Mandu Ribeiro Ribas, Cosme Stimer e Milton Roseira Junior.

Os presentes levantaram pontos referentes à legislação e expuseram o conhecimento que têm a respeito da formação médica. Também apresentaram algumas dúvidas e acordaram em convidar para uma próxima reunião Aldiney Doretto, guarapuavano que trabalha na área de cursos de expansão no Ministério da Saúde. Eles também ressaltaram a importância da discussão e da organização e agradeceram o empenho de Bernardo Carli.

“Vocês deputados fizeram bem a parte que lhes cabe, que foi garantir que Guarapuava fosse incluída na seleção. A parte política foi feita e é importante as pessoas saberem disso”, afirmou Soares.

Bernardo reforçou sua disposição em trabalhar pela implantação do curso no município. “Foi uma discussão muito produtiva. Pudemos levantar as dúvidas que as instituições têm e também apontar alguns encaminhamentos. Convidaremos um técnico para que no nosso próximo encontro ele possa esclarecer algumas questões e, assim, agilizarmos o processo. Estou à disposição para fazer a interlocução com o governo e contribuir com o que for necessário”, disse. “Lembrando que o apoio do deputado Zeca Dirceu, em Brasília, tem sido muito importante e decisivo para esta conquista”, completou Carli.



Vagas

Por meio do programa Mais Médicos, o Paraná ofertará 400 vagas para o curso de Medicina. O total será distribuído entre cinco cidades: Guarapuava, Pato Branco, Umuarama, Foz do Iguaçu e Curitiba. O edital deve ser publicado até setembro.



Assessoria de Imprensa e Comunicação



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação, seu comentário será publicado após análise do conteúdo que o mesmo contém