terça-feira, 13 de agosto de 2013

Palestra sobre política macroeconômica abre Semana Acadêmica na UFFS - Campus Laranjeiras do Sul




Nesta segunda-feira (12), no Cine Teatro Iguassu, aconteceu a abertura da I Semana Acadêmica de Ciências Econômicas da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Laranjeiras do Sul. O evento foi prestigiado por acadêmicos, docentes e técnicos-administrativos da Universidade e pela comunidade em geral.

A mesa de abertura foi composta pelo vice-reitor da UFFS, Antonio Inácio Andrioli, diretor do Campus Laranjeiras do Sul, Paulo Henrique Mayer, coordenadora Acadêmica, Cladir Terezinha Zanotelli, coordenador Administrativo, Fernando Zatt Schardosin, e coordenador do curso de Ciências Econômicas, Luis Cláudio Krajevski. Pouco antes, houve uma apresentação da Banda Municipal de Laranjeiras do Sul.

Após o cerimonial de abertura, o professor da Fundação Getúlio Vargas (FGV-RJ), Fernando de Holanda Barbosa, ministrou a palestra A política Macroeconômica do Governo Dilma. “Procurei fazer uma avaliação da política econômica desde quando a presidente Dilma tomou posse até o momento atual e o que se espera deste resto de ano e do próximo, quando ela encerra o mandato. Além disso, tive como objetivo mostrar que a teoria que os alunos estudam é justamente o mecanismo de fazer qualquer análise do mundo em que vivemos”, afirmou Barbosa.

Durante a Semana Acadêmica, serão realizadas outras palestras e debates, enfocando temas relacionados à economia brasileira e ao desenvolvimento regional, e ofertados minicursos em temas não aprofundados no currículo da graduação. “Entre as razões principais na realização do evento estão a troca de experiências com palestrantes de prestígio nacional e a realização de minicursos que avançam alguns conteúdos não vistos durante as aulas”, explica o professor Luis Cláudio Krajevski.

Estão programados, ainda, o lançamento do livro “Ensaios de Economia Paranaense e Brasileira e Paranaense”, que tem como organizadores Eduardo Gelinski Junior, Armando Dalla Costa e Janete Leige Lopes e o show de encerramento com o músico Dante Ramon Ledesma. A Semana Acadêmica conta com o apoio da Prefeitura de Laranjeiras do Sul e da Cooperativa de Crédito Rural com Interação Solidária (Cresol).

Dia do Economista

Em comemoração ao Dia do Economista, o Campus Laranjeiras do Sul e o Conselho Regional de Economia (Corecon-PR) montaram, nesta terça-feira (13), a Tenda da Economia, na Praça José Nogueira do Amaral. No local, docentes e acadêmicos da UFFS tiram dúvidas da população sobre temas econômicos – como juros, inflação e orçamento doméstico – e divulgam o curso de Ciências Econômicas.

Confira abaixo a sequência da programação da I Semana Acadêmica de Ciências Econômicas:

13/08/2013 
19h - Palestra em alusão ao dia do economista: “Desenvolvimento Regional e o papel do Economista”, com o professor José Maria Ramos (UNIOESTE) 
21h - Apresentação dos Grupos de Pesquisa vinculados ao curso de Ciências Econômicas da UFFS 
Local: Cine Teatro Iguassu 
 
14/08/2013 
19h - Minicursos de Economia: Minicurso – Perícia Econômica (8 h/a); Minicurso 2 – Ciclo de Palestras (8 h/a) e Minicurso 3 – Inovação e Desenvolvimento (4 h/a) 
Local: Bloco A - UFFS 
  
15/08/2013 
18h - Lançamento do livro: Ensaios de Economia Paranaense e Brasileira e Paranaense, organizadores: Eduardo Gelinski Junior, Armando Dalla Costa e Janete Leige Lopes 
19h - Continuação dos Minicursos de Economia  
Local: Bloco A - UFFS 
  
16/08/2013 
19h - Palestra de Encerramento: Conjuntura Política e Econômica Brasileira, em especial, Conjuntura Agrária, com o professor Guilherme Delgado (IPEA) 
Local: Cine Teatro Iguassu 
22h - Show de Encerramento, com a presença do músico Dante Ramon Ledesma 
Local: Praça José Nogueira do Amaral

 Adolfo Vaz
Jornalista MTB 8432/PR
Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
Campus Laranjeiras do Sul

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação, seu comentário será publicado após análise do conteúdo que o mesmo contém