quarta-feira, 7 de agosto de 2013

CREA-PR fiscaliza aterro sanitário em Guarapuava



                  Foto ilustrativa

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (CREA-PR) realiza nessa quinta-feira, 8, fiscalização no aterro sanitário municipal de Guarapuava. A medida integra uma série de ações em todo o Estado e contará com a participação de agentes de fiscalização da modalidade da engenharia química e engenharia civil.

O principal foco das ações no Paraná é orientar os municípios sobre a importância da participação de um profissional habilitado na operação destes aterros, pois tal atividade requer conhecimentos técnicos e de legislação adequados. “Com o devido acompanhamento profissional, a disposição de resíduos nos aterros se torna mais segura, evitando a contaminação do solo e águas subterrâneas e minimizando a propagação de maus odores”, explica a gerente do Departamento de Fiscalização (DEFIS) do CREA-PR, Vanessa Moura.

Outro objetivo do Conselho com a fiscalização é conscientizar a sociedade, que muitas vezes não sabe dos riscos envolvidos quando há um gerenciamento inadequado nos aterros. “Além dos riscos ambientais, existem os riscos à saúde pública, com a proliferação de doenças através de animais ou insetos que são atraídos ao local. A falta de controle nos aterros sanitários também pode levar à disposição de resíduos industriais, resíduos de saúde e resíduos de construção civil que, conforme legislação ambiental, deveriam ter um tratamento e destinação final específicos para eliminar características como toxidade e patogenicidade”, acrescenta Vanessa.

A fiscalização do CREA-PR já esteve nos aterros sanitários de Fazenda Rio Grande (Região Metropolitana de Curitiba), Cascavel, Marechal Cândido de Rondon e Cianorte.

Histórico

Em 2008, foi realizada uma fiscalização em todos os aterros sanitários do Estado, porém de uma forma mais simplificada. Desta vez, a fiscalização será realizada por equipes especializadas, ampliando a abordagem com o levantamento das condições dos aterros, a verificação de itens como licença ambiental, drenagem de águas pluviais, drenagem de gases, drenagem e tratamento de chorume e análises químicas realizadas, entre outros.

Ao final da ação estadual, o CREA-PR elaborará um relatório compilando informações de todas as fiscalizações realizadas no Paraná. Participam da ação como convidados conselheiros, assessores e inspetores do CREA-PR, bem como associações de engenheiros e órgãos públicos.

Daniela Weber Licht

João Quaquio
Assessoria de Imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação, seu comentário será publicado após análise do conteúdo que o mesmo contém