segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Mais de 13 mil candidatos para o Processo Seletivo do curso de Medicina da UFFS




A Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) publicou hoje (23) a relação de inscrições homologadas (válidas) para o Processo Seletivo do Curso de Medicina, que será oferecido pela instituição no Campus Passo Fundo.

A Comissão do Processo Seletivo homologou 13.180 inscrições, que estão aptas à concorrer às 40 vagas oferecidas para ingresso no segundo semestre letivo de 2013. O índice geral de candidato/vaga ficou de 329,5.

O Processo Seletivo para o curso de Medicina da UFFS registrou candidatos de todos os 27 estados do Brasil e abrangeu 2.022 dos 5.570 municípios brasileiros.

De acordo com o Reitor, Jaime Giolo, o índice geral de candidato/vaga (329,5) ficou entre as maiores do Brasil. “O número abundante de inscritos no processo seletivo de medicina sinaliza, em primeiro lugar, que a juventude brasileira quer fazer medicina e está disposta a encarar um curso de seis anos e em tempo integral. Isso mostra também que a oferta de vagas em medicina é insuficiente no Brasil, o que reafirma, legitima e confere caráter de oportunidade e necessidade ao Programa Mais Médicos no Brasil e do Plano Nacional de Expansão das Escolas Médicas Federais, da qual o curso de medicina da UFFS faz parte”, afirma.

Para a UFFS, segundo o Reitor, esse alto índice também significa uma confiança sem limites na qualidade do curso que se está promovendo. “Entendo que essa tese se justifica, pois se trata de um curso novo, em uma instituição nova e mesmo assim registra um dos maiores índices de candidato vaga que se conhece no Brasil. Isso demonstra confiança na instituição, na qualidade dos processos levados adiante pela UFFS e dá certeza de que faremos uma formação médica importante”, aponta Giolo. “Sinaliza também que essa busca por este curso, com o perfil que tem, condiz com as aspirações da sociedade brasileira para que a formação médica tenha, não só qualidade, mas conformação com as necessidades do país, que é o que os cursos do plano propõem”, finalizou.

Perfil do candidatos

- dos 13.180 inscritos, 8530 são do sexo feminino e 4650 do sexo masculino.

-90,8% dos candidatos estão na faixa etária entre 16 e 25 anos.

- o processo também registrou a inscrição de nove candidatos na faixa etária entre 60 e 80 anos de idade.

- 45 inscritos se autodeclararam indígenas, 169 amarelos, 9153 brancos, 2796 pardos, 722 pretos e 295 candidatos não declararam cor/etnia;

- os estados que mais registraram inscritos foram Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Minas Gerais e Bahia, nessa ordem;

- inscritos por Grupos: Grupo I: 1156; Grupo II: 3162; Grupo III: 600; Grupo IV: 2596; Grupo V: 446 e Grupo VI: 5220.

Veja abaixo o infográfico com mais dados do PS Medicina UFFS/2013.


Próximos passos

A UFFS organiza, para os próximos dias, a publicação da lista dos candidatos classificados e as orientações para matrículas. Os candidatos devem ficar atentos ao site da UFFS (www.uffs.edu.br) e às redes sociais oficiais da instituição www.facebook.com/uffsonline e www.twiter.com/uffsonline.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação, seu comentário será publicado após análise do conteúdo que o mesmo contém