quarta-feira, 8 de maio de 2013

Palestra abre atividades de pós-graduação na UFFS - Campus Laranjeiras do Sul






"Um curso para produzir leite limpo". Este foi o título da palestra ministrada pelo professor aposentado da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Luiz Carlos Pinheiro Machado, que marcou o início das atividades da pós-graduação lato sensu em Produção de Leite Agroecológico, realizada pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Laranjeiras do Sul. O evento aconteceu na manhã desta quarta-feira (8), no auditório do Bloco A, no campus definitivo.

No início do evento, o diretor de Campus, Paulo Mayer, deu as boas-vindas aos estudantes do novo curso de especialização. Na mesa de abertura, também estavam presentes o coordenador do curso de pós-graduação, professor Pedro Ivan Christoffoli, o presidente do Conselho Estratégico Social da UFFS, Elemar Cezimbra, o superintendente estadual do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Nilton Bezerra Guedes, e o representante do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), Daniel Sanches Pereira.

Em sua fala, o professor Pinheiro Machado destacou a importância da especialização em Produção de Leite Agroecológico. “Procurei mostrar que a tecnologia limpa tanto serve para o pequeno como para o grande produtor, ou seja, o curso vai desenvolver uma tecnologia que serve para contemplar as demandas de alimentos limpos da humanidade”, afirma.

Os presentes ao evento acompanharam ainda uma apresentação musical com a violinista Gabriela Cardoso, além da peça “Dois tomates e dois destinos”, encenada pela Companhia Artística Saci Arte, do Colégio Estadual Iraci Salete Strozak, de Rio Bonito do Iguaçu (PR).

O curso

De acordo com a professora Josimeire Aparecida Leandrini, que coordena a pós-graduação em conjunto com Christoffoli, o curso é inovador para a região. “Este curso inova na questão tecnológica, pois traz novos argumentos e mais elementos para a produção de leite agroecológico. O objetivo principal é capacitar o profissional a trabalhar com agroecologia ou na transição agroecológica para a produção de leite e outras culturas sem utilizar agroquímicos”, ressalta.

As aulas da especialização acontecerão no Centro de Desenvolvimento Sustentável e Capacitação em Agroecologia (Ceagro), localizado em Rio Bonito do Iguaçu, e funcionarão em regime de alternância. “Serão etapas de aulas de cerca de sete dias com intervalos de dois meses. Desta forma, o aluno tem tempo de trabalhar algumas questões em sala de aula e depois levar isso para sua região, interagindo o tempo escola com o tempo comunidade”, explica Josimeire.

Além de estudantes do Paraná, o curso conta com alunos do Mato Grosso, Minas Gerais, Distrito Federal, Espirito Santo, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. O assistente técnico em Agricultura Familiar, Francis Guedes, veio de Belo Horizonte (MG) para cursar a especialização. “Trabalho há algum tempo com produção agroecológica de leite e a oportunidade de uma formação mais aprofundada nessa área me motivou a fazer o curso”, relata.

Já o técnico em Gestão de Cooperativas, Altemar Freitas, é morador do Assentamento Oito de Junho, localizado em Laranjeiras do Sul, e também busca especializar-se na área agroecológica. “Estamos construindo um laticínio no assentamento com o objetivo de produzir leite orgânico e decidi fazer o curso buscando adquirir experiência e conhecimento neste tema”, afirma.

O curso, que ofereceu 50 vagas com bolsa CNPq, tem o apoio do Ceagro, Incra, UFSC, Fundação Mundukide, Cooperativa de Prestação de Serviços Técnicos (Coptec) e Confederação das Cooperativas de Reforma Agrária do Brasil (Concrab). O corpo docente é formado por professores da UFFS, UFSC, Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e Universidade do Contestado (UnC).

Assessoria de Comunicacao - Laranjeiras do Sul


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação, seu comentário será publicado após análise do conteúdo que o mesmo contém