terça-feira, 28 de maio de 2013

Cantagalo: Prefeito pretende implantar programa de avicultura familiar





Dona Maria de Lourdes Konjunski, coordenador geral do PAF Marcos Bertoli, prefeito Everson, secretária executiva do Instituto Globo Aves Luciana, vereador Rudimar Vagliatti e secretário de Indústria e Comércio Eliton Ravanelo









Oportunidades: Prefeito pretende implantar programa de avicultura familiar em Cantagalo

Projeto do Instituto Globo Aves contempla um sistema de criação e manejo de galinhas caipiras através de transferência do conhecimento técnico e prático às famílias

O prefeito Everson Konjunski pretende implantar mais um projeto inovador e promissor em Cantagalo. Trata-se do Programa de Avicultura Familiar (PAF), do Instituto Globo Aves, em parceria com o Governo do Estado, que contempla a orientação na criação e manejo de galinhas caipiras como forma de subsistência econômica. “Quero que as famílias de nossa cidade tenham uma vida cada vez melhor. Esse programa é uma oportunidade de ter uma alimentação de mais qualidade e principalmente de gerar renda. A minha meta é que nosso município prospere a cada dia”, comentou o prefeito.

Conforme o coordenador geral do programa, Marcos Bertoli, o convênio do Instituto com o município prevê o fornecimentos de 50 aves caipiras com uma linhagem especial para cada família cadastrada. “Não são simples aves caipiras, são aves com genética superior, que produzem mais ovos, que contém mais proteínas, que tem uma carne de muita qualidade e sabor”, explicou. O PAF busca utilizar a agricultura familiar como forma de criar renda para famílias em situação de vulnerabilidade social, que cadastradas no programa recebem toda a capacitação e assistência técnica necessária para obter bons resultados na criação das aves. Além da introdução de proteínas na alimentação familiar e do estímulo à criação de galinhas caipiras como atividade econômica, o programa oportuniza entre outras coisas a criação de pequenas cooperativas, diminui o êxodo rural e cria sustentabilidade, associando outros cultivos como frutas, hortaliças e gado leiteiro.

O PAF é dividido em etapas até sua implantação, sendo apresentação e inclusão do programa no município, assistência para adequação da infraestrutura em cada propriedade das famílias cadastradas, recebimento e criação das aves. Em Cantagalo, o projeto está em fase inicial e em breve serão convocadas as famílias interessadas em participar do programa para analisar a viabilidade do mesmo. É necessário que haja entre 30 e 100 famílias para que o programa seja implantado. “Podemos fazer de Cantagalo um polo na criação de galinha caipira, na distribuição de ovos, de carne. Atrair turistas para cá, aumentar a renda e a qualidade de vida das nossas famílias”, citou o prefeito.

CRÉDITOS: Camille Prestes/Assessoria de Imprensa




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação, seu comentário será publicado após análise do conteúdo que o mesmo contém