terça-feira, 8 de outubro de 2013

TSE realiza evento sobre combate à corrupção e à lavagem de dinheiro





Começou hoje (7), na sede do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o curso de Capacitação e Treinamento no Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro. O evento conta com a participação de servidores do TSE, de Tribunais Regionais Eleitorais e de vários outros órgãos como, por exemplo, da Polícia Federal, Ministério Público e Receita Federal do Brasil. O evento segue até 10 de outubro, quinta-feira.

A abertura foi realizada, nesta manhã, pelo diretor-geral do TSE, Anderson Vidal Corrêa, pelo delegado de Polícia Federal e coordenador-geral de Articulação Institucional do Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Jurídica e Internacional, Roberto Bisoli, e pelo coordenador de Exame de Contas Eleitorais e Partidárias do TSE, Thiago Bergmann. Para Anderson, o tema é “polêmico e complexo, mas instigante àqueles que gostam de lidar com essa matéria”. Thiago lembrou que aquele momento deveria ser aproveitado ao máximo já que trará “bons frutos para o trabalho” e que a Coepa está “sempre tentando aprimorar os processos de fiscalização e está em contato constante com outros órgãos”.

Antes de iniciar a palestra de abertura, Roberto Bisoli disse que o Programa é extremamente relevante, já que a Lei nº 12.683/ 2012, que implementou mudanças nos crimes de lavagem de dinheiro, e os movimentos internacionais trouxeram “uma nova política criminal voltada para a asfixia financeira das organizações criminosas”. Bisoli lembrou ainda a importância do evento para a troca de experiências: “ Ninguém vai adiante se não trocar informações. Sempre temos um horizonte muito maior que precisamos conhecer”, enfatizou.

Programação

Durante os quatro dias do evento os participantes assistirão a palestras sobre o Sistema Nacional de Combate à Corrupção e Lavagem de Dinheiro, análise e identificação de movimentações financeiras suspeitas, Regulação do Banco Central e Serviços bancários, enriquecimento ilícito, fraude à licitação, dentre outros temas. Os palestrantes representam instituições importantes para o tema no Brasil: a Polícia Federal, Banco Central, Receita Federal, Controladoria-Geral da União, Ministério da Justiça e do próprio TSE.

Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro

A Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (ENCCLA) foi criada em 2003, por iniciativa do Ministério da Justiça, como forma de contribuir para o combate sistemático à lavagem de dinheiro no País. Consiste na articulação de diversos órgãos dos três poderes da República, Ministérios Públicos e da sociedade civil que atuam, direta ou indiretamente, nessa área com o objetivo de identificar e propor seu aprimoramento.

Nesse contexto, o Programa Nacional para capacitação e treinamento para o Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (PNLD) surgiu para o cumprimento de uma das metas da ENCCLA e para a capacitação de agentes públicos e para orientação da sociedade.

AP/GA
Fonte: TSE


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação, seu comentário será publicado após análise do conteúdo que o mesmo contém