O Solar Impulse decolou de Payerne, no oeste da Suíça, na manhã desta sexta-feira e deve pousar no aeroporto de Bruxelas em 12 horas.
"O objetivo é mostrar o que podemos fazer com a tecnologia existente em termos de energia renovável e a capacidade de poupar energia", disse o co-fundador do projeto e piloto Andre Borschberg à Reuters por telefone de pleno voo.
Borschberg acredita que esse tipo de tecnologia solar pode ser copiado para fornecer energia a carros e residências.
"É simbólico conseguirmos viajar de um lugar para outro usando energia solar", afirmou.
O projeto Solar Impulse começou em 2003 com um orçamento de 90 milhões de euros (128,6 milhões de dólares) durante dez anos, e envolveu engenheiros da fabricante de elevadores suíça Schindler e financiamento para pesquisa do grupo químico belga Solvay.
O avião, que requer 12.000 células solares, embarcou em seu primeiro voo em abril de 2010 e completou um voo de 26 horas, um tempo recorde de voo para uma aeronave movida a energia solar, três meses depois.
Com uma velocidade média de voo de 70 quilômetros por hora, o Solar Impulse não é uma ameaça imediata aos jatos comerciais, que conseguem se deslocar a uma velocidade 10 vezes maior. O voo de Genebra para Bruxelas pode demorar pouco mais de uma hora para um avião comercial padrão.
Gazeta do Povo
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