segunda-feira, 9 de maio de 2011

Brucelose pode ser doença de notificação obrigatória

A proposta foi uma das pautas do Conselho de Sanidade Agropecuária de Guarapuava
Brucelose pode ser doença de notificação obrigatória

A proposta de que a brucelose seja doença de notificação obrigatória, para possibilitar mais informações e evitar a propagação da doença foi uma das propostas da reunião sediada pelo  Sindicato Rural de Guarapuava  nesta segunda-feira (9), com o Conselho de Sanidade Agropecuária de Guarapuava (CSA). Entre os assuntos discutidos, os membros falaram sobre o controle e a erradicação da brucelose e tuberculose na pecuária do município. A proposta citada foi feita pelo diretor do departamento de vigilância em saúde  Fernando Pedrotti


O fortalecimento da prevenção foi outro assunto discutido na reunião, com a divisão de três frentes de trabalho: a primeira para a criação do fundo de reembolso; a segunda fará o trabalho de educação nas escolas, em parceira com o Núcleo Regional de Educação e a terceira equipe será encarregada da saúde e sanidade, trabalhando em parceria com 5ª Regional de Saúde.


O presidente do Sindicato Rural de Guarapuava, Rodolpho Luiz Werneck Botelho, é o mobilizador da equipe de estudo para a formação do fundo de reembolso. “Este estudo será feito a partir de experiências de municípios que já possuem o sistema em funcionamento. Estudaremos a captação desse recurso e o controle juntamente com produtores rurais, cooperativas e prefeituras”, completou Botelho.


O Conselho pretende promover um encontro regional de produtores rurais durante a Expogua 2011, no mês de agosto, para explicar e mobilizar os produtores com relação à importância da sanidade agropecuária.


O CSA é formado por representantes de entidades ligadas ao agronegócio e a vigilância sanitária de Guarapuava. Um dos temas abordados na reunião foi a criação de um fundo de reembolso de sanidade. 
http://www.redesuldenoticias.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação, seu comentário será publicado após análise do conteúdo que o mesmo contém