sexta-feira, 20 de maio de 2011

Padre larga batina para ser pré-candidato em Cantagalo

A Igreja e a Política estão cada vez mais próximas. Apesar da convenção de que a Igreja e o Estado são separados, a cada eleição as duas aproximam-se mais, criando a sensação de aumento da influência das igrejas sobre o voto. A prova de que a religião está intensamente envolvida na política brasileira vem desde que o Descobrimento foi celebrado com uma missa.
E os políticos - incluindo a presidente eleita Dilma Rousseff - tem lutado pelo voto religioso com a mesma sofreguidão com que os pastores e bispo tem buscado influencia e poder - seja por lobby ou por participação direta nos partidos.
 Na política local a situação se repete.
 Na última semana, o padre Jair Rocha da Silva, rezou sua ultima missa na Paróquia Imaculada Conceição de Cantagalo. Ele largou a batina para ser pré-candidato a prefeito do município.''Deixei um trabalho religioso não para ser mais um candidato.
Mas sim para mostrar novas idéias, com pessoas novas a provar o quanto gosto de Cantagalo'', afirmou.
Formado em Gestão Pública, Teologia e Filosofia e com a experiência da administração da Paróquia, Jair Rocha da Silva está há cinco anos na função de pároco de Cantagalo. Ele acredita que nesse período conseguiu mostrar seu trabalho. E depois de conversas com lideranças locais, deputados e com bispo tomou a decisão de colocar-se com pré-candidato para concorrer pelo Partido da República (PR). ''Como padre não poderia ficar como candidato. Agora pretendo cuidar do meu projeto de administração que é essencial'', justifica Jair.
                                    Oposição
Se concorrer pelo PR, o Padre Jair será oposição á atual administração.
O Prefeito Pedro Borelli afirmou que tem oito pré-candidato: Ernesto Giacomin,, Ivone Correa, Vilson Rocha Ribas, Orlando Dallastra, Sirlei Okonoski, Ubiratan, Estevo Damiani e Elivar Correa(Duda). ''Convidamos o padre Jair para participar do partido e ele não quis entrar no PSDB.Temos outros pré-candidatos'', justificou Borelli.
Questionado se o padre é um forte concorrente, o prefeito Pedro Borelli foi enfático. ''Eu não me manifesto. O forte é o meu'', rebateu.
                                    Despedida
A celebração de despedida do padre Jair da Paróquia Imaculada Conceição na segunda (16) foi marcada pela emoção. Com a igreja lotada, os fiéis vieram em massa participar da última missa do Padre.Além dos fiéis, um grande número de padres veio acompanhar esse momento importante para o Padre Jair. São eles:Padre Diego, do Seminário Pastoral Indigenista de Larangeiras do Sul; Padre Valdecir, de Rio Bonito do Iguaçu; Padre Fernando, de Porto Barreiro; Padre José Rodrigues, Pinhão; Padre Osmar, Guarapuava; Padre Sergio, Guarapuava; Padre Santos e Padre Miguel, de Nova Laranjeiras ; Padre Gabriel, do Centro Educacional de Laranjeiras do Sul; Padre Carlos, Guarapuava; Padre Jorge, Laranjeiras do Sul; Padre Adalto José Bona, Rosário do Ivai; Padre Antonio Ailson Aurélio, da Diocese de Guarapuava; trabalhando em Cascavel com Reitor do Seminário de Teologia; Padre Paulo, Pitanga; Padre José Joules, Goioxim; Padre Ari Marcos Bona, Paróquia Santana de Guarapuava; Diácono Sebastião, de Candói e o padre Joaquim Bernardo da Rocha, que assumiu quarta- feira(18) a Paróquia Imaculada Conceição.

Após celebrar sua última missa, padre Jair não conteve as lágrimas ao iniciar um breve discurso de agradecimento a todos que auxiliaram na sua tragetória de pouco mais que cinco anos á frente da Paróquia.
O vídeo e mais fotos do evento podem ser visto no site http://prcentrosul.com/

Um comentário:

  1. A matéria que saiu no correio tem vários erros, a começar pelo título. O padre não largou a batina nem pretende seguir a carreira política, ele falou claramente que apenas licenciou-se para trabalhar em um projeto e após concluído vai retornar ao sacerdócio. A resposta do atual prefeito: "não tenho nada a declarar, mas o meu candidato é muito melhor". Sem comentários!

    ResponderExcluir

Obrigado pela sua participação, seu comentário será publicado após análise do conteúdo que o mesmo contém