terça-feira, 12 de abril de 2011

Assentado de Goioxim é o 1° a ser certificado no PR pela produção de leite orgânico

Assentado é o 1° a ser certificado no PR pela produção de leite orgânico
Oclides Miranda de Lima, do Goioxim, também produz hortaliças, grãos e frutas.

O  produtor Oclides Miranda de Lima, do Assentamento Jabotical, no município de Goioxim (PR) foi o primeiro a ser certificado no Paraná pela produção de leite orgânico pelo Programa Paranaense de Certificação de Produtos Orgânicos, núcleo de Guarapuava da Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (Unicentro), em parceria com a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti). O produtor e sua família conseguiram certificar também a produção de hortaliças, grãos e frutas.
De acordo com a engenheira agrônoma Carla Leite, uma das executoras do programa, com o apoio da Emater, o processo de certificação iniciou em 2009. Ela contou ainda que os profissionais da Unicentro auxiliaram o produtor Oclides para a obtenção da certificação, mas o manejo orgânico tem origem nos laços familiares e no apoio técnico que a Emater de Goioxim disponibiliza aos produtores da região.


Carla fez questão de afirmar que a persistência, o trabalho e a vontade de certificar a produção de leite e de vegetais foram fatores decisivos para que Oclides obtivesse dois certificados de conformidade orgânica pelo Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar), de forma totalmente gratuita.


“Parece simples descrever que um produtor obtenha dois certificados, mas para isso a família teve que trabalhar em dobro para se adequar às instruções normativas. Como exemplo destas adequações, o produtor teve que manter anotações diárias, para garantir a rastreabilidade da produção, implantar barreira vegetal em mais de 300 metros de sua propriedade, além de garantir respeito aos aspectos ambientais, econômicos e sociais no local. Resultado desse processo, hoje, a propriedade pode fornecer alimentos orgânicos para a sociedade, garantindo retorno econômico para o produtor”, contou a engenheira agrônoma.


Na região abrangida pela Unicentro, os profissionais do programa estão fazendo novos estudos de caso de unidades familiares de produção orgânica para certificação gratuita. Em março, um produtor do município de Pitanga (PR) já havia conseguido certificar a produção de hortaliças, grãos e frutas.


O núcleo de Guarapuava é coordenado pelo professor Jackson Kawakami, do Departamento de Agronomia da Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (Unicentro), e executado pela engenheira agrônoma Carla Leite, pelo médico veterinário Marlon Marques e pelo engenheiro ambiental Rodrigo Sidoski.


Além da Unicentro, outras sete instituições de ensino superior do Paraná participam do programa. Mais informações podem ser obtidas na coordenação do Programa, no Campus Cedeteg, em Guarapuava, pelo telefone (42) 3629-8153 ou pelo e-mail: ppcpounicentro@gmail.com.

Um comentário:

  1. Grande são os assentado que afrontam estes grandes que poluem e e que matam nossa fauna e nossa flora, e que espantamos pequenos para os grandes centros urbanos,sem destino e sem razão, e sem pão.
    parabéns ao Oclídes,por que sei do seu pensar e comungo de suas idéias, agora sendo exemplo.
    isso é prova suficiente de que são os pequenos que dão o bom exemplo. Assentamentos seriam a única justiça bem feita num país que o agro-negócio arrecada por um lado e tira por outro,quando danifica nossas vidas pelos agrotóxicos e pelo acúmulo de capital.
    Parabéns Oclides Miranda de Lima. obrigado por sua luta em favor da sensatez.

    ResponderExcluir

Obrigado pela sua participação, seu comentário será publicado após análise do conteúdo que o mesmo contém