quarta-feira, 13 de abril de 2011

Vereadores De Rio Bonito do Iguaçu instauram ‘CPI dos Combustíveis’

O consumo de combustível da secretaria de Viação de Obras de Rio Bonito do Iguaçu, referente ao ano de 2010, será investigado por uma Comissão Parlamentar de Inquéritos. A CPI foi instaurada por unanimidade pelos vereadores durante a sessão ordinária da última segunda-feira (11), tendo como presidente o legislador Oseias de Oliveira, Luiz Moretti como relator e Danilo Ferreira como secretário.     A comissão foi efetivada para investigar indícios de irregularidades no exercício de 2010. Segundo o presidente da Câmara, Junior Babinski, os vereadores receberam resposta de um pedido de informação referente a quantidade de combustível que foi consumido no ano passado. Depois de uma análise, eles constataram que os valores, muitos acima de R$ 70 mil por mês, no entendimentos deles, era muito alto. Junior  ressaltou que 2010 foi um ano bastante chuvoso e tendo conhecimento de causa, explicou que na Viação, são necessário um ou dois dias para que as máquinas retornem as estradas depois de uma chuva. “Mas o porque desse consumo? Nos fizemos outro pedido de informação sobre o horômetro, diário de bordo de cada máquina e simplesmente o prefeito respondeu que não tem controle algum. Não existe controle, sendo que é uma exigência do Tribunal de Contas”.
O presidente destacou que é um grande avanço para o Legislativo de Rio Bonito a instauração da ‘CPI dos Combustíveis’. Ele ainda fez algumas críticas quanto a atenção do Poder Executivo com os vereadores.“O Executivo não está levando a serio essa Casa. Todos os pedidos de informação que aprovamos em plenário, ele nos responde sem qualquer informação. Queremos que o prefeito tenha um respeito a mais pela Câmara”, reclamou.
O presidente da CPI, Oseias de Oliveira, comentou que ainda esta semana os trabalhos de investigação serão iniciados. Segundo ele, caso seja necessário será contratada uma empresa especialista em auditorias para assessorar no caso. Segundo o vereador, a incompatibilidade de máquinas em funcionamento com a quantia gasta com combustível motivou a instauração da comissão. “Temos 120 dias para concluir o caso, mas vamos ter um esforço extra para acabar antes do prazo e revelar para toda a população”, completou.
O Jornal Correio tentou contato com o prefeito Sezar Bovino por diversas vezes, mas em nenhuma delas foi obtido retorno. O vice-prefeito, Rildo Safraider não pode falar com a reportagem pois estava em outro compromisso. No entanto, a assessoria de comunicação divulgou nota oficial sobre o caso. Segundo ela, a municipalidade entende que a função dos vereadores é fiscalizar os atos do Executivo. Porém, até o fechamento desta matéria, a administração não havia sido comunicada oficialmente sobre o teor da CPI.

jcorreiodopovo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação, seu comentário será publicado após análise do conteúdo que o mesmo contém