sexta-feira, 29 de abril de 2011

Paricá - a árvore nativa mais plantada no Brasil

Na série de reportagens que o programa Sintonia Ambiental faz sobre as árvores nativas do Brasil, o ouvinte vai conhecer nesta semana o Paricá - uma árvore de grande porte e rápido crescimento, de madeira mole e branca e muito fácil de trabalhar. Originária da Amazônia, tem como variedade botânica o Guapuruvu, mais comum na Mata Atlântica. O Paricá é muito utilizado pela indústria de laminados e compensados e também na recuperação de áreas degradadas e para sombrear cultivos de café, cacau e pastos. Talvez por isso, seja a árvore nativa mais plantada hoje no Brasil. Nos estados do Pará, Maranhão e Mato Grosso já existem plantios  
Quem vai falar sobre o Paricá é o pesquisador aposentado da Embrapa Florestas e autor da coleção Espécies Arbóreas Brasileiras, Paulo Ernani Ramalho Carvalho.  
Na série de reportagens, o programa Sintonia Ambiental traz informações sobre algumas das árvores nativas do Brasil com maior potencial para a produção comercial e também sobre as espécies ameaçadas de extinção.
Sintonia Ambiental vai ao ar toda quinta-feira, às 7 horas da manhã, pela Rádio Senado Ondas Curtas, com reprise aos domingos, dentro do Programa O Senado é Mais Brasil. A Rádio Senado Ondas Curtas transmite em 5990 Khz, faixa de 49 metros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação, seu comentário será publicado após análise do conteúdo que o mesmo contém