Neste verão, as pessoas devem ficar atentar e evitar o contato com lagartas e insetos, segundo alerta Gisélia Rubio, chefe da Divisão de Zoonoses da Secretaria da Saúde do Paraná. Por exemplo: o simples contato com as cerdas de mariposas do gênero Hylesia provoca dermatite urticante, que é uma forte irritação na pele. As feridas na pele aparecem algumas horas depois e provocam incômoda coceira.
A visão pode ficar comprometida se a pessoa coçar os olhos depois de tocar na mariposa. O contato com a lagarta, também conhecida como taturana ou ruga, provoca queimação na pele, coceira, vermelhidão e inchaço. No caso de contato com mariposa ou lagarta e, diante do aparecimento dos sintomas da contaminação, a pessoa deve procurar tratamento médico imediatamente.
Fechar janelas e portas no final do dia por duas horas, apagar luzes externas, não ficar debaixo de postes luminosos, recolher a roupa do varal antes do entardecer e evitar o contato direto com lagartas e mariposas são providências indispensáveis para serem evitadas eventuais contaminações, segundo alerta a Secretaria da Saúde do Paraná.
Agência de Notícias do Paraná
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pela sua participação, seu comentário será publicado após análise do conteúdo que o mesmo contém