quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Guarapuava está na 135ª colocação no ranking do Sistema Firjan e Goioxim na 391º

Quando o assunto é estatística, levando em consideração o desenvolvimento do município, Guarapuava vem perdendo para outros de menor porte na região. Das 399 cidades paranaenses avaliadas pelo índice FIRJAN (Índice de Desenvolvimento Municipal) Guarapuava figura na 135º colocação com o IFDM de 0,7217 atrás de Dois Vizinhos, Realeza, São Mateus do Sul e outras. Quando o índice é deslocado para a Região Central do Estado perde para Laranjeiras do Sul (133º com IFDM de 0,7222) e Irati (91º posição com IFDM de 0,7367).

Entre as 10 últimas colocadas nesse ranking, três cidades são da região, sendo Goioxim na 391º posição, Laranjal na 392ª e Santa Maria do Oeste na 397º posição.

O Índice FIRJAN de Desenvolvimento Municipal (IFDM) é um estudo anual do Sistema FIRJAN que acompanha o desenvolvimento de todos os 5.564 municípios brasileiros. Três áreas são avaliadas: emprego & renda, educação e saúde. A pesquisa é realizada, exclusivamente, com base em estatísticas públicas oficiais, que são disponibilizadas pelos ministérios do Trabalho, Educação e Saúde. Mesmo com um recorte municipal, foi possível gerar um resultado nacional discriminado por unidades da Federação, graças à divulgação oficial das variáveis componentes do índice por estados e para o país.

Para entender a pesquisa, é simples. De acordo com o Sistema Firjan, o índice varia de 0 a 1. Quanto mais próximo de 1, maior o desenvolvimento da localidade. Além disso, sua metodologia possibilita determinar, com precisão, se a melhora relativa ocorrida em determinado município decorre da adoção de políticas específicas ou se o resultado obtido é apenas reflexo da queda dos demais municípios.

Segundo o Sistema Firjan, na edição 2011, a novidade é a redução da defasagem temporal entre a divulgação do IFDM e o ano a que se refere, de três para apenas dois anos. Isso foi possível pois o DataSus, braço estatístico do Ministério da Saúde, abreviou os prazos de tratamento e divulgação das estatísticas básicas. Logo, a edição 2011 faz referência ao ano de 2009 e traz em sua análise comparações com 2008, ano em que o estudo foi iniciado, comparando os anos de 2005 e 2000, e permite determinar com precisão se a melhora ocorrida em determinado município foi decorrente de medidas políticas ou apenas o reflexo da queda de outro município.

O índice varia de 0 (mínimo) a 1 (máximo) para classificar o nível de cada localidade. Os critérios de análise estabelecem quatro categorias: baixo (de 0 a 0,4), regular (0,4001 a 0,6), moderado (de 0,6001 a 0,8) e alto (0,8001 a 1).

Fonte: RSN

Um comentário:

  1. O desenvolvimento se faz com ligação asfaltica, com aproveitamento da linha ferria, mas nossos representantes infelismente se omitem por completo, quando ao invés de lutarem por isso, bravamente ficam se preocupando os quatro anos por coizinhas miúdas, e procurando alianças polícas locais, e o cavalo vai passando encilhado... O trem, como ja dizia, segundo os mais antigos, a"mula sem cabeça", ja passou, e no entanto o porto seco, ja melou, e as ligações entre Goioxim, Cantagalo e Marquinho, nem se fala, pois parece que isso não dá votos.
    Esta crítica vai direta para quem nos representa na sede do município, pois estes e estas deveriam ter uma visão melhor, pois acompanham de pertinho o martírio dos que vão vem de Cantagalo e região, quero dizer vão e nem sempre voltam...
    Fica a torcida para uma mudança neste sentido...
    Eu falo em meu nome e em nome dos que não tem vós e nem vez... (Joani)

    ResponderExcluir

Obrigado pela sua participação, seu comentário será publicado após análise do conteúdo que o mesmo contém