quinta-feira, 16 de junho de 2011

“Cantagalo é tipo creche. Não foge quem não quer”

A Polícia Civil conseguiu recapturar apenas dois dos 10 foragidos da delegacia de Cantagalo. Nelson Fabrício e  Leopoldo Sidoski foram encontrados na comunidade de Campo das Crianças, interior de Virmond. A fuga ocorreu no início da noite de sábado (11), quando o plantão, de nome Olavo (funcionário da Prefeitura de Cantagalo), junto com sua filha, a esposa e também a cozinheira da delegacia foram fechados em uma cela com outros quatro detentos. “Cantagalo é tipo creche, não é cadeia. Não foge quem não quer”, admitiu o recapturado Nelson Fabrício, ao Jornal Correio.
Os presos iam sair pelo portão da frente, mas não conseguiram. Quando estavam pulando o muro foram vistos por uma pessoa, que informou à Polícia Militar. Segundo Nelson, só não fugiram antes porque não quiseram. A estrutura frágil e a falta de efetivo policial facilitam. Além dos 10 que fugiram, outros 14 permaneceram detidos, por vontade própria. “Eu pensei que ia ser fácil as coisas, se não, tinha ficado”, conta Nelson, que diz ter andado pelo mato duas noites, sem comer nada.
O carcereiro Olavo foi ouvido pelo delegado Adriano Chohfi, nesta terça-feira (14). “Ele disse que realmente foi dar comida para os presos e foi abordado. A princípio não tem participação nenhuma dele. É falta de estrutura do Estado”, disse o delegado.

MOTIVO DA FUGA
Segundo os presos, a atitude do carcereiro motivou a fuga. “Dia de semana estava deixando nós sem pátio. Tínhamos que gritar para ele deixar nós ir no pátio. Sábado resolvemos fugir e vazamos”, revelou. No momento da fuga, estava só o carcereiro, com a mulher dele e a cozinheira, a dona Adélia. “Até fiquei com dó dela, mas não tinha outro jeito. Não fechamos ela junto no ‘X’, fechamos no pátio. Não foi preciso encostar a mão em ninguém. Só o carcereiro. Falamos na boa com ele e ele reagiu, mas mesmo assim pegamos ele e fechamos o X. Ninguém bateu em ninguém”, contou.

ESTRUTURA E EFETIVO
O delegado de Laranjeiras do Sul, Adriano Chohfi, assumiu há 20 dias a delegacia de Cantagalo. Ele vai encaminhar à Secretaria de Segurança Pública um pedido para reforçar a segurança do local. O ano passado já houve fuga, no mês de maio. “É uma cadeia um pouco fragilizada com relação a segurança. Estamos tomando providências para que sejam reforçadas as grades e a estrutura e também para que sejam enviados novos policiais. Hoje temos um efetivo bem reduzido em Cantagalo e isso dificulta  o trabalho com relação aos presos”, admite.
Para amenizar a situação, serão transferidos alguns dos presos para a delegacia de Laranjeiras do Sul. “Não era para a família dele [do carcereiro] estar lá. Isso deve ser apurado. Delegacia não é um lugar de passeio e sim de trabalho. Tinha mais de 20 presos e deveriam ter uma cautela maior. Vamos apurar se houve ou não negligência”, afirmou.
O delegado lembra que cuidar de presos não é função da Polícia Civil. “O que a Polícia Civil faz é uma manobra, uma elasticidade para poder manter esse presos com a estrutura que temos. A tendência dos presos é passar para a Secretaria de Justiça e não para a Secretaria de Segurança Pública”. A promessa foi feita pelo governador Beto Richa. “Esperamos que em breve isso seja feito e a Polícia Civil consiga ficar só investigando crime cometidos na cidade”, concluiu. 

AJUDE A POLÍCIA
A população da região pode ajudar a Polícia de duas formas: ou ligar no 0800 645 4842 em Laranjeiras do Sul que é grátis ou para a PM (190), ou até para a Polícia Civil (3635 1202, em Laranjeiras do Sul). “Esperamos recapturar esses presos o mais rápido possível. Claro que muitos deles não estão mais na região e isso causa  um problema tanto para a Polícia como para a Justiça”, avalia o delegado.
Os dez fugitivos da delegacia de Cantagalo são os seguintes:

1 - Adenilson Nunes – de Virmond art. 121
2 - Anderson Ramos Correa - de Guarapuava art. 33 (tráfico)
3 - Edison Faria de Campos - de Virmond art. 121
4 - Evandro Rodrigues de Moura - de Guarapuava art. 33 (tráfico)
5 -  José de Andrade - de Goioxim P.P
6 - José Jair Maciel - de Cantagalo art. 121
7 - Leopoldo Sidoski - de Virmond art. 121
8 - Nelson Fabricio Carvalho - de Marquinho art. 157
9 - Nelson Moraes de Souza - de Virmond art. 121 
10 - Wadson dos Santos Cerdeira - de Manaus/AM P.P.

jcorreiodopovo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação, seu comentário será publicado após análise do conteúdo que o mesmo contém