quarta-feira, 30 de setembro de 2015

Virmond realiza sua 1ª Conferência Municipal dos Direitos da Mulher



O município de Virmond realizou quarta-feira, (30/9), sua 1ª Conferência Municipal dos Direitos da Mulher. O evento marcou a primeira ação em Virmond que objetiva traçar políticas em favor das mulheres. O evento foi no CRAS – Centro de Referencia a assistência Social e teve como tema central: “Mais Direitos, Participação e Poder para as Mulheres”. Promovido pela Prefeitura de Virmond, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, a conferência contou com a participação de mulheres de diferentes setores da sociedade.

A realização da primeira conferência municipal dos direitos da mulher, um espaço social que privilegia a participação de diversos segmentos, visando fortalecer o papel dos conselhos, os quais se constituem em importantes instrumentos de mobilização, participação e discussão na busca por soluções para os problemas enfrentados pelas mulheres no país hoje.

Para a coordenadora do CRAS Marli Kaibers “ será um momento importante para discussão de temas e anseios das mulheres Virmondenses, para que num futuro próximo possam se tornar políticas públicas ara as mulheres do município”, destacou.

A secretária municipal de Assistência Social Suzana Gurtatte ao abrir a primeira conferência falou sobre a importância do evento, ela disse que “a conferência é um sinal de que as atenções começam a se voltar para os direitos das mulheres, para as que mais necessitam de políticas públicas” disse ela.

Em Virmond, a partir da conferência serão eleitas as primeiras conselheiras municipais, sendo do segmento da sociedade civil organizada e também do poder público. Suzana ressaltou que muito se precisa fazer, mas a conferência e a formação do primeiro conselho municipal é o primeiro passo para dar mais garantia de direitos para as mulheres do Município.

A Palestrante Luciane Luciane Martine fez a palestra do evento e falou dos avanços que os movimentos das mulheres conquistaram a partir de lutas e manifestações. “Após esses movimentos, a mulher começou a ter participação no mercado de trabalho, passou a ocupar outros espaços que eram apenas de homens”, disse, ressaltando, que, apesar desses avanços, ainda há desigualdade em vários setores. Outro ponto, observado, pela palestrante, é que na área da política ainda não houve avanços, apesar de ter hoje no Brasil uma presidenta. “Precisamos ocupar o campo da política”, ressaltou Luciane.

Durante a conferência foram debatidos vários temas, divididos em eixos como Contribuição dos Conselhos dos Direitos da Mulhe, dos movimentos feministas e de mulheres para efetivação da igualdade de direitos e oportunidades para mulheres em sua diversidade e especificidades: avanços e desafios; estruturas institucionais e políticas públicas desenvolvidas para mulheres no âmbito municipal, estadual e federal: avanços e desafios; sistema político com participação das mulheres e igualdade: recomendações e sistema nacional de políticas públicas para mulheres: subsídios e recomendações.

Elesandro Simione

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação, seu comentário será publicado após análise do conteúdo que o mesmo contém