quinta-feira, 12 de junho de 2014

Fundo de Desenvolvimento Rural e Sustentável de Goioxim






O montante que vem sendo aplicado no fortalecimento da agricultura de Goioxim em 2014, é oriundo dos 3% referente a arrecadação total do município, totalizando cerca de 200 mil reais. Este recurso vem sendo aplicado sistematicamente em diversas áreas, de acordo com a necessidade de cada localidade do Município. É reflexo de uma ação conjunta entre o Prefeito Municipal Elias Schreiner, Secretaria Municipal de Agricultura através do Secretário Valmir Rosa e o quadro técnico e EMATER.

Deste montante, 10 mil foram destinados à construção de abastecedores comunitários, para que os agricultores supram sua necessidade por água nas épocas em que se faz a pulverização das lavouras, além de contribuir para a não contaminação dos rios e nascentes, 15 mil reais estão sendo empregados na construção de estufas, principalmente para aqueles agricultores que produzem hortaliças, frutas e verduras para o Programa de Aquisição de Alimento Para a Merenda Escolar, outros 20 mil reais já foram resguardados para a abertura de poços artesianos em comunidades em que se faz necessário, além de 15 mil para proteção de nascentes no interior do município, visando proteger um de nossos maiores bens que é a água.

57 mil reais foram empregados na compra de maquinas para fazer cilagem, bastante solicitado pelos agricultores, pois garante o alimento para os animais no período de inverno, 23 mil estão sendo gastos com a compra a de combustível para as patrulhas agrícolas, que prestam diferentes tipos de serviços aos agricultores, assim como mais 20 mil reais estão destinados à aquisição de combustível para a retroescavadeira que também presta serviços aos pequenos produtores.

Como a base agropecuária de Goioxim é a produção de leite, este setor é por tanto o mais atendido com o recurso do fundo municipal para a agricultura. Para garantir e melhorar a produção de leite a boa genética dos animais é fundamental, neste sentido estão sendo investidos cerca de 40 mil reais, como compra de botijões de semem, aperfeiçoamento de produtores locais para a realização de inseminação artificial, adequação de uma propriedade modelo, que servirá de referência para todas as outras propriedades do município e a realização de cursos voltados ao pequeno produtor rural, como o bom manejo de seus animais e propriedades. Além destes, outros cursos estão sendo destinados a mulher do campo, como produção de artesanato, produção de alimentos derivados de leite e panificação.

Todas estas ações em 2014 totalizam cerca de 200 mil reais em investimentos para a nossa agricultura familiar, visando unicamente seu fortalecimento e assim dar condições para que os pequenos produtores permaneçam no campo, sobretudo com uma boa qualidade de vida.


IMPRENSA PMG

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação, seu comentário será publicado após análise do conteúdo que o mesmo contém