terça-feira, 10 de junho de 2014

Cantagalo: Chuvas: prefeito acompanha trabalho de recuperação emergencial em Cantagalo






Em 09 de junho de 2014

As fortes chuvas do último final de semana atingiram inúmeras cidades do Paraná e conforme a Defesa Civil foram mais intensas na região de Guarapuava, o que inclui o município de Cantagalo na lista dos locais mais afetados. Conforme dados estimativos da Defesa Civil municipal os prejuízos tanto públicos quanto particulares ultrapassam R$ 7 milhões. 

Na área privada os maiores prejuízos foram nas lavouras e criações agrícolas, além da destruição quase completa de uma fábrica de papéis no interior do município e também de um motel às margens da BR 277 no perímetro de Cantagalo. Já na área pública os danos foram ainda mais severos, várias pontes foram totalmente ou parcialmente danificadas e praticamente todas as estradas rurais estão quase intransitáveis, deixando algumas comunidades e também o distrito de Cavaco sem acesso. A prestação de serviços como fornecimento de água e luz também foram prejudicados. A grande maioria dos danos ocorreu em áreas próximas aos rios.

O prefeito Everson Konjunski acompanhou ontem, domingo (09) a ajuda e retirada das famílias das áreas alagadas ou de risco e hoje, segunda-feira (10) iniciou, juntamente com a secretaria de Viação e Obras os trabalhos de recuperação emergencial de pontes e estradas. "Estamos fazendo tudo que está ao nosso alcance para amenizar um pouco os estragos, graças a Deus não tivemos nenhuma vítima fatal ou com ferimentos. 

Os trabalhos iniciais estão sendo realizados em caráter de emergência com recursos próprios e com todo maquinário que temos na Prefeitura, assim que chegarem os recursos do Governo Estadual, devido ao decreto de situação de emergência, poderemos intensificar mais o trabalho", informou.
Conforme a Coordenadora Local da Defesa Civil, Ivone Correa, o município receberá apoio da ajuda humanitária enviada pelo Estado. "Além disso várias doações estão chegando, isso é essencial nesse momento", comentou Ivone. Dados oficiais só poderão ser divulgados após o levantamento de todos os danos, mas estima-se que aproximadamente 100 casas foram afetadas, sendo destruídas totalmente ou parcialmente. Levando em consideração os danos às residências, estradas, pontes, comércios e agricultura o município de Cantagalo soma atualmente mais de 1.400 famílias atingidas.

"Em razão da chuva e sobretudo dos danos nas estradas rurais, impedindo os alunos de chegar às escolas, as aulas das redes municipal e estadual estão suspensas até o dia 24 de junho.



*Obs: temos mais fotos em nossa página do Facebook caso necessitem > https://www.facebook.com/pages/Prefeitura-Municipal-de-CantagaloPR/139651279545806?fref=ts



Camille Prestes de Oliveira
Assessoria de Comunicação - Prefeitura Municipal de Cantagalo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação, seu comentário será publicado após análise do conteúdo que o mesmo contém