segunda-feira, 22 de junho de 2015

Plano Safra da Agricultura Familiar


A senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR) ressaltou em plenário o “Plano Safra da Agricultura Familiar”, lançado nesta segunda-feira (2), e que vai destinar R$ 28,9 bilhões no período 2015/2016. “É muito mais que os R$ 25 bilhões destinados na safra passada”, comentou a senadora.

Gleisi explicou que, apesar do aumento da taxa básica de juros, a taxa para a agricultura familiar cresceu pouco. Com isso, os juros dos empréstimos para custeio e investimentos da próxima safra vão variar de 0,5% a 5,5%, alíquota inferior à inflação.

Outra boa notícia para a agricultura familiar é o decreto que determina que 30% dos alimentos consumidos no âmbito do governo federal deverão ser comprados da agricultura familiar.

“Isso nós já tínhamos nos níveis municipal e estadual. Agora, teremos no federal. O que estamos falando com isso? Que 30% da alimentação das forças armadas terão que vir da agricultura familiar; 30% da alimentação das nossas universidades e dos nossos hospitais federais terão que vir da agricultura familiar”, ressaltou. “Isso é fundamental porque dá sustentabilidade à produção, o agricultor sabe que o que ele produzir vai ter comercialização”, disse a senadora.

Outro decreto permite que bebidas e produtos da agricultura familiar, como iogurtes, vinhos e queijos sejam comercializados com regras simplificadas. Além disso, 50% dos créditos à agroindústria deverão beneficiar mulheres.

“Isso é o reconhecimento do trabalho das mulheres na agroindústria familiar, porque são elas que produzem as compotas e fazem os queijos, os pães e os doces, mas muitas vezes têm dificuldade para ter acesso a crédito”, explicou.



Foto: Jefferson Rudy / Agência Senado
Assessoria Senadora Gleisi Hoffmann

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação, seu comentário será publicado após análise do conteúdo que o mesmo contém