quarta-feira, 10 de junho de 2015

Superar e Recomeçar Diz Cida Borghetti



*Cida Borghetti

“Há muros que só a paciência derruba. E há pontes que só o carinho constrói” Cora Coralina

O retorno de milhares de crianças paranaenses para a sala de aula é um alívio para todos nós: Governo, Pais, Mestres, Deputados e aqueles que vinham acompanhando com apreensão o impasse sobre o reajuste da maior categoria do nosso funcionalismo. Foi um período difícil, que vivenciei de perto, como todos os paranaenses.

Depois de tudo, não há como negar que a mais longa paralisação já ocorrida na história do Paraná na área da educação, deixou marcas profundas dos dois lados, tanto do Governo do Estado como da APP-Sindicato. Se o Governo teve grandes dificuldades para convencer as lideranças sindicais sobre os problemas econômico-financeiros que o Paraná atravessa, não há como negar, também, que o movimento grevista, último recurso de uma categoria para fazer valer reivindicações, extrapolou sua essência e entrou para o terreno político.

Mas, em nome de 1 milhão de crianças e suas famílias, é chegada a hora de aprender com o presente e mirar o futuro. Do lado do Governo, a defesa permanente do diálogo deve prevalecer acima de tudo e de todas as circunstâncias. Essa busca deverá ser continuada, uma questão de honra para toda a equipe de Governo, porque é a forma mais eficaz para evitar a construção de barreiras intransponíveis entre dois grupos que se auto complementam.

Do lado dos professores, há que se ter a consciência que um Governo não pode tudo, e reconhecer o esforço que foi feito para melhorar as condições de trabalho e ganho de toda a categoria. Essa é uma realidade incontestável.

E, ambos os lados, devem criar condições para que as crianças paranaenses, detentoras de nossas preocupações e guardiãs do nosso futuro, recuperem o conteúdo escolar e completem o ano letivo. Esse é o desafio maior que se impõe no momento e é a isso que devemos dedicar nossas forças: tanto para superar o que se passou como para recomeçar um entendimento tendo como base o bem maior, a formação escolar de 1 milhão de paranaenses.



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