sexta-feira, 19 de junho de 2015

Cantagalo será o primeiro do PR a receber casas do "Familia Paranaense"


Cristina Esteche

Cantagalo - O município será o primeiro do Estado a receber os projetos habitacionais do programa Família Paranaense, que beneficiará moradores da Vila Chimin. O programa é coordenado pela Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Social e visa articular políticas públicas de várias áreas do Governo, tendo em vista o desenvolvimento social das famílias que vivem em situação de vulnerabilidade no Paraná.

Para tratar do assunto o vereador Rudimar Vagliati e o secretário municipal de Esportes, Everaldo Ferreira, estiveram na Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar) nessa quinta-feira (18). Eles participaram de uma reunião com a assessora da presidência Nicole Queiroz Hauer e a arquiteta Isabella Nascimento. A reunião foi acompanhada pelo assessor do deputado estadual Artagão Júnior, Maycoln Camargo

Segundo a arquiteta Isabella, as ações técnicas com as famílias começarão a ser feitas no próximo mês. “Este é um programa integrado com ações jurídicas, ambientais, sociais e construtivas. A atuação com as famílias começam mês que vem e obras estão previstas para começarem em 2016”, explicou.

De acordo com a Assessoria de Imprensa da Cohapar, entre as diversas ações do programa, cabe à Cohapar planejar e executar obras de urbanização e regularização fundiária de assentamentos precários e a construção de novas moradias para o reassentamento de famílias que moram em áreas de risco. Além de Cantagalo, outros nove municípios da região central do estado também serão atendidos.

Para Vagliati, o projeto transformará a vida das famílias da região, pois vai resgatar a dignidade dos moradores. “Este será o cartão postal da cidade e um modelo para o Paraná, pois é o primeiro no estado. Com ele, vamos realizar o sonho daquelas famílias que vivem em situação de risco e esta é uma grande realização para o nosso município”, disse o vereador.

Outros
Os investimentos para os projetos de urbanização e regularização fundiária, estimados em R$ 48 milhões, serão destinados a assentamentos localizados nos municípios de Cantagalo, Cruz Machado, Imbituva, Laranjeiras do Sul, Piraí do Sul, Prudentópolis, Rebouças, Reserva, Turvo e Wenceslau Braz. Os recursos, já aprovados, são provenientes de um acordo firmado entre o governo estadual e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).


RSN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação, seu comentário será publicado após análise do conteúdo que o mesmo contém