Mais de cem mil pessoas já se inscreveram no Processo Seletivo Simplificado (PSS) para contratação de professores da rede estadual de ensino. O prazo para inscrição segue aberto até esta terça-feira (16). Não é cobrada nenhuma taxa dos candidatos.
Serão selecionados profissionais para exercer as funções de professor, professor pedagogo e tradutor e intérprete de Língua Brasileira de Sinais. Conforme o edital, não há um número definido de vagas a serem ocupadas. O preenchimento dos cargos vai depender da demanda por escola e por disciplina.
A secretária de Estado da Educação, professora Ana Seres, destaca que a grande procura é reflexo da valorização que a categoria registrou nos últimos anos, como o aumento em 75% na hora-atividade (tempo reservado ao professor para correção de provas e elaboração de atividades). O salário médio do professor no Paraná é de R$ 4,7 mil.
As contratações serão válidas para este ano em toda a rede estadual de ensino do Paraná. Podem participar candidatos com no mínimo 18 anos completos e no máximo 69 anos de idade.
A publicação da classificação provisória será feita no dia 1.º de julho (após as 18h). Já o prazo para recursos será nos dias 2 e 3 de julho. Após essa data será publicada a classificação final.
CADASTRO DE RESERVA - A chefe de Recursos Humanos da Secretaria da Educação, Graziele Andriola, explica que a seleção servirá para formação de cadastro de reserva. Por enquanto, ainda há remanescentes do processo seletivo anterior. “Vamos esgotar todas as listas do processo seletivo anterior, por disciplina e por municípios, antes de começar a chamar os PSS deste novo edital”, explicou Graziele.
PSS - O Processo Seletivo Simplificado é destinado a selecionar profissionais para trabalharem na rede pública estadual de ensino e rede conveniada, suprindo as aulas ou vagas existentes em todo o Paraná, mediante Contrato em Regime Especial, regulamentado pela Lei Complementar n.º 108/2005, Decreto Estadual n.º 4512/2009, Decreto Estadual n.º 7116/2013 e legislações correlatas.
A participação dos candidatos no PSS não implica obrigatoriedade de contratação. Fica reservado à Secretaria da Educação o direito de fazer as contratações em número que atenda ao interesse e às necessidades do serviço, obedecendo rigorosamente a ordem de classificação final, dentro dos prazos previstos em edital.
Essa é uma das ações na área da educação anunciadas pelo governo estadual neste ano, além das contratações de novos docentes e da quitação de pagamentos pendentes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pela sua participação, seu comentário será publicado após análise do conteúdo que o mesmo contém