sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

Produção de grãos é estimada em 195,9 milhões de toneladas




O crescimento de produção da soja é o grande destaque neste levantamento

Brasília (10/12/2013) - A safra brasileira de grãos na produção de 2013/14 está estimada em 195,9 milhões de toneladas, que representa alta percentual de 4,8% em relação à temporada anterior. O crescimento na área plantada de grãos foi de 3,6%, que saiu de 53,2 para 55,2 milhões de hectares. O resultado é do terceiro levantamento apurado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e divulgado nesta terça-feira, 10 de dezembro.

Destaque para as culturas de soja, algodão, feijão e arroz. A soja obteve um crescimento de 10,5% com uma produção estimada em 90 milhões de toneladas. Em relação à área plantada, o aumento foi de 6,2%, passando de 27,7 para 29,4 milhões de hectares.

O secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Neri Geller, ressaltou durante o levantamento da safra sobre o crescimento da produção de soja em todo estado brasileiro e destacou o trabalho dos produtores rurais com o apoio do governo federal em elevar os números de produção, bem como da qualidade dos mesmos.

“A expectativa do agronegócio no Brasil é que com os crescimentos apresentados safra após safra em relação à produção de soja é de que supere os do Estados Unidos, o que em breve será uma realidade” frisou Neri Geller.

Para a cultura de algodão foi registrada uma área a ser cultivada no país em 1.076,9 mil hectares, 20,4% superior aos 894,3 mil hectares cultivados na safra 2012/13, representando um acréscimo de 182,6 mil hectares em relação à safra anterior.

A área de feijão primeira safra está estimada em 1,17 milhão de hectares, o que configura um crescimento de 4,1% em relação à safra passada. Vale frisar que 48,2% da produção do feijão primeira safra provém da região Sul, considerando a safra passada, sendo o Paraná o maior produtor.

A expectativa é de que a produção de arroz seja 4,0% maior do que a safra passada, em virtude da possibilidade de melhores produtividades na maior parte dos estados produtores.

A pesquisa foi feita pelos técnicos da Conab no período de 24 a 30 de novembro nas principais regiões produtoras de grãos do país.

Mais informações para a imprensa:
Assessoria de Comunicação Social

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação, seu comentário será publicado após análise do conteúdo que o mesmo contém