sábado, 14 de dezembro de 2013

Santa Tereza receberá mais recursos do SUS, assegura Ministério da Saúde






O Hospital Santa Tereza/ Instituto Virmond de Guarapuava teve sua adesão aprovada às novas regras do IAC (Incentivo de Adesão à Contratualização) do SUS e terá mais recursos para a manutenção e realização de procedimentos. O anúncio foi feito nesta sexta feira (13) pelo Ministério da Saúde em comunicado a Secretaria Estadual de Saúde.

O hospital receberá a partir de 2014 um incentivo anual de aproximadamente R$ 3,9 milhões. O incentivo também é retroativo a agosto de 2013, no valor mensal de R$ 327 mil.

A adesão ao IAC era um pedido dos funcionários do hospital, que chegaram a realizar uma passeata na última semana, alertando para o risco do fechamento da casa de saúde, caso o incentivo não fosse concedido.

Na quinta-feira (12), o secretário da Saúde, Michele Caputo Neto, o diretor-geral da Sesa, René Santos, o prefeito de Guarapuava, Cesar Silvestri Filho, e o diretor da 5ª Regional de Saúde, Vinícius Traiano, se reuniram com secretário de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde, Helvécio Magalhães, em Brasília, para explicar a situação e solicitar a inclusão.

A decisão do Ministério da Saúde foi comemorada por todos os envolvidos. “Agradecemos ao Ministério da Saúde, na figura do secretário Helvécio, por ter atendido ao pedido da secretaria de Saúde do Paraná pela inclusão do Santa Tereza, que é essencial para o sistema público da região de Guarapuava”, disse Caputo Neto.

“Fiquei muito satisfeito com o resultado da reunião, pois conseguimos reverter a situação, apresentando argumentos técnicos e políticos ao Ministério da Saúde. Com isso, o Hospital Santa Tereza terá recurso mensal para manter suas atividades tão importantes para Guarapuava e região”, destacou o prefeito Cesar Filho.

O IAC é um dos componentes dos recursos financeiros destinados à implantação do Programa de Reestruturação e Contratualização dos Hospitais Filantrópicos do SUS. O valor do incentivo que cada serviço recebe é definido conforme a produção hospitalar de média complexidade destes hospitais.

Fonte: Rede Sul de Noticias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação, seu comentário será publicado após análise do conteúdo que o mesmo contém