sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Vivo cria antena mais discreta






Novo modelo, em teste na sede da operadora no Rio de Janeiro, tem apenas 1 metro de altura e pode ser fixado nos postes de iluminação das cidades



A Telefônica/Vivo desenvolveu um protótipo que pode ser a solução para o problema de instalação de novas antenas em várias cidades do país, apontado pelas operadoras como o principal obstáculo para a ampliação das redes móveis e melhoria da qualidade do serviço prestado. O presidente da Telefônica do Brasil, Antônio Carlos Valente, falou sobre o assunto na manhã de ontem, durante evento promovido pela Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil (ADVB) seção Paraná.

As alternativas às estações radiobase (ERBs) convencionais são antenas de cerca de um metro de altura que podem ser fixadas nas laterais dos postes de iluminação. Os outros componentes ficam em caixas subterrâneas feitas de plástico reforçado com fibras de vidro para evitar a entrada de água e umidade. O protótipo foi desenvolvido e patenteado pela empresa e já está sendo testado na sede da operadora no Rio de Janeiro.

Segundo Valente, a ampliação das redes móveis depende da instalação de novas antenas, mas esbarra no processo de licenciamento das ERBs, que é burocrático e demorado. O protótipo é a aposta da Telefônica/Vivo para expandir a cobertura 3G e ofertar o serviço 4G, que deve se implantado nas cidades-sede da Copa de 2014 até abril do próximo ano. “Apesar da chegada do 4G, não vamos perder de vista a ampliação da rede 3G no país. Até o fim deste ano, a cobertura vai chegar a três mil municípios brasileiros”, afirmou.

A Vivo pagou R$ 1,05 bilhão e venceu a disputa pelo segundo lote do leilão 4G para operar as frequências de maior capacidade de cobertura. Segundo o executivo, o valor faz parte de um pacote de R$ 23,4 bilhões em investimentos que serão aplicados entre 2011 e 2014. No início de outubro, a operadora anunciou a sueca Ericsson e a chinesa Huawei como fornecedores da sua rede de 4G.

Durante a palestra, Valente disse que o desafio de implantar uma rede com tecnologia nova deve ser facilitado pelo know-how trazido da Alemanha, que tem o maior mercado consumidor e o projeto de 4G mais desenvolvido da Europa. A empresa também continua investindo na ampliação da rede de fibra ótica, que vai viabilizar a sua plataforma de TV por protocolo de internet (IPTV), que utiliza o sistema da Microsoft. Atualmente, um milhão de domicílios no estado de São Paulo são cobertos por fibra ótica. Com relação à IPTV, Valente diz que o projeto deve revolucionar o conceito tradicional de TV e que os consumidores vão se surpreender com o acesso ilimitado aos conteúdos.

A aquisição da Vivo, em 2010, transformou a Telefônica na maior operadora integrada do país, em número de clientes e em receita. Em abril deste ano houve a mudança da marca e hoje a Vivo tem o desafio de administrar uma base de 91 milhões de clientes em todo o país “Passamos bem pela turbulência que atingiu o mercado de telecomunicações e tivemos êxito no processo de integração porque temos o compromisso de entregar aos nossos clientes serviços de qualidade, compatíveis com aquilo que vendemos.”

Gazeta do Povo

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