quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Goioxim: População realiza manifestação

A manhã deste dia 17 amanheceu movimentada, agricultores de várias localidades do município vieram até o centro da cidade para cobrar explicações dos administradores municipais a respeito de uma Suposta retirada de trator das comunidades.

Agricultores e assentados do Assentamento Estrela, São Cristóvão, Santa Terezinha, Cachoeira, São João Batista, Wagner, Rincão, e algumas pessoas do centro da cidade também se fizeram presentes.
Além de autoridades, como os vereadores em exercício Neuto, Denílsom, Bruno e também vereadores eleitos na eleição do dia 7 de Outubro, Everaldo e Rubes.

Os agricultores, reuniram-se ontem na comunidade São Cristóvão e decidiram vir até o centro da cidade para cobrar explicações do porque da suposta retirada dos tratores das comunidades.
Organizaram-se na manhã desta quarta feira (17) em frente à Secretaria Municipal de Meio Ambiente, e queriam ouvir do secretário responsável por esta secretaria uma explicação referente as suas reinvindicações.

Os agricultores foram recebidos pelo funcionário Silvio Antonio Campanha, o qual informou aos agricultores que o secretário não estava presente, pois estaria viajando, em uma reunião em outra cidade.

Os Agricultores permaneceram por algumas horas em frente à secretaria, aguardando uma resposta do secretário e/ou do prefeito municipal em exercício o Sr. Lauri Boligon, este que já foi o secretário responsável pela pasta, antes do pedido de afastamento do Prefeito eleito o Sr. Olivo Agostinho Calsa.
Como não houve uma resposta, os agricultores lavraram um ofício, que foi assinado por todos os presentes e também pelo funcionário Silvio Antonio Campanha, no qual ficou firmado que irá acontecer uma reunião, no próximo dia 18 de Outubro às 10 horas da manhã no Gabinete do prefeito Municipal, para que seja resolvida de imediata essa situação e que todos os esclarecimentos sejam dados aos agricultores e munícipes de Goioxim.
Os agricultores estavam portando faixas de protesto, cartazes e gritavam palavras de ordem. Quem passou pela rua São Sebastião, mais precisamente em frente à Secretaria de Meio Ambiente espantou-se com o aglomerado de pessoas, algo incomum. A equipe de reportagem ouviu de alguns presentes, que eles estavam determinados a ficar o tempo que fosse necessário em frente à secretaria até que fossem atendidos.

Essa é a pressão popular, responsável por grandes mudanças na sociedade, citamos por exemplo um dos mais famosos e lembrados levantes populares da história recente do nosso país, que foi o movimento Diretas Já! no ano de 1984, e também o Impeachment do presidente Fernando Collor, em
Em 29 de setembro de 92, este que também foi encabeçado por levante popular, e pela força da Mídia que revelava constantemente às irregularidades existentes no Governo do ex presidente deposto.

Os agricultores que lá estiveram, estavam exercendo o direito assegurado na Constituição Federal de 1988, que assegura o direito de manifestação.

O que diz a lei:

  • Art. 1º A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos:
    V - o pluralismo político
    Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, liberdade, igualdade, segurança e a propriedade, nos termos seguintes:
    IV - é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato;
    VIII - ninguém será privado de direitos por motivo de crença religiosa ou de convicção filosófica ou política, salvo se as invocar para eximir-se de obrigação legal a todos imposta e recusar-se a cumprir prestação alternativa, fixada em lei;
    IX - é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença
    Art. 220º A manifestação do pensamento, a criação, a expressão e a informação, sob qualquer forma, processo ou veículo não sofrerão qualquer restrição, observado o disposto nesta Constituição.
    • § 2º - É vedada toda e qualquer censura de natureza política, ideológica e artística.

Fotos: Luiz Fernando Pellin - Rádio Nativa Mix Fm
Matéria: Luiz Fernando Pellin - Rádio Nativa Mix Fm
Publicação: João Vilmar - Rádio Nativa Mix Fm


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação, seu comentário será publicado após análise do conteúdo que o mesmo contém