sexta-feira, 26 de agosto de 2011

MISSÃO BRASILEIRA NEGOCIA VAGAS PARA BRASILEIROS EM UNIVERSIDADE POLONESA


O deputado Valdir Rossoni (PSDB), que está na Polônia juntamente com o Governador Beto Richa em uma série de visitas a países europeus em busca de parcerias comerciais com o Paraná, esteve reunido com o governador da província de Wielkopolska, Marek Wozniak. Durante o encontro, o governador polonês confirmou o interesse do governo e dos empresários da região em consolidar uma parceria estratégica com o Paraná. O chefe da província de Wielkopolska destacou a importância da vinda da comissão paranaense e afirmou que o encontro traduz de forma clara a intenção bilateral de uma sólida parceria com base na cooperação.

"A importância deste encontro é justamente a possibilidade de definir e avançar em novos campos de cooperação econômica", disse Wozniak. Ele destacou o interesse em investimentos na área da construção, principalmente em infraestrutura de transportes, em função da demanda que o Brasil já tem pela realização da Copa do Mundo em 2014.

O governador polonês apontou uma série de outras áreas em que existe o claro interesse de parceria. "Queremos iniciar o intercâmbio tecnológico entre as universidades e em áreas diversas, como design industrial, medicina e outras".

Intercâmbio
A comitiva brasileira aproveitou a passagem por Wielkopolska para conhecer a Universidade Médica, instituição pública de Poznan, considerada a principal escola de Medicina da Polônia. O vice-reitor da universidade, professor Grzegorz Oszkinis, explicou que o programa de intercâmbio iniciado há 20 anos reúne atualmente 1,1 mil estudantes estrangeiros e abre 260 vagas todo ano. "Agora teremos contato direto com as universidades paranaenses e poderemos oferecer essas vagas também para os estudantes do Paraná".

Rossoni confirmou a disposição de trabalhar para que este projeto se viabilize. "Vamos ajudar os estudantes, buscando alternativas para financiamento desse intercâmbio. Não podemos perder a oportunidade de uma integração que melhore a qualidade de formação dos nossos estudantes, principalmente na área da saúde, que continua sendo uma das prioridades de qualquer governo", disse o deputado.

A Universidade Médica de Poznan existe há 90 anos e, segundo o professor, é considerada uma das dez melhores instituições de ensino superior na área de saúde no mundo, ocupando atualmente a 9ª posição. Com 2,5 mil profissionais de educação, a instituição mantém convênio com sete hospitais associados para garantir a prática do ensino dos diversos cursos de saúde. Além de Medicina, a universidade possui outros cursos e também mantem um programa de Estudos da Saúde, uma espécie de escola técnica que forma profissionais de nível intermediário para atuar na área.

Depois do encontro na Universidade Médica, a missão paranaense visitou outra instituição de ensino superior, a Universidade de Ciências da Vida, onde conheceram o departamento de Biotecnologia e Microbiologia de Alimentos. Nesta área, os poloneses reconhecem o Brasil como referência e querem iniciar um processo de intercâmbio para desenvolvimento conjunto.

Uma das propostas discutidas com o aval do governador Beto Richa foi a criação de um plano de trabalho envolvendo a universidade polonesa e os institutos Tecpar e Iapar.

www.valdirrossoni.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação, seu comentário será publicado após análise do conteúdo que o mesmo contém