quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Cesar Filho comemora liberação de recursos para a Educação na região

Assinatura para inicio das obras será às 14h00 de hoje.
Cesar Filho comemora liberação de recursos para a Educação na região

O deputado Cesar Silvestri Filho (PPS) comemorou ontem, terça-feira (30), a informação repassada pelo secretário de Estado da Educação, Flavio Arns, sobre investimentos que serão feitos em escolas da Região Central do Paraná, após solicitações do parlamentar. Escolas de Guarapuava, Goioxim, Pinhão e Reserva do Iguaçu receberão recursos para ampliação e reformas, através de convênios com as prefeituras. Já os municípios de Turvo e Prudentópolis ganharão duas novas unidades de ensino.


Em pronunciamento na tribuna da Assembleia, na tarde de ontem, Cesar destacou a importância dessas obras para a comunidade estudantil. O anúncio oficial e a assinatura das obras acontece hoje, quarta-feira (31), no Palácio das Araucárias, em Curitiba, às 14h00.


Em Turvo será construída uma nova unidade do Colégio Estadual Edite Cordeiro Marques. São cerca de 500 alunos dos ensinos Fundamental e Médio que atualmente se revezam em 12 salas de aula improvisadas no salão paroquial de uma igreja do município. “Na minha primeira reunião com o secretário Flávio Arns, em fevereiro, este foi um pedidos que coloquei como prioridade. Esta é a única escola estadual de Turvo e o município necessita de uma estrutura adequada para atender aos estudantes”, comentou.


Já em Prudentópolis será construída a nova sede da Escola Estadual Padre José Orestes Preima. Localizada na área rural do município, na Linha Esperança, a escola atende a cerca de 900 alunos, a maioria filhos de pequenos produtores rurais da região. As salas de aula da unidade existente foram sendo construídas à medida que a demanda de alunos aumentava e hoje a maioria desses espaços está fora do padrão e sem condições adequadas para atender aos estudantes.


Nos municípios de Goioxim, Pinhão, Reserva do Iguaçu e Guarapuava aproximadamente 1.050 estudantes serão beneficiados com a reforma e ampliação de espaços escolares já existentes, por meio de convênios firmados entre a Secretaria de Estado da Educação (Seed) e as prefeituras.


Em Goioxim, os investimentos serão feitos no Colégio Estadual Dr. João Ferreira Neves, com 350 alunos. Em Pinhão, na Escola Estadual Bento Munhoz da Rocha Neto, que atende a cerca de 140 alunos. Já em Reserva do Iguaçu, serão beneficiados 280 estudantes da Escola Estadual Izabel F. Siqueira, além de outros 280 alunos da Escola Estadual Alba Keinert, de Guarapuava. “Com esses investimentos, o governo Beto Richa mostra que prioriza a educação e destina aos professores e alunos o respeito que eles merecem”, destacou Cesar Filho.


Cursos profissionalizantes


O parlamentar também sugeriu ao secretário da Educação a ampliação na oferta de cursos profissionalizantes no Colégio Estadual de Palmeirinha, no Distrito de Palmeirinha, em Guarapuava. É o caso dos cursos profissionalizantes de Formação de Docentes e de Administração, ambos de nível médio e ofertados no período noturno. “A abertura destes cursos vai de encontro à política da Secretaria de Educação que é incentivar a oferta de cursos técnicos integrados ao ensino médio”, salientou.


Outra preocupação do deputado é oferecer oportunidade àqueles que foram obrigados a abandonar os estudos. “No Distrito de Palmeirinha foi registrado um alto índice de evasão escolar nos ensinos fundamental e médio. Por causa deste cenário, seria muito importante a implantação da Educação de Jovens e Adultos para atender a esse público, que tem interesse em voltar a estudar, mas hoje não encontra oportunidade por estar distante cerca de 20 quilômetros da sede do município de Guarapuava”, explicou.
RSN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação, seu comentário será publicado após análise do conteúdo que o mesmo contém