quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Veículos blindados da PM são apresentados em Guarapuava

De Guarapuava, veículos seguiram para região de fronteira com o Paraguai.
Veículos blindados da PM são apresentados em Guarapuava

A Polícia Militar apresentou hoje, quinta-feira (18), no 16º BPM em Guarapuava os dois novos veículos blindados que estão em fase de testes. Os veículos de tecnologia avançada serão testados pelo Batalhão de Operações Especiais (Bope) da Polícia Militar do Paraná até o próximo dia 22. Um deles é um blindado leve, que pode ser utilizado em diversos tipos de ações policiais. O outro, um veículo escudo, que permite proteção aos policiais em situações de alto risco, como enfrentamento ao narcotráfico e tomada de reféns.


Os testes estão sendo realizados em diversos ambientes e hoje, de Guarapuava, seguiram para a região de fronteira com o Paraguai. A intenção da PM é verificar a viabilidade de utilização dos veículos em terrenos urbano e rural, bem como para a área de fronteira. Os testes vão embasar estudos da corporação para possível aquisição futura de equipamentos de alta tecnologia.




O comandante do Bope, tenente-coronel Nerino Mariano de Brito ressalta que muitas vezes a PM enfrenta situações que exigem maior proteção ao policial, como no combate ao narcotráfico, principalmente na região de fronteira. Nestes casos, um veículo blindado facilita a aproximação do policial do local da ocorrência e a interceptação e prisão de criminosos, com a segurança necessária.


O veículo blindado leve também pode ser usado em ações em áreas de refino de drogas – onde geralmente há traficantes com armamento pesado e tecnologia – e em ações de resgate de reféns. “Numa operação que envolva a presença de marginais armados, em um ponto de dominância, mantendo pessoas como reféns e não permitindo a aproximação de agentes de segurança para fazer o resgate das vítimas ou cumprir o que manda a lei, o veículo é muito útil”, explica Nerino. Este veículo, segundo ele, é capaz de derrubar muros e paredes, mantendo os policiais protegidos pela blindagem para agir em segurança.


Ao término dos testes, a PMPR encaminhará os relatórios à Secretaria de Estado da Segurança Pública, para avaliar os resultados e o custo-benefício dos equipamentos.


Os veículos


O veículo blindado leve apresentado pela Inbrafiltro à Polícia Militar é um Multiuso 4x4 Nível III, que serve, segundo informações da empresa, para missões de variadas complexidades, como transporte e escoamento de tropas com a agilidade e a proteção necessárias aos profissionais de forças de segurança.


Pesando mais de seis toneladas, possui capacidade para até oito ocupantes incluindo o motorista. O Gladiador é indicado para qualquer tipo de solo, alcança até 105 Km/h, é equipado com motor MWM de 185 cavalos e a integração da engenharia mecânica e chassi é Agrale.


Já o carro escudo garante blindagem na parte dianteira e nas portas das viaturas, permitindo proteção e posicionamento frontal aos policiais durante ações de confronto.
RSN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação, seu comentário será publicado após análise do conteúdo que o mesmo contém