quarta-feira, 24 de agosto de 2011

COMITIVA PARANAENSE SINALIZA PARCERIA PARA TRANSFERÊNCIA DE TECNOLOGIA UCRANIANA


A visita comercial da comitiva paranaense à Ucrânia deve render importantes parcerias com o Estado para a transferência de tecnologia nas áreas farmacêutica e bioquímica. Na manhã desta terça-feira (23), o governador Beto Richa (PSDB), o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Valdir Rossoni (PSDB), o líder do governo, deputado Ademar Traiano (PSDB), o secretário de Estado da Agricultura, Norberto Ortigara, além das lideranças empresariais da Associação Comercial do Paraná e da Federação das Indústrias do Paraná, visitaram a fábrica de insulina Indar, na cidade de Kiev.

Os paranaenses, acompanhados do embaixador brasileiro Antônio Fernando Cruz de Mello, conheceram a empresa e o processo de produção de insulina. Durante o encontro foi acordado que o Estado pretende aproveitar o modelo de tecnologia desenvolvido pela empresa, numa parceria tripartite, envolvendo o governo do Estado, a indústria Indar e o governo ucraniano. O objetivo é que o Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) possa, na linha de parceria com a Fiocruz, desenvolver estudos e pesquisas para a produção de vacinas no Paraná.

“A presença do Legislativo reforça a intenção de firmar parcerias com outros países. É importante para o nosso Estado que tenhamos estas relações institucionais, comerciais e tecnológicas, que certamente vão render frutos e desenvolvimento para o Paraná”, afirmou o presidente da Casa, deputado Valdir Rossoni.

O presidente da Associação Comercial do Paraná, Edson José Ramon, e o vice-presidente da Federação das Indústrias do Paraná, Hélio Bampi, avançaram na proposta e sugeriram ao governador a criação de um pólo farmacêutico e bioquímico, lembrando que em Toledo, na região Oeste do Estado, existe um laboratório de medicamentos genéricos. Na sequência, a comitiva definiu que uma equipe do Tecpar deve visitar a Ucrânia para preparar o memorando técnico de transferência de tecnologia.

“Nosso objetivo não é apenas comprar. Queremos a transferência de tecnologias ao Paraná. O nosso Estado é uma referência e tem todas as condições de sediar uma empresa. Mas nossa intenção neste processo é formalizar a transferência de tecnologia”, afirmou o governador Beto Richa.

Após a visita à fábrica, Beto Richa e Valdir Rossoni tiveram encontro reservado com o primeiro ministro da Ucrânia, Mykola Azárov, na sede do governo, para reforçar o objetivo de cooperação técnica entre o Paraná e a Ucrânia. Na pauta, assuntos políticos e diplomáticos, além da possibilidade de instalação de uma fábrica de aeronaves no Estado. A comitiva ainda participa das comemorações dos 20 anos da independência da Ucrânia e dos 120 anos da imigração ucraniana no Paraná. 

www.valdirrossoni.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação, seu comentário será publicado após análise do conteúdo que o mesmo contém