Goioxim Notícias

Goioxim Notícias
CRESOL NO INSTAGRAM - CLICK E VEJA COMPLETO

sexta-feira, 19 de junho de 2015

Goioxim: Posse Ilegal de Arma de Fogo e Outras Localidades

Foto ilustrativa

GOIOXIM 07 – POSSE ILEGAL DE ARMA DE FOGO

No dia 19 jun. 15, através da informação repassada por Policiais Militares de serviço na cidade de Cantagalo, os quais informaram que estavam em atendimento a uma ocorrênciade - lesão corporal – violência doméstica, e que a vítima informou que o autor seria seu amásio. Diante disso, foi localizado o suposto autor, o qual relatou que sua esposa havia desaparecido e que este não sabia do paradeiro da mesma, e logo após admitiu haver agredido com um facão.

Deslocado até a casa do mesmo onde foi localizado duas espingardas, 1 (uma) calibre.36 com numeração suprimida e 8 cartuchos, sendo 5 (cinco) deflagrado e 3 (três) intactos e uma espingarda fabricação artesanal, sem numeração. Diante disso foi proferido voz de prisão e conduzido até o DPM para confecção da documentação pertinente. Fez-se necessário uso de algemas, haja visto o autor apresentar intenção de fuga. Foi localizado as três filhas da vítima: sendo de 4, 3 e 2 anos, respectivamente, na casa de uma senhora e, contatado o Conselho Tutelar de Goioxim, a conselheira se comprometeu a deslocar até o local para encaminhamento dos menores às pessoas responsáveis.


NOVA TEBAS 08 – TENTATIVA DE ROUBO

No dia 18 jun. 15, por volta das 16h30min a equipe deslocou até a Rodovia PR 845 km 4, chácara na área rural de Nova Tebas, onde relatou o solicitante, que o mesmo saiu da propriedade por volta das 13h30mim deixando na chácara o menor de 15 anos e, ao retornar as 15h30mim. encontrou o menor amarrado na viga da cobertura de um paiol onde pedia por socorro, e após liberto pelo solicitante, relatou que dois elementos magros altos encapuzados trajando calça jeans e um deles com tênis Olímpikus de cor preta, chegaram em um VW Gol de cor branca e com uma barra de ferro em punho renderam o menor amarrando o mesmo, na sequencia pediram a chave da residência a qual o menor não tinha, em ato continuo os elementos evadiram-se sem causar danos nem subtrair nada da propriedade. Diante dos fatos foi o solicitante orientado e realizado patrulhados porem sem êxito.


PRUDENTÓPOLIS 09 – FURTO QUALIFICADO

No dia 18 jun. 15, por volta das 20h compareceu na 4ª CIA PM, o solicitante, 21 anos, o qual relata que deixou seu veículo VW Gol na cor vermelha na frente da academia e, quando foi pegar o veículo constatou que o mesmo havia sido furtado sem as chaves e com os documentos CRLV. Informa ainda que o veículo estava com pouco combustível. Feito patrulhamento porem sem êxito. Orientado quanto aos procedimentos.


PITANGA 04 – DROGAS PARA CONSUMO PESSOAL

No dia 19 jun. 15, por volta das 20h, em patrulhamento pela Rua Munhoz da Rocha, Bairro Centro, a equipe Policial Militar de serviço avistou um veículo Chevrolet Vectra, cor prata, o qual era ocupado por três indivíduos, que estavam em atitude suspeita. Diante disso, a equipe Policial realizou a abordagem e identificou os ocupantes do veículo, o jovem 20 anos, o jovem 18 anos e, o adolescente 17 anos, foi efetuado revista pessoal e posteriormente revista minuciosa no interior do veículo, onde foi encontrado um invólucro que continha 5,9 gramas de substancia análoga a maconha, sendo que foi indagado sobre quem seria o dono da referida substancia aos abordados e os mesmos não disseram. Diante do exposto, foi acionado o pessoal do conselho tutelar, para acompanhar o adolescente e encaminhados todos, juntamente com a maconha até a 45ª DRP para providencias legais. O veículo foi recolhido ao pátio da 3ª Cia PM, por estar com impostos atrasados e faltando equipamentos obrigatórios.


Guarapuava, 19 de junho de 2015. Setor de Comunicação Social - anc

Cantagalo será o primeiro do PR a receber casas do "Familia Paranaense"


Cristina Esteche

Cantagalo - O município será o primeiro do Estado a receber os projetos habitacionais do programa Família Paranaense, que beneficiará moradores da Vila Chimin. O programa é coordenado pela Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Social e visa articular políticas públicas de várias áreas do Governo, tendo em vista o desenvolvimento social das famílias que vivem em situação de vulnerabilidade no Paraná.

Para tratar do assunto o vereador Rudimar Vagliati e o secretário municipal de Esportes, Everaldo Ferreira, estiveram na Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar) nessa quinta-feira (18). Eles participaram de uma reunião com a assessora da presidência Nicole Queiroz Hauer e a arquiteta Isabella Nascimento. A reunião foi acompanhada pelo assessor do deputado estadual Artagão Júnior, Maycoln Camargo

Segundo a arquiteta Isabella, as ações técnicas com as famílias começarão a ser feitas no próximo mês. “Este é um programa integrado com ações jurídicas, ambientais, sociais e construtivas. A atuação com as famílias começam mês que vem e obras estão previstas para começarem em 2016”, explicou.

De acordo com a Assessoria de Imprensa da Cohapar, entre as diversas ações do programa, cabe à Cohapar planejar e executar obras de urbanização e regularização fundiária de assentamentos precários e a construção de novas moradias para o reassentamento de famílias que moram em áreas de risco. Além de Cantagalo, outros nove municípios da região central do estado também serão atendidos.

Para Vagliati, o projeto transformará a vida das famílias da região, pois vai resgatar a dignidade dos moradores. “Este será o cartão postal da cidade e um modelo para o Paraná, pois é o primeiro no estado. Com ele, vamos realizar o sonho daquelas famílias que vivem em situação de risco e esta é uma grande realização para o nosso município”, disse o vereador.

Outros
Os investimentos para os projetos de urbanização e regularização fundiária, estimados em R$ 48 milhões, serão destinados a assentamentos localizados nos municípios de Cantagalo, Cruz Machado, Imbituva, Laranjeiras do Sul, Piraí do Sul, Prudentópolis, Rebouças, Reserva, Turvo e Wenceslau Braz. Os recursos, já aprovados, são provenientes de um acordo firmado entre o governo estadual e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).


RSN

Chopinzinho: Agricultor morre esmagado por trator


Na noite desta quinta feira, dia 18, por volta das 21h30min, a Polícia Militar de Chopinzinho, juntamente com a Defesa Civil e SAMU atenderam um acidente fatal com máquina agrícola na comunidade de Ponte Alta.

Abel de Jesus Quadros Leite, 48 anos, estava retornando para casa quando o trator que ele conduzia saiu da estrada e caiu em uma ribanceira. Abel não conseguiu sair e ficou preso debaixo da máquina, o qual morreu na hora.

Um morador da região que passava pelo local percebeu o acidente e comunicou a Polícia Militar que por sua vez informou a Defesa Civil e o SAMU.

Familiares disseram que Abel tinha ido à cidade e estava retornando para casa quando aconteceu o acidente.

Para tirar o corpo debaixo do trator, foi preciso o uso de outra máquina que suspendeu o trator e populares puxaram o corpo da vítima. O corpo foi encaminhado ao IML de Pato Branco.


Fonte RC

Virmond- Curso Mulher Atual teve seu encerramento nesta quinta


Neste dia 18 quinta feira, ocorreu o encerramento do Curso da Mulher Atual no Município de Virmond no Centro de Eventos, interior do município.Participaram deste curso 21 mulheres, as quais tiveram dez encontros, onde foram tratados diversos temas, entre eles, comportamento humano; diferenças de gênero; autoconhecimento; relacionamento interpessoal; qualidade de vida; aspectos socioambientais – meio ambiente, cidadania, aspectos profissionais – empreendedorismo e educação continuada.

Fabiola Bogalon Wiess do Senar de Cascavel, foi a instrutora. Segundo ela, “Este curso fez a diferença na vida de cada uma de nós, tanto que chegamos de um jeito e saímos de outro, porque foi trabalhado muito a auto estima, aprendemos a nos conhecer melhor, sobre o relacionamento familiar, a valorizar mais a amizade a convivência entre o casal.”O evento contou com o apoio do SENAR, Souza Cruz e Prefeitura Municipal.

Participaram do evento técnicos da Empresa Fumageira Souza Cruz, secretários, vereadores,prefeita Lenita Miervza, vice Fernandes e familiares das participantes do curso.

A Prefeita Lenita “ressalta o interesse dessas mulheres em virem buscar mais este conhecimento e podendo levar pra casa mais este aprendizado e destaca sempre o apoio que a administração Municipal sempre oferece para que mais e mais pessoas tenham um conhecimento a mais conclui”.



Elesandro Simione

quinta-feira, 18 de junho de 2015

OCORRÊNCIAS EM OUTROS MUNICÍPIOS E LOCALIDADES:


 PRUDENTÓPOLIS 05 – ABORDAGEM DE SUSPEITOS / CUMPRIMENTO DE MANDADO JUDICIAL

No dia 17 Jun. 15, por volta 21h30min, policiais militares estavam em patrulhamento na Rua Rui Barbosa, Bairro Centro, onde prestaram atendimento a uma ocorrência de naturezas abordagem de suspeitos/cumprimento de mandado judicial. Durante o policiamento presença nos festejos de São João Batista, no parque de diversões, foi abordado o adolescente com 17 anos, sendo consultado o nome do mesmo e constatado que este possuía em seu desfavor um mandado de busca e apreensão. Diante dos fatos, a equipe encaminhou o adolescente para a delegacia de polícia civil de Prudentópolis, para as devidas providências e acionou o Conselho Tutelar.
Guarapuava, 18 de junho de 2015. Setor de Comunicação Social - anc


OCORRÊNCIAS EM OUTROS MUNICÍPIOS E LOCALIDADES: 04 – OPERAÇÃO SEGREDO

No dia 16 Jun. 15, por volta das 1h30min, 60 policiais militares, deram cumprimento a Ordem de Serviço, em apoio à 14ª SDP se deslocando até os municípios de Foz do Jordão e Mangueirinha, para cumprimento de Mandados de Busca e Apreensão e Mandados de Prisão, sendo que 09 pessoas foram presas, e apreendidos 02 revolveres cal. 38, 02 pistolas cal. 6,35, 01 garrucha cal. 32, 03 carabina cal. 22, 01 espingarda cal. 20, 01 carabina cal. 5,5, 01 espingarda cal. 40, 1172 mun. Cal 22, 38 mun. Cal 20, 09 mun. Cal. 6,35, 01 mun. Cal. 28, 31 mun. Cal 38, 20 aparelhos celular, 02 home theater, 02 motosserras, 01 roçadeira, 01 microcomputador, 04 note book, 02 tablet, 02 lunetas, 01 silenciador, 09 televisores, 02 gamebox 360, 01 câmera digital, 01 cartão do Banco do Brasil, 45 folhas de cheques totalizando 33.124,85, R$ 4687,00 em dinheiro, 05 folhas de cheques preenchidos e rasgados, 01 caminhonete Nissan Frontier, 01 caminhonete Saveiro, 01 Chevrolet Cruze.


PRUDENTÓPOLIS 05 – VEICULO RECUPERADO

No dia 16 Jun. 15, por volta das 07h25min foi recebida ligação anônima que na Rua Cap. João Alves, Centro, havia um veículo VW/ Gol cor vermelha. Deslocado até o local e constatado que o veículo abandonado havia sido furtado, na noite anterior. O veículo foi entregue na DP para os procedimentos. 06 – FURTO DE MOTOCICLETA No dia 16 Jun. 15, por volta das 23h, uma ligação telefônica informação do solicitante teria ocorrido um furto de motocicleta. Uma Equipe deslocou até a Rua João Pedro Martins, Centro onde a vítima relatou que estacionou sua motocicleta Honda/CG 150 Sport de cor preta, em frente a sua residência por volta das 20h e por volta das 20h30min percebeu que a mesma havia sido furtada. Realizado buscas e patrulhamento, porém sem êxito. Foi orientada a vítima quanto aos procedimentos.


LARANJEIRAS DO SUL 07 – TRAFICO DE DROGAS

No dia 16 Jun. 15, por volta das 11h00min, uma equipe abordou a pessoa de 18 anos, na BR 158, km 02 e em revista pessoal foi encontrado um tablete e algumas buchas de substância vulgarmente conhecida com Maconha, totalizando 29 gramas. Indagado o mesmo, este relatou ter comprado o entorpecente no barraco de uma pessoa conhecida, deslocado ao tal barraco onde foi localizado o jovem de 19 anos. No local foi localizado 82 buchas e 2 tabletes de Maconha totalizando 349 gramas, um cachimbo artesanal, além dos R$ 80,00 pagos pelo abordado pela droga anteriormente apreendida. Encaminhado os envolvidos a 2ª SDP para os procedimentos cabíveis.


NOVA TEBAS 08 – DISPARO DE ARMA DE FOGO

No dia 16 Jun. 15, compareceu ao Destacamento da Policia Militar o solicitante, 60 anos, que nos relatou que na noite do dia 15 de junho de 2015, por volta das 23h30min, quando estava trafegando pela estrada na localidade de Água Boa, avistou uma motocicleta com dois indivíduos em atitudes suspeita e logo em seguida ao se aproximarem de seu veículo recebeu voz de assalto, relata o mesmo que um dos indivíduos desceu da motocicleta em posse de uma arma de fogo e apontou para sua cabeça e pediu para ele descer do veículo, relata ainda que o fato se deu em frente a uma residência. E, que durante o ato começou a buzinar com a intenção de que o morador pudesse vim ajudá-lo, momento em que o indivíduo armado subiu na motocicleta e saiu do local, disparando a arma de fogo logo em seguida, relata o mesmo não ter reconhecido nem um dos autores do ato, nem anotado a placa da motocicleta; mas relata que um dos indivíduos tinha estatura alta magro e era moreno, e o outro de estatura baixa e entroncado, que conduziam uma motocicleta de cor preta, provavelmente sendo uma Bross. O mesmo foi orientado quanto aos procedimentos.


PINHÃO 09 – ROUBO

No dia 16 Jun. 15, por volta das 16h30min, a equipe deslocou até a Rua Principal do Faxinal dos Coutos para averiguar uma situação de roubo. No local relatou o solicitante que dois indivíduos armados com um revólver .38, adentraram a sua residência e deram voz de roubo, vindo a amarrar o casal de moradores no banheiro da residência e enquanto um dos indivíduos revirava o quarto do casal em busca de armas e dinheiro o outro os ameaçavam de morte apontando o revólver para eles. Relata ainda que os autores deixaram a residência pelos fundos adentrando em um matagal levando um celular LG preto e mais de R$ 70.000,00 (setenta mil) reais em espécie. Orientada a vítima quanto aos procedimentos cabíveis e realizado patrulhamento nas proximidades, porém não localizado os autores do fato.


Guarapuava, 17 de junho de 2015. Setor de Comunicação Social - anc

quarta-feira, 17 de junho de 2015

Dalledone & Romero Advogados Associados divulga nota de esclarecimento sobre o uso indevido do nome dos advogados Dalledone & Romero


"Meus caros colegas e clientes, é indesculpável que alguns aproveitadores façam-se passar, fraudulentamente, por Advogados no livre exercício de sua profissão. Da mesma forma que o Dr. Cláudio, e com o mesmo intuito, considerando que temos o mesmo sobrenome, considerando que também somos vítimas da mesma situação, esclareço que meu Escritório DALLEDONE & ROMERO ADVOGADOS ASSOCIADOS (inscrito na OAB/PR n. 3.324), é composto apenas por MARLUZ LACERDA DALLEDONE (OAB/PR 61.189) e ANDRÉ LUIS ROMERO DE SOUZA (OAB/PR 50.530). 

Qualquer pessoa, além de nós, que use o nome DALLEDONE & ROMERO ou dos sócios da mencionada sociedade de advogados, MARLUZ DALLEDONE e ANDRÉ ROMERO, em repartições públicas, para clientes ou para autoridades constituídas, está agindo de má-fé e de maneira absolutamente fraudulenta. Assim, também peço aos amigos que divulguem esta situação para coibir este tipo de conduta lastimável e, quiçá, criminosa!"




VIRMOND: MUNICIPIO REALIZA INVENTARIO TURISTICO


A Prefeitura Municipal de Virmond através da secretaria de indústria comercio e turismo esta realizando o inventario turístico no Município em parceria com a (UFFS) Universidade Federal da Fronteira Sul, onde esta designando estagiários para desenvolver o diagnostico e a metodologia de cadastramento de todas as atividades dentre eles o comercio, administração municipal, empresas privadas e publicas para posterior oferta turística dentre os vários setores. exemplo ( gastronômico, religioso, educacional, recursos culturais e naturais ). com este trabalho será possível através do ministério do turismo ,elaborar projetos para obter entrada de investimentos para o desenvolvimento do turismo no Município.

Esse trabalho terá duração de 6 meses e teve seu iniciou-se em maio deste ano, através de cadastramento de todas as informações do Município com fotos, imagens e descrição de todos os setores atrativos e produtivos, que podem ser considerados pontos turísticos.

O Projeto que se desenvolve na região turística da Cantuquiriguaçu Lagos & Colinas, conta com parcerias com a Prefeitura Municipal de Virmond, tendo a participação efetiva da Prefeita Lenita Miervza, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) juntamente com a Condetec e Agencia de turismo ADTHUR, vale lembrar que o Município de Virmond esta em uma região privilegiada no setor agrícola, relevo, solos, águas, clima e rodovias e assim destacando o potencial turístico para o nosso futuro.


Elesandro Simione

terça-feira, 16 de junho de 2015

Após frio intenso, novo evento de chuva volumosa pode atingir o Sul do Brasil


A queda livre de temperatura observada nas últimas 48 horas no Sul do Brasil e que provocou a formação de geada ampla nesta terça-feira (16) foi apenas marca do ingresso de uma forte, porém passageira massa de ar polar.
Já nas próximas 24 horas, simulações numéricas indicam o rápido aprofundamento de uma área de baixa pressão atmosférica na Argentina e Paraguai e novamente o escoamento do ar quente da Amazônia para a região. Isso deve influenciar no desenvolvimento de áreas de instabilidade que provocarão mais chuva.

O Acuu Weather, dos Estados Unidos, em seu boletim para a América do Sul, ressaltou que eventos extremos de precipitação, novamente, poderão ocorrer no Sul do país, com chuvas volumosas, acima de 150 milímetros, principalmente no centro, noroeste e norte do Rio Grande do Sul, oeste, meio-oeste, planalto norte e leste de Santa Catarina e no sul e sudoeste do Paraná.
Essa mesma visão dos meteorologistas norte-americanos é indicada pela resolução do modelo, também norte-americano, GFS, que para o período de sete dias estima em muita chuva sobre a Região Sul, a contar desta quarta-feira (17) e pelo menos até sexta-feira (19), com a formação de uma nova frente fria, e que mais uma vez pode levar chuva e queda de temperatura ao sul das Regiões Centro-Oeste e Sudeste.



(Crédito da imagem: COLA/IGES)
(Fonte da informação: De Olho No Tempo Meteorologia)

Operação Segredo prende organização criminosa em Foz do Jordão, Mangueirinha, Candoi e Reserva do Iguaçu



Na foto, delegado Alysson Souza, capitão Cubas e delegado Rubens Miranda Junior, durante coletiva


Por Rogério Thomas

A Policia Civil deflagrou na manhã desta terça feira (16) a “Operação Segredo”. Foram cumpridos 45 mandados de busca e apreensão e 46 mandados de prisão temporária, sendo que 35 pessoas foram presas em Foz do Jordão, Mangueirinha, Candói e Reserva do Iguaçu. Cerca de 180 policiais, entre civis, militares, Ambiental e da Polícia Rodoviária Estadual, participaram da ação.

De acordo com o delegado adjunto da 14ª SDP, Alysson Henrique de Souza, as investigações iniciaram há cerca de oito meses, através de denuncias que uma quadrilha organizada estaria agindo na região de Foz do Jordão. “As investigações apontaram uma organização criminosa, suspeita de ter cometido três homicídios, duas tentativas de homicídio, vários furtos e roubos na região”, explicou Alysson.

Tramitam na delegacia de Guarapuava três inquéritos por assassinato, dois por tentativa de homicídio, 13 por furto, três pelo crime de roubo, além das investigações sobre tráfico de drogas – todos envolvendo esta quadrilha.

Entre as pessoas detidas na manhã de hoje, estão os quatro líderes da organização. Cada um deles recebeu cinco mandados de prisão. Durante a operação, a polícia apreendeu 12 armas de fogo, aproximadamente 800 munições, dois carros 0km com origem supostamente oriunda dos crimes – assim como 286 objetos, sendo mais de 10 aparelhos de televisão.

HOMICIDIOS

De acordo com Alysson, os homicídios que podem ter sido cometidos pelos detidos ocorreram em março de 2014, novembro de 2014 e outro em 1º de janeiro deste ano. “São pessoas consideradas inimigas do grupo, que estavam atrapalhando o esquema organizado na região”, enfatizou o delegado.

Os detidos estão à disposição da Justiça na sede da 14ª SDP, em Guarapuava.

Via Rede Sul de Noticias

Aneel confirma reajuste de 14,62% na conta de luz do Paraná


A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou nesta terça-feira (16) um reajuste de 14,62% nas tarifas residenciais praticadas pela Copel em 396 municípios do Paraná. O reajuste será aplicado a partir do dia 24 de junho e se refere à correção anual normal prevista no contrato de concessão da distribuidora. A alta atingirá 4,3 milhões de unidades consumidoras.

Para as indústrias, que estão na categoria de alta tensão, o reajuste médio será de 15,61%. A média para baixa tensão, que inclui, além dos consumidores residenciais, a classe de consumidores rurais, cooperativas de eletrificação, serviços públicos e comércio de porte menor, será de 15,09%. Na média geral, o reajuste será de 15,32%.

Este foi o segundo reajuste autorizado pela Aneel neste ano. Em março, começou a valer uma alta de 36,8%, em média. Foi um reajuste extraordinário, permitido pela agência para compensar custos que as distribuidoras tiveram de absorver os encargos que no ano passado eram bancados pelo tesouro e o custo extra para a compra de energia de Itaipu.


parana-online

Goioxim recebe parecer pela irregularidade das contas de 2012


16 de junho de 2015 - 09:30

O Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) emitiu parecer prévio recomendando a irregularidade das contas de 2012 do Município de Goioxim (Centro-Sul), de responsabilidade do ex-prefeito Olivo Agostinho Calsa (gestão 2009-2012).

Os motivos foram o resultado deficitário das fontes não vinculadas, no percentual de 2,04%; déficit de R$ 228.359,37 das obrigações financeiras frente às disponibilidades; e o atraso de 64 dias no envio das informações ao Sistema de Informação Municipal - Acompanhamento Mensal (SIM-AM), referente ao sexto bimestre de 2012.

Em virtude das restrições, o ex-prefeito deverá pagar uma multa de R$ 725,48 e outra de R$ 1.450,98 - totalizando R$ 2.176,46. Foi determinada também a aplicação de uma multa de R$ 725,48 ao atual prefeito, Elias Schreiner, em virtude do atraso de 64 dias no envio das informações ao SIM-AM, no início de 2013, quando ele já administrava o município. As sanções estão previstas no artigo 87, Incisos III e IV, da Lei Orgânica do Tribunal (Lei Complementar Estadual nº 113/2005).

Os gestores podem recorrer da decisão, tomada na sessão de 20 de maio da Segunda Câmara. Os votos dos conselheiros foram embasados em instrução da Diretoria de Contas Municipais (DCM) e parecer do Ministério Público de Contas (MPC). Os prazos para recurso passaram a contar a partir da publicação do acórdão, em 28 de maio, naedição nº 1.129 do Diário Eletrônico do TCE-PR.

Após o trânsito em julgado do processo, o parecer prévio do TCE-PR será encaminhado à Câmara Municipal de Goioxim. A legislação determina que cabe aos vereadores o julgamento das contas do chefe do Executivo municipal. Para desconsiderar a decisão do Tribunal expressa no parecer prévio são necessários dois terços dos votos dos vereadores.

Serviço
Processo :
185730/13
Acórdão nº
79/15 - Segunda Câmara
Assunto:
Prestação de Contas Municipal
Entidade:
Município de Goioxim
Interessado:
Olivo Agostinho Calsa e Elias Schreiner
Relator:
Conselheiro Nestor Baptista

Autor: Diretoria de Comunicação Social
TC

Processo para contratação de professores tem cem mil inscritos


Mais de cem mil pessoas já se inscreveram no Processo Seletivo Simplificado (PSS) para contratação de professores da rede estadual de ensino. O prazo para inscrição segue aberto até esta terça-feira (16). Não é cobrada nenhuma taxa dos candidatos.

Serão selecionados profissionais para exercer as funções de professor, professor pedagogo e tradutor e intérprete de Língua Brasileira de Sinais. Conforme o edital, não há um número definido de vagas a serem ocupadas. O preenchimento dos cargos vai depender da demanda por escola e por disciplina.

A secretária de Estado da Educação, professora Ana Seres, destaca que a grande procura é reflexo da valorização que a categoria registrou nos últimos anos, como o aumento em 75% na hora-atividade (tempo reservado ao professor para correção de provas e elaboração de atividades). O salário médio do professor no Paraná é de R$ 4,7 mil.

As contratações serão válidas para este ano em toda a rede estadual de ensino do Paraná. Podem participar candidatos com no mínimo 18 anos completos e no máximo 69 anos de idade.

A publicação da classificação provisória será feita no dia 1.º de julho (após as 18h). Já o prazo para recursos será nos dias 2 e 3 de julho. Após essa data será publicada a classificação final.

CADASTRO DE RESERVA - A chefe de Recursos Humanos da Secretaria da Educação, Graziele Andriola, explica que a seleção servirá para formação de cadastro de reserva. Por enquanto, ainda há remanescentes do processo seletivo anterior. “Vamos esgotar todas as listas do processo seletivo anterior, por disciplina e por municípios, antes de começar a chamar os PSS deste novo edital”, explicou Graziele.

PSS - O Processo Seletivo Simplificado é destinado a selecionar profissionais para trabalharem na rede pública estadual de ensino e rede conveniada, suprindo as aulas ou vagas existentes em todo o Paraná, mediante Contrato em Regime Especial, regulamentado pela Lei Complementar n.º 108/2005, Decreto Estadual n.º 4512/2009, Decreto Estadual n.º 7116/2013 e legislações correlatas.

A participação dos candidatos no PSS não implica obrigatoriedade de contratação. Fica reservado à Secretaria da Educação o direito de fazer as contratações em número que atenda ao interesse e às necessidades do serviço, obedecendo rigorosamente a ordem de classificação final, dentro dos prazos previstos em edital.

Essa é uma das ações na área da educação anunciadas pelo governo estadual neste ano, além das contratações de novos docentes e da quitação de pagamentos pendentes.


AEN

Prosa Rural - Valorização do espaço rural por meio do agroturismo


15/06/15 | Gestão ambiental e territorial

Olá, amigo ouvinte do Prosa Rural! Esta semana, o programa está imperdível! Vamos falar sobre a "Valorização do espaço rural por meio do agroturismo".

Vamos citar o exemplo de Cachoeiras de Macacu, no Estado do Rio de Janeiro, que começa a dar os primeiros passos, contando com a ajuda da Embrapa Solos na área de turismo rural.

O trabalho desenvolvido pela equipe da Embrapa Solos pretende gerar um plano para o desenvolvimento do agroturismo no município. As pesquisadoras Bernadete Pedreira e Elaine Fidalgo, da Embrapa são as convidadas do programa. O trabalho delas vem para provar que o agroturismo pode trazer um sólido complemento de renda, valorizando a agricultura familiar e o meio ambiente, em qualquer região que tenha vocação para esta atividade.

Saiba mais sobre a valorização do espaço rural por meio do agroturismo, ouvindo o Prosa Rural desta semana. O Prosa Rural é o programa de rádio da Embrapa! E vai ao ar aos sabádos as 07:30 horas pela Radio Nativa Mix 87,9 

RADIO NATIVA MIX FM 87,9 - GOIOXIM PR
radionativamixfm.no.comunidades.net/

ICI desenvolve sistema on-line para eleições do Conselho Tutelar de Curitiba



Pela primeira vez as eleições do Conselho Tutelar da Prefeitura de Curitiba têm seu processo de inscrição realizado de forma on-line. O sistema, desenvolvido pelo ICI e disponibilizado no site da prefeitura, acolherá os candidatos até dia 26 de junho. “Antes, as inscrições eram feitas manualmente, na Fundação de Ação Social. Agora, inovamos para que o preenchimento e entrega de documentos seja todo pela internet. As informações poderão, posteriormente, ser migradas para o sistema de Recursos Humanos da PMC, o que facilitará os procedimentos internos”, explica a coordenadora de Recursos Humanos da Fundação de Ação Social (FAS), Suzana Valente Teixeira dos Santos.

A expectativa é receber cerca de 200 inscrições. Ao todo, serão eleitos cinco titulares e cinco suplentes em cada uma das nove administrações regionais, totalizando 90 representantes. As eleições para definição dos conselheiros ocorrem a cada três anos no município e são realizadas pela FAS em conjunto com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Contiba).

Além do novo sistema de inscrições, as eleições do Conselho Tutelar de Curitiba passaram também por outras melhorias. A partir desse ano, os candidatos devem realizar avaliação e capacitação ainda antes das votações, sendo as duas etapas eliminatórias. “A mudança ocorreu por uma lei municipal, mas estamos seguindo uma tendência nacional de qualificar os candidatos antes de levá-los para a eleição”, detalha Suzana. O sistema on-line desenvolvido pelo ICI também servirá para facilitar o ensalamento dos inscritos em cada uma das etapas.

Dados importantes

A página do processo seletivo do Conselho Tutelar conta ainda com informações essenciais para os candidatos, como resoluções e orientações, bem como área para impressão do comprovante. O benefício maior para o Conselho Tutelar e a prefeitura, acredita Suzana, está na “transparência e melhor publicidade dos atos oficiais, que podem ser publicados para conhecimento de todos”.


segunda-feira, 15 de junho de 2015

Goioxim Sorteio dia dos Namorados a Ganhadora da Sexta da Radio Nativa Mix

Valdete Ganhadora da Sexta

Valdete Nepomuceno moradora do Bairro BNH, (foto) Participo  e foi sorteado com o premio do dia dos namorados feito no Dia 13 de junho 2015 no programa espaço do cidadão, Retirou o premio nesta segunda feira 15 de junho 2015.

Obrigado a todos que participaram.... Equipe Radio Nativa Mix



Bernardo Carli comemora conclusão da licitação do Hospital Regional de Guarapuava



O Deputado Estadual Bernardo Ribas Carli comemora com alegria o fim do processo licitatório do Hospital Regional de Guarapuava, cuja homologação foi publicada no Diário Oficial do Estado na semana passada. O valor do investimento é de R$ 47.518.618,83 e as obras serão executadas pela empresa Endeal Engenharia e Construções Ltda.

De acordo com o parlamentar, a ordem de serviço para o início da construção deverá ser assinada dentro de poucas semanas pelo Governador, Beto Richa. O anúncio foi feito pelo Secretário de Estado da Saúde, Michele Caputo Neto, em reunião na Assembleia Legislativa do Paraná na terça-feira passada.

Para Carli, é mais uma etapa importante para a realização deste grande sonho. “É um passo que finalmente nos aproxima do início das obras e da materialização desta que é uma das maiores conquistas do nosso município. Eu, que empunhei esta bandeira ainda na minha primeira campanha para Deputado, em 2010, me sinto realmente muito feliz por acompanhar todo o processo, desde a solicitação”, destacou.

Bernardo reivindica a construção do Hospital Regional de Guarapuava desde que assumiu o seu mandato, em 2011, e conta com o apoio irrestrito da sociedade, que também encampou e fortaleceu a luta. Ao longo desse período se reuniu por diversas vezes com o Governador, recebeu abaixo-assinado da população, participou de audiências públicas, estudos técnicos e, enfim, do anúncio da obra feito pelo chefe do Executivo Estadual, em solenidade no município.




Comunicação Bernardo Carli

Cantagalo Mandado Judicial e Pitanga Roubo

Foto ilustrativa

CANTAGALO 12 – CUMPRIMENTO DE MANDADO JUDICIAL

No dia 13 Jun. 15, por voltas das 21h, foi dado cumprimento ao Mandado de Prisão. A equipe deslocou até a rua Tiradentes próximo a igreja matriz para verificar denúncia anônima de que um foragido da justiça encontrava-se na residência de sua irmã.

No local foi avistado o mesmo junto a seus familiares sendo que com a chegada da equipe policial entregou-se sem resistência. Feito consulta onde se verificou mandado de prisão em aberto contra o mesmo constando como evadido. Sendo então entregue a delegacia de polícia civil para demais providências.


PITANGA 13 – ROUBO

No dia 13 Jun. 15, por voltas das 23h20min, a equipe ROTAM, em patrulhamento pela Rua Arthur Mehl, foi abordada pelo Sr, 48 anos, relatando que estava bebendo cerveja no Bar, na Rua Conselheiro Zacarias, esquina com a Rua XV de Novembro, juntamente com um conhecido e a genitora do mesmo, 43 anos.

Quando saiu para ir embora este lhe alcançou e lhe deu um empurrão e este veio a sofrer uma queda lesionando a mão direita e cabeça na parte da nuca e em seguida tirou a sua carteira (contendo R$250,00) do bolso traseiro da calça saindo correndo e vindo a pular o muro de uma residência na Rua Arthur Mehl, esquina com a Rua Portugal, tomando rumo ignorado. Diante do fato após diligências em busca do suspeito o qual não foi localizado, foi encaminhada sua mãe como co-autora do crime, juntamente com a vítima até a 45ª DRP para serem adotadas as devidas providências.



 Guarapuava, 14 de junho de 2015. Setor de Comunicação Social - anc

sexta-feira, 12 de junho de 2015

Goioxim: Hoje Matheus e Alessandro no Restaurante do França





Secretaria da Educação divulga critérios para os novos calendários


Publicado em 11/06/2015 16:35

A Secretaria de Estado da Educação encaminhou aos Núcleos Regionais diversas orientações para elaboração dos novos calendários escolares, que deverão ser entregues pelas escolas aos Núcleos até o dia 19 deste mês. Está aberta a possibilidade de aulas aos sábados, conforme a disponibilidade de transporte escolar, mas não será permitida a sexta aula, por exemplo. Janeiro será reservado às férias e a data limite para encerramento do ano letivo de 2015 é 07 de março de 2016.

“A sexta aula é inviável porque assim não seriam cumpridos os 200 dias letivos, como estabelece a Lei de Diretrizes e Bases. Além disso, há professores que dão aulas em mais de uma escola e a questão da limpeza. Tem que haver tempo hábil para isso”, esclarece a superintendente da Educação, Fabiana Campos.

Ela destaca, ainda, que não haverá necessidade de reposição por parte dos professores que não aderiram à greve. No entanto, deve ser assegurada ao aluno a totalidade da carga horária estabelecida para cada disciplina da matriz curricular. Serão chamados professores temporários conforme a necessidade.

Confira a íntegra da nota da Secretaria da Educação sobre os calendários:

Em relação aos critérios de elaboração dos calendários de reposição de aulas, a Secretaria de Estado da Educação esclarece que:

- A data limite para término do ano letivo de 2015 será 07/03/2016.

- As aulas aos sábados são possíveis, conforme a disponibilidade de transporte escolar e desde que não comprometa as datas reservadas à formação continuada de professores, Semana Pedagógica, Replanejamento e Pacto Nacional do Ensino Médio – PNEM (01, 08, 22 e 29/08; 12 e 26/09; 03 e 24/10; 07 e 21/11)

- A sexta aula não será permitida, nem qualquer outro tipo de aumento do número de aulas diárias por turno, pois dessa forma só serão cumpridas as 800 horas e não os 200 dias letivos. A SEED zela pelo cumprimento dos dias e horas letivos determinados pela Lei n.° 9394/96, a Lei de Diretrizes e Bases - LDB.

- Não será permitida a reposição de aulas no mês de janeiro de 2016

- Não haverá necessidade de reposição por parte dos professores que não aderiram à greve. No entanto, deve ser assegurada ao aluno a totalidade da carga horária estabelecida para cada disciplina da matriz curricular. Serão chamados temporários conforme a necessidade.

- O professor que aderiu à paralisação de forma total ou parcial deverá repor todas as aulas correspondentes aos dias paralisados, de modo a respeitar a totalidade da carga horária estabelecida para cada disciplina.

- Os Departamentos de Educação de Jovens e Adultos e de Educação Especial, devido a suas especificidades, encaminharão aos Núcleos Regionais de Educação as orientações e sugestões próprias para a reposição das aulas. - Conforme acordo entre a SEED, chefias de Núcleos e sindicato da categoria, o prazo para entrega dos Relatórios Mensais de Frequência (RMFs) dos meses de abril e maio, com as faltas devidamente preenchidas, é 12 de junho (sexta-feira).

AEN

Feliz Dia Dos Namorados Desejos da Radio Nativa Mix


"Amar não é olhar um para o outro, é olhar juntos na mesma direção." (Antoine de Saint-Exupéry). Enviar uma mensagem de amor deixa a vida mais bela, toca diretamente a alma e tem o poder de unir dois seres em uma jornada de grandes descobertas.

"Muitas vezes um romance se inicia com um simples olhar, pode ser rápido, pode ser demorado, alguns nos hipnotizam, outros nos levam a um lugar onde nunca estivemos antes. Com o tempo aprendemos a ver além do que os olhos podem nos revelar e é justamente neste momento, quando ambos conseguem ter a mesma visão, o que era abstrato se torna concreto, o que era dúvida agora é certo, o que era romance se transforma em paixão." (Luis Alves, colaborador do site Esoterikha)



quinta-feira, 11 de junho de 2015

Campina do Simão: "Curso Mulher Atual".


Campina promove curso da mulher atual

Com um sucesso de público, a parceria entre Prefeitura Municipal por meio da Secretaria de Assistência Social e SENAR, o curso visa debater e fortalecer o importante papel da mulher na conjuntura atual.



Secretaria de Assistência Social - Campina do Simão.

quarta-feira, 10 de junho de 2015

Prosa Rural - Aproveitamento de materiais orgânicos na produção de húmus

Foto: Christiane Comas

O Prosa Rural desta semana vai falar sobre o aproveitamento de materiais orgânicos na produção de húmus, ou seja, o programa vai mostrar como é possível fazer a utilização dos resíduos existentes na propriedade rural para a produção de adubo. O produtor terá, então, condições de compreender que é possível dar uma destinação útil aos restos de palhada, de alimentos e dejetos dos animais. Vai aprender como reciclar esses resíduos orgânicos, de modo que se tornem um poderoso nutriente para o solo, a ser utilizado em jardins, hortas, pomares e lavouras.

Quem acompanhar o programa, vai conhecer também a vermicompostagem, que é a produção de húmus de minhoca. Sustentáveis, essas técnicas preservam o meio ambiente e geram economia para o agricultor. Então, para saber sobre como fazer o aproveitamento de materiais orgânicos para produzir húmus, não perca o Prosa Rural, o programa de rádio da Embrapa!



Embrapa Informação Tecnológica

Dia Dos Namorados Será Comemorado Com uma Linda Sexta da Radio Nativa Mix

Esta pode ser sua participe!!

A Radio Nativa Mix de Goioxim PR, Esta sorteando no programa espaço do cidadão, uma linda sexta, para o dia dos namorados no Sábado dia 13 de junho 2015, Basta o ouvinte mandar um SMS para 42 91646931 e esta concorrendo.
As mensagens estão sendo acumulado desde o dia 09 terça feira. Participe, concorra e boa sorte!



Dilma mente novamente. Seu pacote é de privatização


A presidente Dilma Rousseff mostra, mais uma vez, que mentiu durante a campanha para vencer as eleições do ano passado. Na campanha, ela afirmou que não privatizaria, de jeito nenhum, o patrimônio público, do Estado.

No pacote apresentado hoje, Dilma anunciou a privatização de aeroportos, portos, rodovias e ferrovias em todo o país. Para tentar mascarar a mentira, o governo Dilma diz que se trata de “concessões”. Não são concessões. É privatização.

Algumas dessas “privatizações”, ao mesmo tempo, cheiram a verdadeira enganação. Uma delas, a da construção de uma ferrovia que atravessaria o Brasil, ligando o Oceano Atlântico ao Pacífico, parece até piada. Como foi a piada do trem-bala, que ligaria São Paulo ao Rio de Janeiro.

O mais inacreditável é que, durante toda a sua história, o PT combateu qualquer tipo de privatização do patrimônio público. Quem não se lembra das campanhas movidas pelo PT contra as privatizações do governo Fernando Henrique Cardoso? Mas, a mentira tem perna curta. E mais essa mentira do PT e do governo Dilma precisa ser desmascarada.


Paulo Pereira da Silva, Paulinho da Força Deputado Federal e presidente do Solidariedade

Mário Serapicos
Assessor de imprensa

Superar e Recomeçar Diz Cida Borghetti



*Cida Borghetti

“Há muros que só a paciência derruba. E há pontes que só o carinho constrói” Cora Coralina

O retorno de milhares de crianças paranaenses para a sala de aula é um alívio para todos nós: Governo, Pais, Mestres, Deputados e aqueles que vinham acompanhando com apreensão o impasse sobre o reajuste da maior categoria do nosso funcionalismo. Foi um período difícil, que vivenciei de perto, como todos os paranaenses.

Depois de tudo, não há como negar que a mais longa paralisação já ocorrida na história do Paraná na área da educação, deixou marcas profundas dos dois lados, tanto do Governo do Estado como da APP-Sindicato. Se o Governo teve grandes dificuldades para convencer as lideranças sindicais sobre os problemas econômico-financeiros que o Paraná atravessa, não há como negar, também, que o movimento grevista, último recurso de uma categoria para fazer valer reivindicações, extrapolou sua essência e entrou para o terreno político.

Mas, em nome de 1 milhão de crianças e suas famílias, é chegada a hora de aprender com o presente e mirar o futuro. Do lado do Governo, a defesa permanente do diálogo deve prevalecer acima de tudo e de todas as circunstâncias. Essa busca deverá ser continuada, uma questão de honra para toda a equipe de Governo, porque é a forma mais eficaz para evitar a construção de barreiras intransponíveis entre dois grupos que se auto complementam.

Do lado dos professores, há que se ter a consciência que um Governo não pode tudo, e reconhecer o esforço que foi feito para melhorar as condições de trabalho e ganho de toda a categoria. Essa é uma realidade incontestável.

E, ambos os lados, devem criar condições para que as crianças paranaenses, detentoras de nossas preocupações e guardiãs do nosso futuro, recuperem o conteúdo escolar e completem o ano letivo. Esse é o desafio maior que se impõe no momento e é a isso que devemos dedicar nossas forças: tanto para superar o que se passou como para recomeçar um entendimento tendo como base o bem maior, a formação escolar de 1 milhão de paranaenses.


terça-feira, 9 de junho de 2015

APP Informa Maioria decide: greve encerrada.


9/6/2015

Após 44 dias de intensa mobilização por todo o Paraná, a categoria decide encerrar a greve dos trabalhadores e trabalhadoras da educação. A paralisação iniciou no dia 27 de abril e teve adesão de mais de 90% em todo o Estado. O encerramento da greve foi uma decisão coletiva da categoria na Assembleia Estadual da APP-Sindicato, realizada na manhã de hoje (09), no Estádio Durival Britto, em Curitiba. Aproximadamente 12 mil educadores(as) participaram e votaram para a suspensão da paralisação. 70% da categoria que estava presente aprovou a indicação do comando de greve, onde 23 dos 29 núcleos entenderam que era momento de suspender a greve.

No início da Assembleia, o presidente da APP-Sindicato, professor Hermes Silva Leão, fez um resgate histórico da luta dos(as) educadores(as) e destacou a organização da categoria. “A nossa categoria tem dado um exemplo de unidade e força. Além disso, tem sido uma inspiração para todas as categorias do setor público e privado no Brasil".

Nesta quarta-feira (10) educadores(as) voltam para as escolas e devem se organizar para receber os(as) estudantes já na quinta-feira, dia 11 de junho. Uma mesa de negociação será aberta com o governo para definir o novo calendário escolar.

APP

Acabou a greve


terça-feira, 9 de junho de 2015 – 11:18 hs

Com a decisão da maioria dos professores reunidos em assembleia geral na manhã desta terça-feira (9), na Vila Capanema em Curitiba, A APP-Sindicato decidiu pelo fim da greve iniciada no final de abril. A mobilização, que tomou cunho político por influência de membros do PT e da CUT, perdeu força nos últimos dias a partir do momento em que o Governo do Estado divulgou a relação dos salário dos professores no Portal da Transparência. Com a constatação de que muitos profesores ganham mais que a maioria dos paranaenses, o apelo perdeu força entre a sociedade, principalmente pais de estudantes da rede pública de ensino. Com a greve, aproximadamente um milhão de alunos perderam 50 dias de aula.



Via Fabio Campana

Pitanga: Contrabando Veiculo Carregado de Cigarros Preso Pela Policia


Às 06h15min, uma equipe de policiais militares, em policiamento na Avenida Matilde Martins Orane, esquina com Avenida Presidente Getúlio Vargas, Bairro Pitanguinha, avistaram um veículo GM Vectra em atitude suspeita, o qual foi acompanhado e abordado na Rodovia PR-466, próximo ao trevo de acesso da cidade de Manoel Ribas, sendo que no interior do veículo foram encontrados cigarros oriundos do Paraguai, sendo 314 (trezentos e quatorze) pacotes de cigarro da marca Classic e 5 (cinco) pacotes da marca Eight, armazenados em mochilas de cor preta e uma caixa de papelão.

O veículo era conduzido por um indivíduo (27) e tinha como passageiro outro homem (26). Diante dos fatos, foi dada voz de prisão e encaminhados os envolvidos até a Delegacia de Polícia Federal em Guarapuava, juntamente com o veículo e os cigarros apreendidos.



 Guarapuava, 09 de junho de 2015. Setor de Comunicação Social - nlg

segunda-feira, 8 de junho de 2015

Goioxim: Torneio de Futebol de Areia Feminino na Chácara Clube, Goioxim 1º e 3º, Marquinho 2º


1º e 3º  Equipes de Goioxim



Fotos Xuxo - 07-06-2015

Torneio de futebol de areia feminino, foi a atração deste Domingo dia 07 de junho 2015, no campo de areia da chácara clube. Varias equipes participaram, as equipes de Goioxim conseguiram levar o primeiro e terceiro lugar, já o segundo ficou com as meninas de Marquinho.


2º Equipe Farmácia Sta Cruz Marquinho PR
Equipe de Cavaco




Educação e APP discutem faltas dos grevistas visando fim da greve


Publicado em 08/06/2015 13:10

A secretária de Estado da Educação, professora Ana Seres, e diretores da Secretaria reuniram-se na manhã desta segunda-feira (08) com dirigentes do sindicato que representa os professores da rede estadual para conversar sobre a questão das faltas dos grevistas, visando encerrar a paralisação, que já consumiu 48 dias letivos se somadas as duas greves desde o início do ano.

As faltas do mês de abril (4 dias), um dos principais pontos de debate, só serão reembolsadas e tornadas sem efeito a partir do momento que: 1º ) houver a entrega dos Relatórios Mensais de Freqüência (RMFs) até o dia 12 de junho, e 2º) forem elaborados e homologados todos os calendários das unidades escolares pelas chefias dos Núcleos Regionais de Educação (NREs). A data limite para as escolas encaminharem seus calendários é 19 de junho.

A secretária deixou claro a necessidade de reposição de aulas e cumprimento dos 200 dias letivos e 800 horas. Os novos calendários escolares, que serão homologados pelos Núcleos Regionais de Educação, devem ser entregues até o dia 19 de junho às chefias dos NREs.

Confira, abaixo, a íntegra do posicionamento da Secretaria de Estado da Educação juntamente com as Chefias de Núcleos Regionais, em caso de retorno imediato (dia 10/06) às aulas:

1 - Não serão abertos Processos Administrativos contra diretores de escolas desde que eles entreguem os RMFs (relatórios mensais de frequência) dos profissionais da educação (professores e funcionários) referente aos meses de abril e maio até 12 de junho, e de junho até o dia 5 de julho.

2 - As faltas de maio e junho serão negociadas mediante reposição das aulas e compensação da carga horária dos funcionários.

3 - Não serão feitas rescisões para contratos de professores temporários em função das faltas durante o período de greve.

4 - As faltas do mês de abril (4 dias) serão reembolsadas e tornadas sem efeito a partir do momento que: 1º ) houver a entrega dos RMFs até o dia 12 de junho, 2º) forem elaborados e homologados todos os calendários das unidades escolares pelas chefias dos NREs. A data limite para entrega dos calendários é dia 19 de junho.

Obs - O reembolso das faltas de abril fica condicionado à reposição das aulas. As faltas podem ser lançadas novamente se não for efetivada a reposição de aula.



AEN

LARANJAL: Contrabando e Descaminho


À 01h00min, policiais militares em patrulhamento pela PR-364, na localidade de Alto Xerém, deparou-se com 03 veículos em atitude suspeita, sendo efetuado acompanhamento tático e ao tentar realizar a abordagem os veículos sairam da rodovia e entraram em uma estrada rural, onde o veículo Fiat Strada, placas de Mafra-SC, perdeu o controle rodando na pista e colidindo com o veículo GM Astra, placas de Mariluz-PR.

O terceiro veículo evadiu-se do local, após a colisão o condutor do veículo FIAT/STRADA correu para um matagal não sendo localizado, o condutor do veículo ASTRA, foi detido, sendo constatado que ambos os veículos estavam carregados de cigarros oriundos do Paraguai, totalizando 15 caixas, 3.067 (três mil e sessenta e sete) maços de cigarro. Os veículos, a carga e o condutor foram encaminhados até a Delegacia da Polícia Federal em Guarapuava.


Guarapuava, 08 de junho de 2015. Setor de Comunicação Social - nlg

sexta-feira, 5 de junho de 2015

Prosa Rural - Uso do feijão guandu na recuperação de pastagens degradadas


Todos os sábados as 07:30 horas pela Radio Nativa Mix de Goioxim PR

Junho/2015 - 1ª semana -  Região Sul

O Prosa Rural desta semana vai falar sobre o uso do feijão guandu na recuperação de pastagens degradadas. Quem acompanhar o programa vai conhecer o guandu BRS Mandarim, que é uma cultivar da Embrapa. Essa leguminosa forrageira, que funciona como um adubo natural, tem a capacidade de fixar o Nitrogênio no solo.

O guandu também consegue arejar, até mesmo, as camadas mais densas do solo. Dotada de amplo potencial, essa leguminosa é, portanto, garantia de nutrição do solo e dos animais. Ao recuperar o pasto empobrecido, o guandu recupera, em consequência, a rentabilidade dos sistemas de produção. Então, para saber como utilizar o feijão guandu na recuperação de sua pastagem, não perca o Prosa Rural, o programa de rádio da Embrapa!


Embrapa

Gleisi Hoffmann celebra lançamento do Plano Safra


A senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR) celebrou nesta terça-feira (2) o lançamento do Plano Safra 2015/2016, com investimentos e ações do governo federal para o setor agropecuário nos próximos dois anos.

“Apesar do esforço fiscal, a presidenta Dilma reafirma seu compromisso com o agronegócio brasileiro, setor que é fundamental para a economia, responsável pelo saldo positivo da balança comercial e gera emprego e renda”, afirmou.

Gleisi Hoffmann ressaltou que o valor destinado à edição atual do Plano Safra (R$ 187,7 bilhões) é 20% maior do que no último biênio. Entre as principais iniciativas do plano, a senadora deu destaque à expansão do financiamento de custeio a juros subsidiados, que serão sustentados à metade da taxa Selic, e às inovações no seguro rural (sistema integrado de informações, padronização de apólices e negociação coletiva com seguradoras).

A senadora aproveitou para parabenizar a ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, a senadora licenciada Kátia Abreu, pelo seu trabalho à frente da pasta desde o início de 2015.

“Mesmo diante das dificuldades do ajuste, ela pôde fechar um plano que vai levar mais recursos e condições de produção aos nossos agricultores”, elogiou.

Entre outras medidas do Plano Safra estão o apoio aos médios produtores através do Programa Nacional de Apoio ao Médio Produtor Rural (Pronamp), a manutenção de elevado padrão tecnológico de produção através da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), o fortalecimento do setor de florestas plantadas, o estímulo à agricultura de baixo carbono, o reforço à pecuária leiteira e de corte e a garantia de preços mínimos para oferecer segurança aos produtores.

Para Gleisi Hoffmann, o sucesso expressivo do agronegócio é mérito combinado dos produtores e da política do governo federal para o setor.

“Não há como negar que nunca em outro período o agronegócio brasileiro teve tanta atenção do governo federal. Os resultados do setor são extraordinários e crescentes e devem-se aos esforços de todos os produtores, mas também à parceria e ao incentivo que vêm tendo do governo. O plano sinaliza, de forma clara, a responsabilidade e o compromisso da Presidenta Dilma com o ajuste fiscal, sem perder de vista a necessidade de incentivar a produção”, concluiu a senadora.



Assessoria de Imprensa

APP convoca assembleia e greve pode acabar na terça-feira (9)


A APP Sindicato marcou para a próxima terça-feira uma assembleia que pode pôr fim à paralisação na rede estadual de ensino, que já dura mais de um mês. Mas a categoria ainda espera que o Governo cancele os descontos dos dias parados.

A assembleia será na próxima terça-feira, pela manhã, em local que ainda será definido. A categoria vai debater a nova proposta de aumento salarial apresentada pelos deputados, com aval do governador Beto Richa, e também o andamento da greve, que já dura mais de um mês.

Para aceitar a proposta e encerrar a paralisação, a APP Sindicato já adiantou que o Governo não pode aplicar qualquer tipo de punição aos professores, como lançamento de faltas, descontos, ou processos administrativos.

Mas a folha de pagamento de junho de alguns trabalhadores já deve vir com descontos referentes a quatro dias parados no mês de abril. A informação foi passada pela secretária da Educação, Ana Seres, durante uma reunião com a APP. Segundo Hermes Leão, presidente do sindicato, o desconto cria um impasse para o fim da greve.

Durante a reunião, Ana Seres explicou que não há mais tempo hábil para retirar os descontos da folha de junho. Apesar de ainda não ter uma decisão sobre o assunto, Hermes Leão diz que a secretária garantiu a suspensão de outras punições aos professores – atendendo as reivindicações da categoria.

O Governo do Estado informou que, na próxima semana, a secretária de Educação vai se reunir com os chefes dos núcleos regionais para discutir os descontos.


Central cultura de informações

quarta-feira, 3 de junho de 2015

Goioxim: Creche Realiza Feira do Livro


Esta acontecendo a feira do livro na creche, até Dia quatorze de Junho. Haverá sorteio da rifa da creche no dia 22 de junho, e sera divulgado o nome do ganhador pela radio Nativa mix.




94% das escolas retomam funcionamento normal ou parcial


Publicado em 03/06/2015 19:02


Nesta quarta-feira (03), 94% das 2,1 mil escolas da rede estadual funcionaram total ou parcialmente. Em várias unidades abertas não houve aulas porque os estudantes não comparecem em função da greve. Com atendimento 100% normal aos alunos eram 411 unidades até o final do dia e apenas 217 escolas fechadas.

A secretária de Estado da Educação, professora Ana Seres, reitera que a elaboração dos calendários de reposição depende do fim da paralisação, que já dura 27 dias letivos. Por haver casos de escolas abertas, fechadas ou em funcionamento parcial, cada Núcleo Regional de Educação (NRE) terá que elaborar e homologar calendários específicos para a realidade local.

A secretária orienta pais e estudantes a procurarem as escolas de sua comunidade, pois há unidades abertas, mas as aulas não são ministradas – os alunos não comparecem porque não sabem que o atendimento foi retomado.


AEN

Goioxim: Feira do Produtor Dia 8 de Junho em Frente a Emater


Acontece a Feira do Produtor no proximo Dia 8 de Junho em Frente a Emater, apartir das 07:30 horas.
Frutas e hortaliças direto do produtor e com qualidade.



Governo libera R$ 76 milhões em pagamentos da Saúde

Foto ilustrativa

Publicado em 03/06/2015


O Governo do Estado liberou nesta terça-feira (2) R$ 76 milhões em pagamentos da área da Saúde. Os recursos atendem fornecedores e prestadores de serviços, como hospitais e maternidades, além de prefeituras.

“A Saúde é uma das áreas prioritárias da atual gestão e isso pode ser verificado na prática. Desde 2011, o Governo do Estado tem ampliado o financiamento da área e a liberação de recursos nesta semana demonstra o respeito àqueles que prestam serviços à população paranaense”, disse o secretário estadual da Saúde, Michele Caputo Neto.

Entre os pagamentos liberados estão R$ 11,9 milhões a hospitais que têm contratos do Hospsus, programa estadual de qualificação dos hospitais públicos e filantrópicos do SUS do Paraná; R$ 30 milhões para obras de Unidades da Saúde da Família; R$ 11 milhões em incentivos a prefeituras para aplicação na Atenção Primária à Saúde (Programa Apsus); R$ 4 milhões da Estratégia de Qualificação do Parto (EQP) para hospitais da Rede Mãe Paranaense; R$ 14 milhões a Samus Regionais, entre outros fornecedores.

AVANÇOS – Os incentivos financeiros estabelecidos pelo Governo do Estado desde o início da gestão têm garantido avanços significativos. Com o trabalho definido em Redes de Atenção à Saúde, foram criados programas com linhas de financiamento para custeio, investimento (obras e equipamentos) e capacitação profissional. Esta estratégia garantiu, por exemplo, a redução da mortalidade materna e infantil no Estado, a ampliação da oferta de leitos de UTI em todas as regiões do Paraná e o aumento em 200% do número de transplantes.

AEN

APP–Sindicato deve fazer ‘vaquinha’ e pagar dívidas


quarta-feira, 3 de junho de 2015 – 15:11 hs

Fernando Tupan

O caixa da APP–Sindicato vai ficar vazio caso pague as multas aplicadas ou tenha os recursos bloqueados pela Justiça. Um dirigente petista confidenciou que a diretoria está estudando uma maneira para arrecadar recursos para a APP não quebrar. Em 36 dias de greve, a dívida já chega a R$ 1,4 milhão.

Nos próximos dias, os professores vão receber telefonemas com pedidos de vaquinhas e mensalidades extras. Isso já aconteceu e não agradou a categoria. Antes eram solicitados R$ 100,00. Agora poderão ser R$ 500,00. Os custos com diárias, sanduíches, churros, pastéis, ônibus são altos. A musa da greve, Marlei Fernandes, e o presidente, Hermes Leão, estão sem saber o que fazer.

A possibilidade de ter as contas bloqueadas fez com que a direção do sindicato se reunisse ontem com procuradores do Ministério Público do Paraná. Hoje, Hermes Leão esteve na Assembleia e confirmou que o encontro ocorreu após o sindicato sofrer mais uma derrota na Justiça que confirmou na terça-feira (3) a ilegalidade da greve.

Segundo Leão, mesmo com a decisão o sindicato tentará alguma manobra para baixar ou anular o valor das multas, que já chegam a R$ 1,4 milhão e pode inviabilizar até mesmo o orçamento anual de R$ 25 milhões – valor bem superior à arrecadação da maioria dos municípios paranaenses.


Via www.fabiocampana.com.br

Deputados e servidores chegam a acordo



quarta-feira, 3 de junho de 2015 – 16:12 hs


Esforço concentrado dos deputados Ademar Traiano, Luiz Cláudio Romanelli e Alexandre Curi. Muita conversa com os dirigentes da APP-Sindicato que sentiram a greve murchar rapidamente nos últimos dias. Saiu uma nova proposta fez com que finalmente os servidores e os deputados entrassem em um acordo para o reajuste salarial do funcionalismo público. 

O acordo envolve reajustes em três anos, com o pagamento de 3,45% em outubro, referente à inflação entre maio e dezembro de 2014; outro reajuste de 8,5% em janeiro de 2016, o que anteciparia a data base e, finalmente, outro aumento em janeiro de 2017, referente à toda inflação de 2016 medida pelo IPCA mais 1% de ganho real. Ainda em 2017 haverá o pagamento da data base. Ou seja, a fórmula apresentada pelo governador Beto Richa com pequena alteração. Resta agora, a aprovação final do governador.

O deputado Ademar Traiano, presidente da ALEP, comemorou o entendimento e ressaltou que o principal motivo é a volta às aulas. “Com isto temos uma regra clara, sem perdas para os servidores e que garante bons resultados para o ajuste fiscal necessário que o governo está fazendo”, disse.



Via Fabio Campana

terça-feira, 2 de junho de 2015

Justiça nega recurso da APP e mantém ilegalidade da greve


Publicado em 02/06/2015 18:39

A 5ª Câmara Civil do Tribunal de Justiça do Paraná negou nesta terça-feira (2), por unanimidade, o recurso da APP-Sindicato e manteve a liminar que considera a greve dos professores ilegal e estipula multa diária de R$ 40 mil.

Durante a audiência, os cinco desembargadores já começaram a discutir a possibilidade de considerar a greve abusiva para ter sanções mais severas em caso de descumprimento.

Em 36 dias em greve, o sindicato dos professores já deve em multas mais de R$ 1,4 milhão por desrespeitar a decisão judicial do desembargador Luiz Mateus de Lima.

Na semana passada, como a ordem da judicial foi desobedecida, com o prosseguimento da greve, a Procuradoria Geral do Estado (PGE) solicitou na Justiça o bloqueio do dinheiro da APP-Sindicato para pagamento da multa. A medida ainda será avaliada pelos desembargadores.


AEN