terça-feira, 4 de junho de 2013

Cantagalo: Preservação do meio ambiente: escolas farão coleta de óleo vegetal usado




 

Legenda: Procurador municipal Hoeliton Konjunski, prefeito Everson, secretário de Meio Ambiente Ocimar Scopel, técnico ambiental da GRT Luiz Cláudio e secretária de Educação Sirlei Okonoski.

Prefeito Everson Konjunski fechou parceria com empresa que realizará coleta nos pontos da cidade. Escola e aluno mais dedicados serão premiados

Um projeto que trará muitos benefícios para o meio ambiente e para a sociedade está sendo implantando em Cantagalo. Trata-se da coleta adequada de óleo vegetal usado, que será destinado à reciclagem. A parceria realizada entre o prefeito Everson Konjunski, a empresa GRT Óleo Vegetal, a secretaria de Educação e também a secretaria de Meio Ambiente do município prevê a instalação dos pontos de coleta em todas as escolas municipais da cidade. “Um projeto que terá custo zero para os cofres públicos, é uma atitude simples que todos nós podemos tomar a partir de agora, levando o óleo usado nas nossas casas para os pontos de coleta. Uma atitude simples, mas que trará um ganho enorme para o meio ambiente, um ganho para nossa população”, comentou o prefeito

Conforme o técnico ambiental da empresa, Luiz Cláudio o óleo usado nas casas geralmente é jogado dentro de ralos, o que causa entupimento da rede de esgoto ou então jogam no lixo causando poluição de lençóis freáticos e do solo. “A partir da coleta adequada que faremos nas escolas de Cantagalo, a exemplo do que já fazemos em inúmeros municípios, reciclamos esse óleo para produzir biodiesel, ração para animais, tintas, entre muitas outras coisas”, informou.

COMO FUNCIONARÁ O PROGRAMA?

Alunos, funcionários e toda comunidade podem participar levando o óleo de fritura usado dentro de garrafas PET de dois litros e o depositando dentro dos Eco Pontos, que serão instalados em todas as escolas municipais ainda neste mês. Cada escola receberá R$ 0,30 por litro de óleo arrecadado e a partir de 1.000 (mil) litros coletados, a escola que mais coletar ganhará um notebook. Além disso, se a escola atingir o mínimo de 1.000 litros de óleo arrecadado, o aluno que mais colaborar trazendo o óleo ganhará um tablet.

A intenção da administração municipal é fazer da coleta de óleo vegetal usado uma lei à toda comunidade, cujo projeto será encaminhado nos próximos dias para a Câmara de Vereadores para que seja votado. A partir da criação da lei, será possível criar pontos de coleta em outros locais do município.

CRÉDITOS: Camille Prestes/Assessoria de Imprensa





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação, seu comentário será publicado após análise do conteúdo que o mesmo contém